Publicidade

As cidades tur¡sticas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina serÆo sede de um evento hist¢rico em outubro; oitenta ve¡culos cl ssicos e raridades fabricadas ao longo do s‚culo XX, at‚ 1980, vÆo participar da primeira prova de regularidade do Pa¡s para carros cl ssicos.

Organizado pela Federa‡Æo Brasileira de Ve¡culos Antigos (FBVA) com a supervisÆo da F‚d‚ration Internacionale des V‚hicules Anciens (Fiva), o rali contar  com participantes do Brasil e dos pa¡ses do Mercosul. O evento, que faz parte do calend rio mundial da Fiva 2003, tem o patroc¡nio da General Motors do Brasil e o apoio da Auto Show Ve¡culos Antigos Especiais, do CitiGroup, da Porto Seguro e do Museu da Tecnologia da Ulbra, ponto de partida para o rali, que passar  pelas cidades ga£chas e catarinenses de Gramado, Canela, Torres, SÆo Joaquim, Lages, Vacaria, Crici£ma e Bento Gon‡alves, em um percurso de 1.100 quil“metros.

Durante o trajeto, os amantes de carros antigos terÆo a oportunidade de visitar o museu da Ulbra, em Canoas (RS), que abriga cerca de 260 ve¡culos, entre carros de passeio, utilit rios e motos, desde o Chase 1908 at‚ um prot¢tipo do Chevrolet Astra 1999, passando por raridades como Rolls-Royce, Mercedes-Benz, BMW, Cadillac, Jaguar e Maserati. EstÆo previstas tamb‚m visitas aos principais pontos tur¡sticos tradicionais da regiÆo produtora dos melhores vinhos do Rio Grande do Sul. A chegada do rali ser  no dia 23 de outubro.

O rali de regularidade vai inaugurar uma s‚rie de outras provas a serem realizadas em diversos pa¡ses sul-americanos, anualmente. “A id‚ia ‚ organizar pelo menos uma competi‡Æo desse tipo a cada ano”, ressalta o diretor-regional de SÆo Paulo da FBVA, Jos‚ Everardo Cosme. “ para todos do Brasil, antigomobilistas ou admiradores em geral, motivo de orgulho e satisfa‡Æo ter o Pa¡s como sede do 1§ Rally Sulamericano”, acrescenta.

Publicidade

Para participar do 1§ Rally Sulamericano, o ve¡culo dever  ser certificado com o passaporte da Fiva, documento que atesta a originalidade do autom¢vel ou ve¡culo comercial leve. Os carros que j  possuem a placa preta, com certificado de originalidade da FBVA, terÆo maior facilidade para conseguir a certifica‡Æo do comitˆ de aprova‡Æo designado pela federa‡Æo. Os outros autom¢veis tamb‚m poderÆo solicitar o passaporte. Todos os ve¡culos serÆo submetidos a uma inspe‡Æo da Fiva antes da largada.

Mais informa‡äes no telefone 21-2582.9133 e no link abaixo.