Publicidade

EMERYVILLE, Calif. & PARIS—(28 de setembro de 2011) – Amyris, Inc. (NASDAQ: AMRS), uma empresa líder no ramo de produtos químicos renováveis e combustíveis, e Michelin (EPA: ML), líder em inovação no ramo de pneus, anunciaram hoje que as duas empresas assinaram um acordo definitivo de colaboração para desenvolvimento e comercialização do isopreno de fontes renováveis No Compromise® da Amyris, o principal componente químico em pneus e de outros produtos que utilizam borrachas naturais e sintéticas.

Por esse acordo, a Amyris e a Michelin irão compartilhar os custos e recursos técnicos para desenvolver a tecnologia da Amyris para produção do isopreno a partir de matérias-primas renováveis. A Amyris espera iniciar a comercialização desse isopreno em 2015 para uso em pneus e outras aplicações especiais como adesivos, revestimentos e selantes. A Michelin está comprometida com o escoamento de volumes do produto durante dez anos. Além disso, a Amyris detém o direito de vender seu isopreno de fontes renováveis para outros clientes.

“Esta parceria permitirá a ambas as empresas continuar a tradição de inovação da Michelin na indústria de pneus e expandir a plataforma industrial de biotecnologia da Amyris para novos produtos,” disse John Melo, CEO da Amyris. “A demanda crescente por isopreno e a vontade de aumentar a fonte de matérias-primas sustentáveis criam uma grande oportunidade para a Amyris trazer para o mercado soluções renováveis com o desempenho do No Compromise® , o que também reduz a volatilidade dos preços.”

A tecnologia da Amyris, usada atualmente para produzir, em escala comercial, uma molécula com 15 átomos de carbono chamada farneseno, também pode converter açúcares de plantas em isopreno, uma molécula contendo cinco átomos de carbono e que constitui o principal ingrediente para produção de borracha sintética. Tradicionalmente, o isopreno tem sido obtido como um sub-produto do craqueamento térmico da nafta para produção de etileno, ou via síntese a partir da fração C4 de resíduos de refinaria. À medida que a indústria petroquímica se adapta a craqueamentos mais leves com o advento do gás de xisto, novas fontes de isopreno se tornam necessárias.

Publicidade

Sobre a Amyris, Inc.
A Amyris é uma empresa integrada de produtos renováveis focada no fornecimento de alternativas sustentáveis para uma extensa gama de derivados do petróleo. A empresa utiliza sua plataforma industrial de síntese biológica para converter açúcares de plantas em vários hidrocarbonetos – moléculas versáteis, que podem ser usadas em uma variedade de produtos. A Amyris está comercializando esses produtos tanto como ingredientes renováveis No Compromise® para cosméticos, flavorizantes e aromas, polímeros, lubrificantes e consumíveis, quanto como diesel e combustível de aviação renováveis No Compromise. A Amyris Brasil Ltda., uma subsidiária da Amyris, supervisiona a implantação e a expansão da produção da empresa no Brasil. A Amyris também possui instalações de distribuição de combustíveis no Estados Unidos, através de sua subsidiária Amyris Fuels, LLC. Mais informações sobre a Amyris estão disponíveis na página www.amyris.com.br .

Sobre a Michelin
Dedicada ao aumento da mobilidade sustentável, a Michelin projeta, fabrica e vende pneus para todo tipo de veículos, incluindo aviões, automóveis, bicicletas, escavadeiras, equipamentos agrícolas, caminhões pesados e motocicletas. A Michelin emprega 111.000 pessoas em mais de 170 países e opera 70 fábricas em 18 países distribuídos pelos cinco continentes. A empresa também publica guias de viagem, de hotéis e de restaurantes, mapas e atlas rodoviários, além de oferecer serviços eletrônicos de apoio à mobilidade pelo ViaMichelin.com. Pesquisa e desenvolvimento de inovação vêm sendo conduzidos em centros tecnológicos instalados na Ásia, Europa e América do Norte. Mais informações sobre a Michelin estão disponíveis em www.michelin.com/corporate.