10 mandamentos, Tornado suspeita, Técnicas e Cacoete

10 mandamentos
Novas d£vidas tomaram conta de minha ignorante cabe‡a desde a £ltima vez em que lhe mandei um e-mail, por isso, decidi incomod -lo de novo! A¡ vÆo as perguntas: 1 A Roncar vende o escape da Jog Teen. Pensei em colocar no meu AE 50. Ser  que d ? 2 Tamb‚m pensei em deix -lo mais alto, vc sabe quais suspensäes d  pra colocar nele? Pelo que vi, a da Jog e a do Cab 50 parecem encaixar (Mas o bra‡o da Jog ‚ muito baixo, gostei nÆo). 3 Meu scooter est  com uma trepida‡Æo meio forte na parte da frente. Eu e meu pai levamos num mecƒnico e ele disse que poderia ser a bucha da suspensÆo ou a caixa de dire‡Æo (acho que o nome ‚ esse), mas meu pai nÆo viu nenhuma folga na suspensÆo. Se for a tal caixa, o que eu fa‡o? 4 Enchi o tanque do scooter ontem. Hoje, quando fui sair, ele come‡ou a morrer com facilidade (coisa que nunca tinha acontecido ontem). Meu pai pensou ser o carburador (que suja facilmente, segundo outros propriet rios), mas, ao completarmos o tanque com gasolina aditivada (em outro posto), a coisa melhorou bastante. N¢s vamos levar o scooter para limpar o carburador se preciso, mas, se a culpa foi da gasosa mesmo, que a‡äes posso tomar contra o posto que me vendeu a gasosa batizada? 5 A “Xiselinha” de meu pai come‡ou a apresentar uma folga na roda traseira, e, mesmo depois de o mecƒnico ter apertado os parafusos da balan‡a, a folga continua. Isso ‚ normal? Eu dei uma olhada e a folga parece ser no tambor. E agora, Tite? 6 Aproveitando o e-mail daquele idiota-leigo-egocˆntrico de po‡os de caldas, eu lhe pergunto: Qual o motivo das f bricas ainda colocarem freio a tambor nas motos, sendo que o freio a disco ‚ bem melhor? NÆo precisa ser em TODAS, mas uma Twister 250 ter freio a tambor na traseira me parece uma economia … moda da CG-Fan. 7 Lendo os e-mails dos outros leitores, acho que vc nÆo entendeu o que o Eduardo Teixeria (‚ “Teixeria” mesmo?) quis dizer: Ele pedia para que o site disponibilizasse “aulas” de pilotagem defensiva. Digo isso porque fui na se‡Æo “Seguran‡a” e s¢ vi MATRIAS sobre seguran‡a, e nÆo as tais dicas que ele pede. Sugiro aproveitar esse id‚ia que ele deu, e tamb‚m abrir um espa‡o para o leitor compartilhar suas experiˆncias com outras pessoas (tipo um F¢rum). 8 Cadˆ as cr“nicas? 9 Sugiro vcs fazerem uma mat‚ria sobre alarmes pra moto.10 Vc sabe de alguma loja que venda pe‡as Suzuki e envie aqui pra PE? Acho que ‚ s¢, Tio. Muito obrigado pela aten‡Æo e boa sorte no seu estafante (mas prazeroso) trabalho!
Victor Hugo
Petrolina-PE
Karaka, Vic, vc t  pior que mulher largada: que drama! Vamos l : 1 S¢ experimentando; 2 Idem ao 1; 3 Os scooters Suzuki tˆm o rolamento da caixa de dire‡Æo meio fr gil, pode trocar que a vibra‡Æo vai reduzir; 4 Mude o fornecedor de gasolina e pe‡a ao mecƒnico para POLIR a agulha da b¢ia do carburador, este ‚ outro problema congˆnito nos Address 50 e 100; 5 Troque os rolamentos da roda traseiro urgentemente! 6 Motivo de custo, ao fundir a roda j  com o cubo de freio a f brica economiza em pe‡a e na mÆo de obra, pois elimina uma etapa da montagem; 7 T  bom; 8 O gato comeu; 9 T  bom; 10 Tem um brother em SP que tem estoque de pe‡a dos Address 50 e 100 e o cara ‚ maior gente fina, barateiro e entrega at‚ na Patag“nia, toma nota: Tech Jet, (11) 4368-4799 ou www.techmotorsports.com.br Agora chega, t ?

