Dafra Kansas 150: Grata surpresa

No melhor estilo custom, a Dafra Kansas 150 conta com bom acabamento, motor esperto e preço competitivo – R$ 5.590,00.

INFOMOTO

Se a primeira impressão é a que fica, a Dafra Kansas 150 é uma grata surpresa. Deverá cair na graça do motociclista brasileiro que busca uma moto custom de baixa cilindrada que esbanje personalidade. Além disso, o modelo oferece bom nível de acabamento, rodas de liga-leve, partida elétrica, suspensão da grife Showa, freio a disco na dianteira e um motor de 150 cm³. Um outro atrativo da Kansas é seu preço de R$ 5.590,00, para pagamento à vista (ou financiado em 42 parcelas de R$ 212,00). Destaque também para a ergonomia e conforto. Estilo O desenho clássico e os cuidados com o acabamento fazem da Kansas 150 uma moto atraente, que aguça os olhares curiosos dos outros motociclistas e também dos transeuntes – ainda mais nesta cor laranja. Assim como outras motos do segmento, a Kansas também abusa dos cromados.

Sobre o tanque de combustível para 12 litros, a moto traz indicador de marchas, útil, porém de difícil visualização nos dias de sol. Outros diferenciais estão nas rodas de liga-leve de cinco palitos, nos bancos individuais e no bagageiro para transportar pequenos objetos, que também serve de apoio para a garupa. Destaque para o desenho harmonioso da rabeta e a ousadia da marca em adotar a cor laranja, que faz a Kansas se diferenciar da multidão de motos.

A minicustom da Dafra ainda traz outros itens presentes só em motos de grande porte como, por exemplo, lampejador de farol alto e pisca-alerta, ambos no punho esquerdo. Vale destacar também o painel de instrumentos que está bem posicionado na acima da mesa de direção e oferece boa leitura das informações – velocímetros, hodômetros (parcial e total), além das luzes-espia.

Motorização Com tecnologia chinesa da Zongshen, o motor monocilíndrico de 149,5 cm³ da Kansas gera uma potência máxima de 13,1 cv a 8.400 rpm e torque máximo de 1,13 kgf.m a 7.100 rpm – só para comparar, sua principal concorrente, a Suzuki Intruder 125 ED (5.375,00) tem potência de 12,5 cv a 8.500 rpm e torque de 1,19 kgf.m a 8.000 rpm.

Resumindo: o motor desta Dafra é “esperto”, oferece respostas rápidas e força suficiente para largar na frente dos carros, já que apresenta sua força em médias e altas rotações. A moto está equipada com câmbio de cinco marchas e o conforto da partida elétrica. Em função de seu bom desempenho, o propulsor é ideal para o dia-a-dia e também para viagens curtas de final de semana. A economia de combustível também é um aliado, ou melhor, um argumento de vendas da Kansas. O consumo gira em torno de 30 Km/l no perímetro urbano, segundo dados oficiais da empresa. Em nossa medição de consumo, rodamos 207 km com 6,75 litros – média de 30,6 km/l.

Ciclística Divertida, leve e fácil de pilotar (lembra o jeitão da aposentada Honda Shadow 600, mas com menos motor, é óbvio), o modelo custom da Dafra merece elogios pelo seu conjunto dianteiro formado por freio a disco ventilado e suspensão telescópica da grife Showa. Na traseira, freio a tambor e duplo amortecedor. O tradicional sistema de amortecimento da Kansas se comportou muito bem, mesmo com garupa e encarando as ruas e avenidas esburacadas de São Paulo. Para ajudar no trabalho de absorção dos impactos, a moto está equipada com pneus Pirelli City Demon.

Já os freios não tiveram um desempenho primoroso. Porém temos que levar em conta que a moto era “zerada”, assim não houve tempo hábil para as pastilhas e a lona estarem devidamente acomodadas. Talvez alguns quilômetros rodados e um bom ajuste possam aumentar a eficiência dos freios da Kansas 150.

Metas e novidades A mais nova marca brasileira de motocicletas tem planos ambiciosos. Deve produzir 60 mil unidades até o final do ano e 90 mil em 2009. “Nossa meta é fecharmos 2012 com 400 mil motos vendidas. Estimamos que, até lá, teremos 10% do mercado de duas rodas”, afirmou Creso Franco, presidente da Dafra Motos.

Para isso, a empresa do Grupo Itavema (conhecido pelas distribuidoras de veículos e que investiu R$ 100 milhões nesta nova modalidade de negócio) aposta suas fichas em modelos populares de até 250 cm³, com design atual, preço competitivo e possibilidade de aquisição por meio de financiamento. Hoje, são quatro modelos em linha: as streets Super 100 e Speed 150; a custom Kansas 150 e o scooter Laser 150. A montadora promete ainda para esse ano outras novidades: uma custom de 250 cm³ e mais três quadriciclos (50 cm³, 150 cm³ e 250 cm³).

FICHA TÉCNICA Dafra Kansas 150 Motor: OHC, 4 tempos, monocilíndrico, refrigeração a ar Cilindrada: 149,5 cm³ Potência Máxima: 13,1 cv a 8.400 rpm Torque Máximo: 1,13 kgf.m a 7.100 rpm Diâmetro X Curso: 62 x 49,5 mm Sistema de Alimentação: Carburador PZ26 Taxa de Compressão: 9.0:1 Sistema de Partida: Elétrica e pedal Câmbio: Cinco velocidades Transmissão Final: Corrente Chassi: Tipo Diamante Suspensão Dianteira: Garfo telescópico, com 130 mm de curso Suspensão Traseira: Bichoque, com 110 mm de curso Freio Dianteiro: Disco simples, com acionamento hidráulico Freio Traseiro: Tambor Pneu Dianteiro: 2,75 – 18- Pirelli – City Demon Pneu Traseiro: 3,50 – 16 – Pirelli – City Demon

DIMENSÕES Comprimento Total: 2070 mm Largura Total: 1140 mm Distância Entre-Eixos: 840 mm Altura Mínima do Solo: 170 mm Altura do Assento: 860 mm Peso Seco: 114 kg Capacidade Máxima de Carga: 150 kg Tanque de Combustível: 12 litros Cores: Preto, prata e laranja Preço: R$ 5.590,00

Fonte: Texto: Aldo Tizzani / Agência INFOMOTO - FOTOS: Renato Durães / Agência

Comentários Imprimir

Destaques do Motonline


Comentários

Ao postar um comentário você concorda com as Regras para a postagem do Motonline