Suzuki DL 650

Suzuki DL 650
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
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Sobre a Suzuki DL 650
Esta moto é uma excelente opção de lazer para os pilotos e garupas. Seja na cidade ou na estrada, você irá se beneficiar do seu motor projetado para proporcionar uma resposta sensível à operação do punho do acelerador e abundante torque em uma larga escala de rotações do motor. O cilindro de seu potente motor possui tratamento superficial interno Deposição Eletroquímica de Material Suzuki – Cromo Duro (SCEM), que garante uma maior durabilidade, melhor vedação e melhor transferência de calor. A V-Strom 650 acrescenta emoção a cada passeio, oferecendo potência e aceleração sem perder no quesito conforto. O amortecedor traseiro possui um ajuste "fácil-de-operar" para regular a pré-carga da mola e a força de retorno do amortecimento.

Ficha Técnica

Cilindrada: 645
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Líquido
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 67 cv a 8800 rpm
Torque Máximo: 6.12 kgf.m a 6400 rpm
Transmissão: 6 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Garfo telescópico
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Ajuste de pré-carga da mola
Chassi: Tubular de berço semiduplo de alumínio
Suspensão traseira: Mono-shock com link
Peso (seco): 194
Peso em movimento: 216 (MVOM)
Comprimento: 2290
Largura: 840
Altura: 1390
Altura do Banco: 820
Distância entre Eixos: 1555
Pneu Dianteiro: 110/80 R19 M/C (59H), sem câmara
Pneu Traseiro: 150/70 R17 M/C (69H), sem câmara
Capacidade do tanque: 22
Ajuste da suspensão traseira: Ajuste de pré-carga da mola
Balança: Convencional

Outras Versões

DL 650 V-Strom:   2017 / 2016 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008
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Todas as Avaliações da Suzuki DL 650

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Classificação
Comentários:
Tenho vários amigos com este mesmo tipo de motocicleta, todos gostam muito.
Eu só posso falar muito bem dela.
Já me levou para a Serra do Rio do Rastro SC, Angra, Paraty, Morro de São Paulo na Bahia, Ubatuba, Ilha Bella e muitos outros passeios menores.
Eu realmente recomendo.
Prós:
Muito confortável! Viajo muitas horas sem me cansar.
Pode ser considerada econômica até, se conseguir andar a 120km/h. Já fiz mais de 22 km/l em viagens longas.
Tem um excelente custo/benefíco. Velocidade de cruzeiro entre 140/160 km/h com folga.
Já tive muitas motocicletas, vários estilos e cilindradas, mas esta veio pra ficar.
Contras:
Alguns acham ela meio ultrapassada já, mas eu gosto do visual dela, a minha é preto fosco. É tudo uma questão de gosto.
Ela não tem um final como a DL 1000, ou seja, se vc procura velocidade final acima de 180 km/h, ela não vai servir.
Ela também não vai muito bem na terra. Estrada de terra batida tudo bem, mas areia e terra molhada não é com ela. Não é uma off nem de longe.
No mais, só alegria!
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
14000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 24/12/2021
SIM
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3 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Excelente moto na faixa de cilindrada. Não trocaria por outra da mesma categoria. Acredito ser a melhor opção custo/benefício.
Prós:
Excelente conjunto. Levo em consideração a integração motor/chassi/dirigibilidade. Conforto com excelente desempenho para uma trail. Consumo muito baixo pelo desempenho. Motor fantástico em elasticidade e potência. Freios ABS que garantem segurança. Visual moderno.
Contras:
Conforto aerodinâmico poderia ser um pouco melhor, apesar de ser bom.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Pista
Quilometragem:
7000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 24/12/2021
SIM
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2 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Conforto piloto e garupa, câmbio, proteção aerodinâmica, maciez e elasticidade motor, preço seguro, emite pouco calor do motor e bom painel.
Contras:
Concessionárias e assistência, pouca altura livre do solo, regulagem da bolha requer ferramenta, não tem cavalete central nem tomada elétrica, ruim para off-road (existem modelos mais indicados).
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
7000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 29/05/2023
SIM
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26 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Motor forte com excelente desempenho.
Contras:
Visualmente pouco agressiva
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
13500
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 16/04/2023
SIM
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27 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Confortável; confiável (nenhum grande defeito até o momento, apenas realizada a troca do estator em recall e um reparo simples na fiação do farol); discreta para uma moto de seu porte (chama bem menos atenção que uma Versys, Ténéré 660, Tiger, etc.); silenciosa; mecânica simples e robusta; motor com torque sempre disponível; câmbio macio e preciso; ótima para viajar, ergonomia muito boa, pode-se rodar o dia todo sem ficar dolorido; farol duplo ilumina muito bem.
Contras:
Distância do solo poderia ser maior; consumo de combustível aumenta bastante acima de 120 km/h; pesada para pilotos de baixa estatura ou inexperientes; acho a geração anterior (até 2013) mais bonita.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
115000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 13/06/2023
SIM
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30 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Robusta, facilmente comparada a uma moto de 1200cc. Excelente resposta em ultrapassagens e em retomadas. Moto mais confortável da categoria.
Contras:
Acho o consumo um pouco alto em comparação as motos da mesma cc. A 140km/h faz 17 km/l e até 120km/h faz 19km/l.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
60000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 14/06/2023
SIM
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38 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Ótima motoca, vim de uma XT, e sentia falta de conforto em viagens. A trepidação da XT é muito alta. Na vstrom principalmente pensando na garupa vai muito bem na estrada, velocidade de cruzeiro otima e tranquila, a 120km/h a rotação em 6a tá por volta de 5000. O motor é elástico, vai a 9000rpm, ronco legal acima de 5000. Peguei um pouco de terra, mas acho muito pesada e baixa p isso, mas não é o meu uso. Na cidade ela não passa facilmente em corredor, mas é muito fácil de guia-la, impressionante como parece leve. O consumo varia mto de acordo c a tocada, faço médias de 20 a 22 na estrada. O visual dela é mto bonito, principalmente de frente, a rabeta já ta um pouco antiga. Não apresenta defeitos, mto confiável.
Contras:
C a XT eu tava acostumado a voar nas lombadas, qdo eu avistava uma, meu sorriso ia lá no alto junto c a moto. C a Vstrom essa minha diversão não é possível. Em salto ela levanta a rabeira, não é feita p isso. Em cidade cheia de buracos, lombadas, tijolos soltos, nada como uma XT p sobrevoa-los. C a Vstrom, a tocada é mais burocrática na cidade, seu território é mesmo uma longa estrada. Nem considero um contra, mas a característica da moto.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
54000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 20/05/2023
SIM
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43 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Num contexto geral, é uma excelente motocicleta, digna da Suzuki! Tenho desde 0 km e atualmente está com 59 mil km. Já me acompanhou duas vezes em viagens pela Argentina e Chile. A injeção eletrônica dela não gosta muito do combustível dos hermanos, mas não falhou em nenhum momento. Cuidado em lugares muito frios, torna-se difícil dar a partida quando a temperatura ambiente está abaixo de 0ºC.

