A Kawasaki ER 6N foi lançada na Europa em 2005. Aqui no Brasil, a moto foi apresentada no Salão das Duas Rodas de 2009, já na versão 2010. Desde então, o modelo sofreu alterações, mas não perdeu a identidade: quadro exposto, amortecedor traseiro montado na horizontal e motor de dois cilindros paralelos alimentados por injeção eletrônica. Estas são as características que formaram a sua marca registrada!
Kawasaki ER 6N: ficha técnica, fotos, vídeos, consumo
Com suas linhas extravagantes, a Kawasaki ER 6N chegou ao mercado brasileiro chamando atenção, graças ao farol vertical e referidos quadro em treliça e amortecedor traseiro exposto.
Em 2013, ganhou mudanças leves no quadro, suspensões, guidão, painel e posicionamento do tanque de combustível. E desta forma, a moto permaneceu até deixar de ser produzida em 2017, quando acabou sendo substituída pela Z 650.
Aqui no Brasil foram fabricadas duas versões da motocicleta naked, a padrão (standard) e ABS. Quando chegou no mercado, a Kawasaki ER 6N teve preços divulgados na faixa dos R$ 25.500. O que aliado ao seguro mais barato que uma quatro cilindros, faz da moto uma das mais atraentes do seu nicho.
Em todas as suas versões, a moto tem motor de dois cilindros paralelos com 649 cm³ de capacidade cúbica, refrigeração líquida e duplo comando de válvulas no cabeçote. Um propulsor com potência de 72,1 cavalos a 8.500 rpm e 6,5 kgf.m de torque a 7.000 giros.
E embora sua fama tenha como destaque o desempenho, a ER 6N oferece também autonomia satisfatória. Com seu tanque de combustível com capacidade para 16 litros, o modelo tem consumo que fica na média de 20 km/litro. Claro, dependendo do ritmo de pilotagem.
O modelo ainda tinha pneus Dunlop SportMax Roadsmart 120/70ZR17M/C na dianteira e 160/60ZR17M/C na traseira - que se mostravam bem adaptados ao modelo. Essa linha de pneus da Dunlop tinham duplo composto, que são duros no centro e médios nas laterais - voltados mais a durabilidade e pilotagem na chuva do que a desempenho.
Conjunto Kawasaki ER 6 N
O conjunto Kawasaki ER 6 N conta com dois discos dianteiros de 300 mm em formato de pétala e o disco traseiro de 220 mm em formato de pétala. Um grupo que garante uma excelente capacidade de frenagem ao modelo naked.
Em sua última reestilização, 2014, o modelo ganhou painel de instrumentos mais moderno, com conta-giros analógico e velocímetro digital com iluminação backlight em LED’s azuis. O display LCD multifuncional, no qual está inserido o velocímetro digital, também possui iluminação backlight azul.
Além disso, a injeção eletrônica também foi ajustada para respostas mais suaves (especialmente abaixo de 4.000 rpm). O que contribuiu para um caráter de rápida elevação de giros da ER-6n a partir de 2014.
No entanto, em 2017, uma nova moto lançada durante o Salão de Milão (EICMA 2016) veio substituir a ER-6n. A Kawasaki Z650 chegou equipada com motor bicilíndrico em paralelo de 649 cc – o mesmo utilizado na Ninja 650 com 68 cv de potência e torque máximo de 6,7 kgf.m, distribuídos em 185 kg. A novidade chegou completando a linha “Z”.