No Brasil, o mercado de scooter 125 é dominado por Honda e Yamaha. A líder do segmento é a Elite (foto). Depois, há a acessível Yamah Neo e a bem-equipada Fluo ABS. Mas, no exterior, uma moto Suzuki também chama a atenção.
Estamos falando da Burgman 125 EX, um sucesso global da fabricante japonesa e que recebeu novidades recentemente. Certamente, teria predicados suficientes para encarar as rivais caso viesse ao Brasil.
A scooter 125 da Suzuki se destaca em vários pontos, como tecnologia e economia. Segundo a fabricante, ela roda cerca de 52 km por litro de gasolina, número mais que suficiente para fazer frente à Honda Elite e Yamaha Neo.
Também manda bem na autonomia. Com tanque de 5,5 litros, pode rodar mais de 250 km sem abastecer.
Seu motor é um monocilíndrico arrefecido a ar, 124 cm³. Gera 8,5 cv e 1,1 kgf.m de potência e torque máximos. Cavalaria logo abaixo de Elite (9,3 cv e 1 kgf.m) e Neo (9,8 cv e 1 kgf.m). O câmbio é o automático CVT em todos os três modelos.
Além de econômica, a Burgman também é uma scooter 125 bem equipada. Tem painel LCD, luzes em LED, porta USB, luz de ultrapassagem e até controle de tração. Ainda, espaço de 21 litros sob o banco.
Geralmente, a pequena Suzuki é encontrada com preços abaixo de Honda e Yamaha. No México, por exemplo, a Burgman custa 44.990 pesos (R$ 13,4 mil em conversão direta), enquanto a Elite sai por 46.990 pesos (R$ 14 mil).