Honda BIZ 125

Honda BIZ 125
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Honda BIZ 125

Criada especialmente para atender o público brasileiro, a Biz é um sucesso estrondoso no país - somando mais de 4 milhões de unidades emplcadas, desde 1998. Assim, a Biz 125 é famosa por ser econômica e robusta, além de ganhar pontos pela 'ausência de embreagem', facilitando a pilotagem.

 

Honda BIZ 125: ficha técnica, consumo, fotos

A Biz é da categoria de motos CUB (Category Upper Basic – categoria básica superior) e foi desenvolvida pela Honda especialmente para o nosso mercado nacional. O modelo chegou ao país em 1998 como substituta da Dream C-100 e logo se tornou um sucesso. Era econômica, leve e tinha comodidades como o espaço sob o banco e embreagem automática com câmbio rotativo. 

A primeira grande atualização da Biz aconteceu em 2005, com o lançamento da Biz 125. O novo motor de 124,9 cilindradas, que ainda era carburado, tinha potência de 9,1 cavalos e  1,06 kgfm. Ou seja, essa segunda geração a Biz aposentou a antecessora de 100cc e apresentou um visual mais moderno.

Mas a comodidade foi mantida, como o bagageiro sob o assento e o referido câmbio rotativo com embreagem semiautomática, que dispensava a necessidade da mão esquerda para trocar as marchas. Além disso, o tamanho das rodas seguia com aro 17 na frente e 14 atrás. 

Já no ano de 2006, a maior novidade do modelo era a inserção de freio a disco na roda dianteira. Essa versão era chamada de Biz 125+ e seguia com o mesmo conjunto já conhecido. Claro, com a adição do disco na roda da frente ainda sem ABS.

Em 2009, a Biz 125 foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber injeção eletrônica PGM-FI, tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Segundo dados da fábrica, o consumo médio era cerca de 7% menor que na versão anterior, carburada, que já registrava na casa dos 30/40 km/Litro.

 

Tudo sobre a Biz 125

Em 2011, o modelo ganhou a sua terceira geração com a versão do motor Flex e a capacidade do tanque aumentada de 4 para 5,5 litros. No ano seguinte foi lançada a Biz 100, como opção de entrada, uma versão mais simples e menos potente da 125. 

Dotada de agora com tecnologia permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção a Biz 125 seguiu um sucesso. A potência máxima anunciada se manteve em 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm - com ambos os combustíveis.

Por fim, a quarta e atual geração foi lançada em 2018. Desta vez, a Biz 125 ganhou visual renovado, novo grupo ótico frontal, freios combinados CBS e painel digital. Aliás, o painel passou a contar com a função Eco-Lamp, uma luz que auxilia o piloto a encontrar o modo mais econômico de pilotar. Além disso, houve a ampliação do espaço sob o assento e a adoção da inédita tomada 12V. 

 

Consumo da Honda Biz 125

O baixo consumo é um dos pontos altos da Biz 125, econômica tanto de manter quanto na hora de parar no posto de gasolina. É comum ver relatos de motociclistas que rodam mais de 50 km por litro com suas motos... e até mais! Foi o que aconteceu em nosso último teste com a Honda Biz. Na ocasião, ela fez médias acima dos 70 km por litro em perímetros urbanos, rodando com velocidades entre 40 e 60 km/h.

 

Vídeo da Honda BIZ 125

Ficha Técnica

Cilindrada: 124
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Flex
Potência Máxima: 9.00 a 7500 rpm
Torque Máximo: 1.00 a 3500 rpm
Transmissão: 4 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Convencional
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajuste
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Bi-shock
Comprimento: 1891
Distância entre Eixos: 1261
Pneu Dianteiro: 60/70 - 17 M/C 33L
Pneu Traseiro: 80/100 - 14 M/C 49L
Capacidade do tanque: 5,1 litros
Ajuste da suspensão traseira: Eletrônica
Balança: Convencional