Tenho orgulho em dizer que a V-Strom é realmente uma guerreira, a minha NUNCA me deixou na mão, principalmente nos lugares mais remotos da america do sul. Cuidado com o consumo de combustível acima de 3 mil metros de altura, costuma ficar na faixa dos 15km/litro.

Se está moto tivesse uma altura maior em relação ao solo e suspenção com um curso mais longo, não haveria melhor escolha!!!

Quesito confiança mecânica 100% (Não se esqueça da manutenção periódica).
Prós:
- Excelente conforto aerodinâmico;
- Otimo espaço para ferramentas sob o banco;
- Pneus sem câmara, fácil de reparar;
- Banco confortável para piloto e garupa;
- Manutenção simples;
- Execelente conjunto óptico de iluminação.
Contras:
- Deveria vir com ABS (Assim como na versão UK);
- Falta aquecedor de manoplas (Muito útil para quem faz viagens para lugares extremamente frios);
- Protetores de Mão e Cavalete central deveriam vir de série;
- Consumo de combustível elevado (se comparado a F800GS da BMW);
- Dificil acesso para troca do filtro de ar e troca de velas;
- Suspensão com pouco curso para uma Big Trail;
- Muito baixa, chega a raspar o escapamente em terrenos mais acidentados.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
59000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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Recomendo
Classificação
Prós:
A condução é suave e macia, inclusive atendendo o deslocamento na cidade com bastante agilidade (sendo mais ágil do que parece, considerando as suas dimensões), sendo que a estrada é o seu habitat natural, onde vc estará na plenitude e simplesmente realizado pela qualidade da sua ciclística e conjunto (mais "ON" do que off-road). Em termos de conforto é insuperável, além de todo o conjunto, o banco apresenta perfeita densidade da espuma, sendo extremamente confortável para piloto e garupa (ideal p/ viagens longas, vide o sorriso estampado nos rostos), tem um desenho e ergonomia realmente diferenciados que facilita a movimentação do corpo (lançamento nas curvas). A bolha (c/ 3 regulagens) e carenagem frontal oferecem boa proteção contra o vento. A capacidade de carga é realmente um diferencial, as longas viagens nunca mais serão as mesmas... A suspensão atende muito bem, possuindo regulagens utilizando conforme a situação (traseira c/ 5 níveis e fácil acesso). Possui grande estabilidade e faz muito bem curvas (realmente impressiona). Quanto vc mais andar, mais vai querer, não sentindo o cansaço comum em grandes distâncias.
A iluminação é perfeita, o duplo conjunto óptico se destaca, sendo considerado como modelo de referência, inclusive superando diversos modelos de automóveis, assegurando muita segurança em viagens noturnas e/ou em condições adversas, bem como facilitando a visibilidade por outros veículos.
O motor bicilíndrico realmente supera as expectativas, possuindo potência e torque de resposta rápida e sempre disponível quando necessário, com baixa vibração (desprezível), bem como o ruído. O câmbio de 6 marchas é preciso e sem problemas, sendo necessário se adaptar a embreagem um pouco pesada. A velocidade cruzeiro de 140 Km/H não é sentida, sendo que acima de 160 Km/H, obviamente se faz necessário atenção especial. Os freios atendem bem, possuindo bom conjunto de frenagem, sendo que o ideal seria a opção com ABS (não disponível). Respeitando a condição de pilotagem, a pastilha traseira foi substituída com 28.000 Km, sendo que na dianteira ainda são originais e estão em uso.
O consumo médio é de 22 Km/L (já obtive 27 Km/L, como tb 17 Km/L - o problema é a "mão), sendo que a autonomia que a capacidade do tanque oferece é inquestionável (22 L).
O conjunto de pneus originais rendeu 17.000 Km p/ o traseiro e 30.000 Km p/ o dianteiro, obviamente dependendo das condições de pilotagem.
Se a opção for realizar moto turismo com conforto, robustez e segurança, a satisfação é com certeza garantida.



