Publicidade
Os pilotos Honda somam já oito vitórias em 11 possíveis até ao momento em 2011, o que faz com que esta seja já a melhor temporada do construtor desde a introdução do limite de capacidade de 800cc no MotoGP.

Os pilotos Honda somam já oito vitórias em 11 possíveis até ao momento em 2011, o que faz com que esta seja já a melhor temporada do construtor desde a introdução do limite de capacidade de 800cc no MotoGP.

O último ano das máquinas de 800cc está a ser de sucesso para o fabricante nipónico e a começar logo na primeira corrida do ano, no Qatar, onde Casey Stoner deu à Honda a primeira pole position no Circuito Internacional de Losail desde que o australiano assinou resultado igual na qualificação para a prova de 2006, na altura com uma Honda satélite. Com Pedrosa na segunda posição da grelha foi também a primeira vez que a Honda garantiu os dois primeiros postos da grelha de MotoGP desde o GP de Valência de 2005, altura em Sete Gibernau e Marco Melandri assinaram os melhores registos de sábado.

A subsequente vitória de Stoner no Qatar foi a primeira na abertura da temporada para a Honda desde o triunfo de Valentino Rossi em Suzuka, em 2003, e a primeira da marca no traçado desde 2004, com Sete Gibernau aos comandos da RC211V de 990cc.

A quarta jornada na França viu Stoner voltar a vencer, dando ao construtor a primeira vitória na categoria rainha em Le Mans desde Marco Melandri, em 2006. Stoner venceu depois na Catalunha e, em conjunto com a vitória de Pedrosa na terceira jornada no Estoril, a Honda garantiu a primeira sequência de três triunfos seguidos na era das 800cc de MotoGP.

Publicidade

Silverstone viu Stoner de novo no topo, tornando-se no primeiro piloto Honda a vencer três corridas consecutivas de MotoGP desde Valentino Rossi em 2003, com as 990cc.

A 11ª jornada em Brno viu o pódio ser dominado por pilotos Honda – algo inédito desde a corrida de MotoGP no GP dos Estados Unidos em Laguna Seca, em 2006. O triunfo de Stoner em Brno foi a primeira por parte de um piloto Honda no GP checo desde Sete Gibernau, em 2004.

A Honda está agora a 15 pontos de distância do total máximo de pontos possível de conquistar ao cabo das 11 primeiras corridas do ano e já igualou o total de vitórias que conquistou em 2006, última temporada da era das 990cc de MotoGP.

Publicidade