Tornado suspeita
Tenho uma XR 250, e estou muito satisfeito, tem um motor que responde a qualquer chamado. O fato ‚ que s¢ ou‡o coment rios de que o motor da tornado nÆo aguenta muito tempo (estou suspeitando disso porque come‡ou um vazamento no cabe‡ote) e tamb‚m ou‡o que a XT 225, apesar de ter um motor com menos potˆncia ‚ mais veloz.  verdade? E o motor da Tornado, d  problema? (minha moto est  com 10.000 Km) Por favor me respondam.
Ricardo Gabiatti
Seara – SC
“xe, tem Sear  em Santa Catarina? Ric, a parada ‚ a seguinte, nunca vi povo pra ser fofoqueiro e mal informado como dono de moto. Rapaz, rodei trocentos mil km de Tornado e a £nica coisa que estragou foi minha bunda. Fora uns manos que andaram reclamando da embreagem, nÆo recebi nenhuma outra queixa. Est  vazando ¢leo? Arruma logo senÆo pode detonar o motor. Ah, o dia em que uma XT 225 for mais veloz que a Tornado 250 eu tomo banho pelado no Tietˆ.

T‚cnicas
penso que para evitar problemas e duvidas como a daquele man‚ que disse entender de freios vocˆ grande GURU poderia escrever um artigo , se j  nÆo o fez , sobre as diferen‡as: freio a disco (ventilado , simples e com borda irregular) e a tambor. suspensÆo normal e up-side down. simples e dupla na traseira
bernhard jordan
campinas
BernardÆo, quanto tempo! Sim, o grande e calvo guru Tite escrever  muitos artigos t‚cnicos para deleite da plat‚ia. S¢ que o grande Guru tamb‚m precisa alimentar duas filhas, algumas mulheres e a gasolina Podium de sua SpeedMaster 650 e pra isso precisa de patrocinadores que mantenham o guru bem alimentado com arroz integral, salada de xuxu e caviar.

Cacoete
Fala ai macho v‚io, bixo, acompanho seus artigos desde 2001/2002, aquela ‚poca eu tinha uma CB 500/2001, show d bola aquela motoca, antes tinha uma Falcon 2000, e depois troquei a 500`s por uma tornado, esta foi realmente supreendente, hoje nao ando + d moto, ‚ mais f cil e positivo rapariguar de carro mas tio, d  pra ficar rico testando moto ? o q vejo nas cartas ‚ sempre a mesma coisa, a galera da CG, querendo mais desempenho a custa d gambiarras (q imaginao eles tem) se querem mais potencia, deveriam trocar por uma d maior cilindrada, resumindo, o problema do povo da CG, ‚ grana, deles e da torcida do mengÆo mas titio, vc fala sempre de suas filhas, coloca umas fotos delas ai, p/ os leitores apreciarem o site ‚ 10, parabens a vc e sua equipe. abra‡os p/ os torcedores do. TimÆo.
Marino Vasconcelos
Cacoal – RO. (rondonia, nao roraima)
Azul Marino, cˆ t  bem loko? Perdeu a no‡Æo do perigo? Como se atreve a mencionar minhas santas filhas??? Vou mandar uma foto da minha montanha de m£sculos pra ver se vc baixa a bolinha. Parece que todos os motociclistas do Brasil entraram nesta onda de querer mais desempenho em uma 125/150 utilit ria. Vc tem razÆo, porque as vezes ‚ mais barato e sensato partir para uma motoca maior usada do que esguelar um motorzinho at‚ o bicho derreter. Vc reparou na quantidade de gente que quer preparar Biz e CG? Karaka, peguem uma CBX 200 usada! Sauda‡äes alvi-negras, salve TimÆo e lembran‡as ao pessoal de Roraima!