“Consumidor gasta mais Internet do que feijão e arroz”

Segundo noticia que est  sendo divulgada na imprensa- TV e jornais e Internet, nosso consumidor m‚dio “j  gasta mais com Internet e assinatura de TV a cabo do que com feijÆo e arroz”.

Segundo os jornais, “a mudan‡a nos h bitos de consumo ‚ uma das constata‡äes da Pesquisa de Or‡amento Familiar (POF) realizada no per¡odo 2002/2003 em 12 capitais do pa¡s pela Funda‡Æo Get£lio Vargas (FGV)”.

Como informa‡Æo, a noticia ‚ um grande desastre. Diz que de cada R$ 100 gastos pelo consumidor, R$ 1,69 vÆo para o item Servi‡os Diversos, “que abrange os gastos com Internet e TV por assinatura”. E que as despesas com arroz e feijÆo consomem, dos mesmos R$ 100, somente R$ 1,30.

A primeira vista, numa leitura fatalmente enganosa, por leitores distra¡dos, a informa‡Æo faz crer que somos um pais rico e feliz, muito mais parecido com a B‚lgica do que com a Öndia, e a Internet e a TV a cabo sÆo mercados plenamente realizados.