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111 km/litro

No começo desta década, o Professor Doutor Ferdinand Piech, hoje chairman da diretoria supervisora da Volkswagen AG, queria porque queria fazer um carro que gastasse 1 litro de combustível para percorrer 100km. Em 2002 foi apresentado o protótipo do VW 1-litre, seguido em 2009 por um outro protótipo, chamado L1, cujo motor diesel queimava 1,38 litro a cada 100 km. Agora, há um terceiro protótipo, o XL1, que queima 0,9 litro de diesel para cobrir os mesmos 100 km.

Mostrado no Salão de Qatar do fim do mês passado, o XL1 mede 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de largura, 1.156 mm em altura, 2.224 mm de entreeixos e acomoda duas pessoas – o que, de acordo com a fábrica, traz a visão de um carro de um litro perto de sua maturidade para produção.

O trem de força é híbrido plug-in composto de um motor turbodiesel de dois cilindros e 800 cm³ que desenvolve 48 hp, 12 Nm de torque e responde aos limites Euro V de emissões, mais um motor elétrico de 27 hp, 100 Nm de torque, um pacote de baterias de íons de lítio recarregáveis em rede doméstica ou comercial, e a caixa VW DSG de duas embreagens e 7 marchas.

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O desempenho do XL1, de acordo com a engenharia da Volkswagen, é de zero a cem em 11,9 segundos, velocidade máxima eletronicamente controlada de 160 km/h, consumo global de 0,9 litro a cada 100 km e emissões de 24 g/km.

A autonomia em elétrico é de 35 km, com o turbodiesel é de 550 k.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.