Contras:
Assistência técnica/manutenção é um ponto que necessita de melhorias em nosso País, a qualidade é muito boa, mas devido a quantidade reduzida de revendas, o preço é elevado (mão de obra e peças). A V-Strom possui grande penetração e aceitabilidade no mercado, com elevada liquidez para venda, devido as características apresentadas.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Estrada, Pista
Quilometragem:
30000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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Classificação
Comentários:
A V-Strom é uma máquina fantástica, e sempre a recomendo a meus amigos motociclistas. Não a considero a moto ideal para viagens que incluam terra/off-road moderado no roteiro, e foi por isso que a troquei em uma BMW 1200 GS.

Seu desempenho é satisfatório, mas para quem deseja uma performance maior, deve optar pela descontinuada DL 1000. Quando ela está com garupa e bagagem, costuma raspar em curvas e lombadas (especialmente se tiver cavalete central e/ou protetor de cárter). Um dog-bone ajuda a atenuar isso.

No mais, é uma moto touring pronta para te levar para longe, com conforto e segurança. Mas nesse aspecto, peca pela ausência de ABS como opcional (culpa do J.Toledo, que não vende no Brasil as mesmas motos vendidas na Europa e outros países sulamericanos). Para pilotos de menor estatura, recomendo que antes da compra procurem conhecer a Kawasaki Versys, outra máquina bastante interessante.
Prós:
Excelente moto. Ideal para a estrada, mas não faz feio no uso urbano. Bonita e imponente, e com baús traseiro e laterais, se mantém harmônica e bela! Muito confortável para piloto e garupa.

Para quem não deseja voar pelas estradas, o desempenho dela é justo! Ultrapassagens são feitas com segurança, e pode-se manter uma velocidade de cruzeiro de 140/150 km/h sem grande esforço. Faz curvas muito bem, e até mesmo na cidade ela anda com desenvoltura. Basta pegar o jeito da moto.

Consumo razoável, mas certamente não está entre suas maiores virtudes. Em sua faixa de preço, considero uma das melhores motos do mercado. Se a intenção for pegar a estrada, a V-Strom é pedida!
Contras:
As motos da Suzuki são excelentes! O mesmo não se pode dizer de suas concessionárias. O visual agrada, mas faz falta o escape duplo que equipa a DL 1000. Moto confortável, mas com banco um pouco baixo para quem possui maior estatura.

Na estrada, com garupa e bagagem, o desempenho fica um pouco abaixo de desejado. Se estiver solo e sem bagagem, ela chega a 160km/h sem muita dificuldade. Acima disso, não é a praia dela. Dirigibilidade na cidade exige adaptação, já que a carenagem é fixa e não permite que se veja a roda dianteira.

Na terra deixa a desejar, especialmente na lama ou areia/terra fofa. Com médias na casa dos 15 a 16 km/l, acho que é uma moto um pouco beberrona se comparada com motos maiores, como a própria DL 1000 e BMW 1200 GS.

A moto possui um preço interessante, mas vem sem acessório algum. Protetor de motor, cárter, mão, suporte articulado da bolha (essencial), cavalete central e etc, só gastando mais dinheiro e colocando à parte.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
14000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
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