Outras Versões

Biz 125 / 125 Flex:   2021 / 2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016
BIZ 125 ES:   2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006 / 2005
BIZ 125 EX:   2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010
BIZ 125 KS:   2015 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006 / 2005
BIZ 125/125i Flex:   2022 / 2021 / 2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2014
BIZ 125+ IE:   2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006
mais opções

Todas as Avaliações da Honda BIZ 125

Recomendo
Classificação
Comentários:
Comprei a Biz 125 ES em 2009, pois minha esposa se animou a também usar moto para transporte. Acreditava que seria um veículo mais fácil para ela conduzir e acertei na mosca. Ela era super leve, perfeita para os dias de trânsito parado e pequena para encostar em qualquer canto na hora de estacionar. O baú embaixo do banco era um destaque, já coloquei de tudo lá dentro, até as compras da semana. Recomendo a quem quer economia de combustível e manutenção, confiabilidade mecânica e não circula por rodovias, quando ela pode te colocar em situações difíceis por falta de velocidade final.
Prós:
Economia: a minha era das primeiras com motor injetado, então fazia sempre acima de 50 km/L, inacreditável. Olha que peso mais que 90 kg e não deixava de acompanhar o fluxo do trânsito mesmo nas vias mais rápidas. Manutenção: super fácil, em um ano e meio rodei uns 5000 km, praticamente só troquei óleo e abasteci. Muito confiável. Desempenho: pode parecer piada elogiar o desempenho de uma Biz, mas ela consegue ter muito torque nas rotações baixas e médias, o que faz a condução ficar muito prazerosa. Em 3ª você anda desde quase parado até uns 70 km/h, o que é muito cômodo. Acabamento: mesmo ficando na chuva e no sol forte, os plásticos pouco desbotaram. Encaixes e parafusos são simples mas de qualidade - quem já viu ou teve uma Sundown de perto, sabe o que estou falando. No momento de vendê-la, vi uma motoneta ainda muito nova, mesmo sem grandes cuidados.
Contras:
Realmente gostei da Biz, pouca coisa me incomodou nela. Desempenho em rodovia: tudo bem que a proposta não é andar bem em rodovias, mas o caso dela é crítico e foi o motivo que me fez trocá-la por uma moto mais potente. Em subidas longas eu só conseguia subir a 60 km/h, encolhido na faixa da direita, até ônibus e caminhões me ultrapassavam. Em descidas, eu conseguia me manter a 100-110 km/h, o que seria razoável se o velocímetro não fosse tão errado - na verdade eu deveria estar a pouco mais que 90 km/h, com gente grudada na minha traseira. Ninguém merece. Suspensão: dianteira e traseira tem pouco curso, as duas. A traseira é a pior pois, além de curta, é mole. Andando sozinho eu percebia, com garupa ela parece estar com defeito de tão ineficiente. Freios: A minha Biz não tinha freio a disco na frente, mas isso nem me causou tanto problema, mesmo na chuva - e peguei muuuita chuva com ela. Agora o traseiro trava com uma facilidade danada, talvez por estar acostumado com o freio traseiro da XR 200R, que era quase inexistente...
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
5000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 30/05/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica, rápida( ganho ou no minimo empato com qualquer 125), confortável, o baú é o melhor dela, tenho os documentos e celular e qualquer outra coisa livre de poeira e água, o espaço entre banco e guidão ajuda para levar fardo de farinha, ração de cachoro ou outrls pacotes/sacos grandes.o cambio sem embreagem ajuda para dirigir com uma só mão. Eu não trouco por outra moto da mesma faixa de cilindrada, tem a relação perfeita entre economia, agilidade e utilidade. Fora q as peças dela quando estragam( oq é raro, gasto menos de 100 reais a cada 1000 km, contando tudo exeto a gasolina) o melhor dela é q na chuva vc Nao suja os calçados com lama q e oq aconte com quase todas a s outras motocicletas.
Contras:
Suspensão curta, ou ela é dura ou se regular mais macia ela bate quando á uma iregularidade mais grande. A luz dela é muito ruim e as lampadas led não ficam com um foco bom, tanque pequeno, e a minha q ja rodou muito interior ( a coitada tem mais de 73k de kms a carenagem começa a fazer barulho.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
73987
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/02/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica, rápida( ganho ou no minimo empato com qualquer 125), confortável, o baú é o melhor dela, tenho os documentos e celular e qualquer outra coisa livre de poeira e água, o espaço entre banco e guidão ajuda para levar fardo de farinha, ração de cachoro ou outrls pacotes/sacos grandes.o cambio sem embreagem ajuda para dirigir com uma só mão. Eu não trouco por outra moto da mesma faixa de cilindrada, tem a relação perfeita entre economia, agilidade e utilidade. Fora q as peças dela quando estragam( oq é raro, gasto menos de 100 reais a cada 1000 km, contando tudo exeto a gasolina) o melhor dela é q na chuva vc Nao suja os calçados com lama q e oq aconte com quase todas a s outras motocicletas.
Contras:
Suspensão curta, ou ela é dura ou se regular mais macia ela bate quando á uma iregularidade mais grande. A luz dela é muito ruim e as lampadas led não ficam com um foco bom, tanque pequeno, e a minha q ja rodou muito interior ( a coitada tem mais de 73k de kms a carenagem começa a fazer barulho.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
73987
