Motos Trail

No fim dos anos 60 virou moda adaptar motos comuns para uso na terra, para as chamadas competições "Scrambler". Essas motos tinham guidões largos, eram aliviadas e despojadas de peso inútil. No fim dessa década a Yamaha iniciou a classe, com o lançamento da linha de motos de uso duplo, para terra e asfalto, foram chamadas de Trail. Eram motos essencialmente leves, com suspensão de curso longo e para-lamas altos. Logo, toda uma indústria se formou em torno dessas motos para uso na terra, seja exclusivamente como nas motos de Cross ou não, como nas Trail.Então, as motos Trail servem para o uso "on" e "off road" indiscriminadamente, mas nas classes de baixa cilindrada. Com o advento das corridas de longo percurso nos desertos, como o Dakar o estilo de moto Big Trail se definiu como o veículo específico para essas competições e logo ganhou as ruas. Pioneiras como as Suzuki Big 800, as BMW da icônica série GS e as famosas Yamahas Ténéré e posteriormente as KTM.Um uso mais urbano e estradeiro foi dado a esse tipo de moto, ao serem vendidas no mercado. Das mais aventureiras como essas KTM, Yamaha Ténéré e BMW GS, que surgiram inicialmente com o uso mais determinado ao "off" até as mais apropriadas ao uso estradeiro. Isso porque quase nunca chegam a rodar na terra. Há ainda as versões "trail de asfalto", com rodas de liga leve e pneus de diâmetro menor na frente, mais apropriados a esse tipo de piso mas ainda com suspensões de curso longo e boa capacidade de rodar em piso ruim, qualidade muito presente nas vias brasileiras. Esse estilo de moto, abrange uma larga gama, desde as pequenas e divertidas trail de uso especifico "on-off", passando pelas médias, de 400 a 800cc até as grandes e pesadas aventureiras de até 1200cc, As mais aventureiras são da série Adventure das BMW GS, Triumph Tiger XC, etc. até as mais adaptadas ao asfalto, que usam rodagens mais apropriadas a esse fim. 
Outra vertente das Trail são as que mantém o aspecto aventureiro, mas sem a aptidão específica para uso na terra, como exemplo cabem a Honda NC 750, as Kawasaki Versys e as versões XC das Triumph Tiger, assim como as versões mais em conta das BMW GS (com rodas de liga menores na frente e pneus para asfalto).

Leia mais

VER MOTOS À VENDA
  1. Home
  2. Guia de Motos
  3. Motos

73 motos Trail no Guia de Motos

Honda
XRE 300
291cc

4.1961
55 avaliações
 
Honda
NXR 150
150cc

3.7097
32 avaliações
 
Honda
XR 250
249cc

4.6579
23 avaliações
 
Honda
NX 350
339cc

4.5
22 avaliações
 
Yamaha
XTZ 250 X
249cc

4.375
21 avaliações
 
Yamaha
XT 660 R
660cc

4.5588
21 avaliações
 
BMW
F 800 GS
798cc

4.28945
20 avaliações
 
BMW
G 650 GS
650cc

4.32145
20 avaliações
 
Honda
NC 700X
670cc

4.28125
18 avaliações
 
Honda
NX 4 Falcon
397cc

4.03335
18 avaliações
 
Honda
XL 700V
700cc

4.6
18 avaliações
 
Suzuki
DL 650
650cc

4.55
13 avaliações
 
Yamaha
XT 600 E
595cc

4.4091
13 avaliações