Publicidade

A 36ª edição da mais tradicional prova do motociclismo off-road do Brasil – Enduro da Independência – parte de Lavras (MG) no próximo dia 5, quarta-feira, e segue rumo às trilhas altas da Serra da Mantiqueira. Os organizadores prometem que esta será a prova mais desafiadora em 36 anos de história, com percurso de aproximadamente 650 quilômetros até Itajubá (MG).

Com a primeira etapa circular, que larga e retorna para Lavras, o Enduro da Independência exigirá grande nível técnico dos competidores. O segundo dia será tomado pelas pedras, saindo de Lavras e passando por Ingaí, São Tomé das Letras, Conceição do Rio Verde até a chegada em Lambari (MG). No terceiro dia muda o terreno novamente e os competidores seguem para Itajubá, mas antes passam por Heliodora e Natércia. No sábado, dia 8, mais uma etapa circular em Itajubá, celebrando os “balaios” entre subidas e descidas íngremes, que ficam entre Itajubá e Piranguçu.

Tunico Maciel, campeão do Rally dos Sertões 2018, quer a inédita vitória no Enduro da Independência deste ano (Fotos de Idário Café - Mundo Press)

Tunico Maciel, campeão do Rally dos Sertões 2018, quer a inédita vitória no Enduro da Independência deste ano (Fotos de Idário Café – Mundo Press)

Piloto campeões já confirmaram presença, como Emerson “Bombadinho’ Loth (tricampeão brasileiro de enduro de regularidade), Tunico Maciel (campeão do Rally dos Sertões deste ano) os irmãos Rigor Rico e Ripi Galileu, que venceram a categoria Duplas Graduados no ano passado entre muitos outros. Tunico, que vai correr em casa, pelo menos no primeiro dia do Enduro da Independência, busca o inédito campeonato na categoria Master, onde correm os pilotos da elite.

Publicidade

A Honda é a patrocinadora master do Enduro da Independência pela sétima temporada consecutiva e sua equipe vai completa para a prova. A equipe Honda Racing terá ainda o tetracampeão da prova Dário Júlio, outro piloto de Lavras, que irá acelerar uma CRF 230F pela categoria Brasil, e por Gabriel “Tomate” Soares, piloto de Enduro FIM que fará sua estreia na modalidade, disputando a categoria Master a bordo de uma CRF 250R. O multicampeão off-road Felipe Zanol, chefe de equipe de Enduro FIM da Honda Racing, foi nomeado embaixador da prova pela organização e marcará presença no evento.

Os irmãos Rigor Rico e Ripi Galileu também estarão nas trilhas do Sul de MInas (Foto de Gustavo Narci

Os irmãos Rigor Rico e Ripi Galileu também estarão nas trilhas do Sul de MInas (Foto de Gustavo Narciso)

Além dos desafios em mata fechada e os desafios naturais dos diferentes terrenos, os pilotos irão encarar o forte frio da região da Serra da Mantiqueira e estas condições climáticas adversas exigirão bastante preparo físico e mental dos candidatos ao título do Enduro da Independência.

Programação do 36º Enduro da Independência

  1. Terça-feira (04/09) – Largada promocional em Lavras (MG)
  2. Quarta-feira (05/09) – Lavras (MG) a Lavras (MG)
  3. Quinta-feira (06/09) – Lavras (MG) a Lambari (MG)
  4. Sexta-feira (07/09) – Lambari (MG) a Itajubá (MG)
  5. Sábado (08/09)  Itajubá (MG) a Itajubá (MG)

Foto do destaque: Piloto Emerson Loth, clicado por Angelo Savastano

Publicidade

separador-enduro-da-independencia

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.