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/02/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica( andando entre 60 e 80 na rodovia fez 57km/l e moendo a pau sempre quase no corte de giro no interior e cidade fez 35 km/l),ápida( ganho ou no minimo empato com qualquer 125), confortável, o baú é o melhor dela, tenho os documentos e celular e qualquer outra coisa livre de poeira e água, o espaço entre banco e guidão ajuda para levar fardo de farinha, ração de cachoro ou outrls pacotes/sacos grandes.o cambio sem embreagem ajuda para dirigir com uma só mão. Eu não trouco por outra moto da mesma faixa de cilindrada, tem a relação perfeita entre economia, agilidade e utilidade. Fora q as peças dela quando estragam( oq é raro, gasto menos de 100 reais a cada 1000 km, contando tudo exeto a gasolina) o melhor dela é q na chuva vc Nao suja os calçados com lama q e oq acontece com quase todas a s outras motocicletas.
Contras:
Suspensão curta, ou ela é dura ou se regular mais macia ela bate quando á uma iregularidade mais grande. A luz dela é muito ruim e as lampadas led não ficam com um foco bom, tanque pequeno, e a minha q ja rodou muito interior ( a coitada tem mais de 73k de kms a carenagem começa a fazer barulho.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
73987
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 10/02/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto bastante econômica, que atente bastante oque é pedido a ela, fiz uma viagem de 200 km e fui de boa com ela
Contras:
Em contra parte ela para rodovias não tem um desenvolvimento esperado porém chega aonde vc quer, tem um tanque pequeno então se for para longe tem que calcular quanto vai gastar e aonde tem posto, o tanque rende aproximadamente 100km
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
28000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 01/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
43 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Consumo ótimo, bonita. Leve, porta objetos parece um porta-malas, motor forte e câmbio muito bem escalonado, durabilidade e manutenção barata.
Contras:
Suspensão um pouco ridpida, rápida demais nas manobras, exige cautela. Preço de compra alto, como tudo neste país...
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
1000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 15/02/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
50 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
- custo de rodagem bom ($/KM)
- manutenção simples
- peças com preço justo
- copatibilidade de peças e acessórios de customização
- agilidade nas mudanças de curvas
- usada tem bom preço, melhor custo/benefício
- mesmo a 125cc faz tranquilo 36km/l na cidade
- os contras da pra corrigir com tunning mas precisa de registro em documento (os pneus largos não);
- embreagem no pé ajuda mais do que atrapalha, chega a ser esportivo pelas trocas rapidas
- peso muito baixo, moto leve
- pequena, da pra guardar em local apertado e pegar corredor tranquilo
- o bagageiro embutido vale ouro!
Contras:
- acessórios de guidão são quase impossívels de instalar
- tanque pequeno, existe espaço mas não foi usado
- motor amarrado poderia ter ao menos 12hp/125 e 9hp/100cc
- pneus estreitos deslizam fácil, recomendo kit sport
- suspenção precária, poderia ser melhor pois o motor não fica fixo na balança como scooters
- farol fraco demais
- na estrada exige muito cuidado e habilidade por ser lenta e ter suspensão ruim
- modelo 2011 ou mais antiga tem pedaleira do passageiro na balança
- freio a tambor praticamente não freia acima de 70km/h
- muito baixa, pedaleira/motor arrasta com facilidade
-balança muito curta, passageiro pesado pode desequilibrar a moto
- nova é muito cara, não vale pois só corrigiram a pedaleira nos ultimos modelos
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
91000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 06/06/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
50 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Moto bacana, mais indicado para pequenas locomoções. Como só possui 4 marchas e o engrenamento é constante, o consumo supera uma CG 125. O tanque não dá boa autonomia. Mas ela anda bem.
Prós:
Bonita, prática pelo tamanho, baú espaçoso e boa resposta do motor. Partida elétrica.
Contras:
Consumo mais elevado que uma CG 125, redução em curvas pode ser perigoso devido à engrenagem constante. Não tem indicador de marcha nem contagiro. Tanque pequeno. Freio à Tambor, o disco eleva muito o preço.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Pista
Quilometragem:
18000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 19/02/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
25 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto muito econômica, tive o modelo 2010, creio que só mudou o visual, e o motor se tornou flex, o restante continua igual, então recomendo, o baú é sensacional, muito útil, a ela anda muito bem por ser uma 125, já ganhei de muita fan 125, de factor e de xtz, acompanhava bros 150 com tranquilidade, moto show de bola mesmo.
Contras:
O novo visual não me agradou muito, o modelo 2010 na minha opinião é bem mais bonito, exceto o modelo branco pérola do modelo 2012 ex, ficou muito linda!
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
11000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
Recomendo
Classificação
Prós:
Comércio sempre aquecido
Fácil de encontrar peças e com preços justos
Elegância
Resistência
Super econômica
Muito leve
Contras:
Vibração excessiva
Falta de torque
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
mais opções

Outras motos Honda à venda

De R$ 7.800,00 a R$ 7.800,00 entre 35 ofertas
Honda BIZ 125
R$ 7.800,00
Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
R$ 12.500,00
Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
R$ 7.800,00
Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
R$ 9.900,00
Honda BIZ 125
Honda BIZ 125
R$ 6.800,00
Honda BIZ 125

Guias de motos Honda

foto moto honda/xl-250 Honda XL 250 R
Honda XL 250 R
foto moto honda/america-classic Honda America Classic
Honda America Classic
foto moto honda/cg-160-fan-flex Honda CG 160 Fan Flex
Honda CG 160 Fan Flex
foto moto honda/nx-4-falcon-400 Honda NX-4 Falcon 400
Honda NX-4 Falcon 400
foto moto honda/nxr-150 Honda NXR 150 Bros
Honda NXR 150 Bros

Notícias sobre motos da Honda

capa noticia Teste Honda Biz 125: modelo 2022 teve consumo surreal
Teste Honda Biz 125: modelo 2022 teve consumo surreal
Teste Honda Biz 125: modelo 2022 teve consumo surreal
capa noticia Honda Biz 125: review com preço, consumo, teste e vídeo
Honda Biz 125: review com preço, consumo, teste e vídeo
Honda Biz 125: review com preço, consumo, teste e vídeo
capa noticia Honda Biz 125 2020 ganha (apenas) novas rodas e grafismos
Honda Biz 125 2020 ganha (apenas) novas rodas e grafismos
Honda Biz 125 2020 ganha (apenas) novas rodas e grafismos
capa noticia Fotos e Vídeos da Honda BIZ 125
Fotos e Vídeos da Honda BIZ 125
Fotos e Vídeos da Honda BIZ 125
capa noticia Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125
Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125
Yamaha Crypton T115 x Honda Biz 125