Publicidade

Esporte oferece turismo sustentável e aventura nos dias 8 a 10 de abril

A 4ª Copa de Mountain Bike Downhill promete agitar a cidade de Salto, a 100 quilômetros da Capital, nos dias 8 a 10 de abril. A competição acontecerá no Complexo Turístico de Lavras – um dos maiores atrativos turísticos de São Paulo.

Com muita aventura, o Downhill animará ciclistas e fãs deste gênero esportivo. As trilhas percorridas perpassam as belezas criadas pelo homem e pela natureza. São caminhos em meio à mata nativa, em volta do rio Tietê, iniciadas num dos maiores monumentos já construídos no Brasil, o Monumento a Nossa Senhora do Monte Serrat.

O percurso que será feito pelos ciclistas tem início a 30 metros de altura, no topo do Monumento à Padroeira de Salto. Os pilotos descerão pela rampa em caracol, que fica no entorno da Santa, passarão por obstáculos surpresa e entrarão no Parque de Lavras. Somente após muitos obstáculos naturais, o trajeto de aproximadamente 650 metros termina na sede da antiga usina hidrelétrica que dá nome ao parque, às margens do rio Tietê.
Idealizado em 2008 para promover o turismo sustentável e a preservação do patrimônio cultural e ambiental em Salto, o Desafio da Santa ganha sua quarta edição devido ao sucesso das primeiras edições. Hoje, a competição está incluída no calendário oficial da Confederação Brasileira de Mountain Bike Downhill, ganhando projeção internacional.
A 4ª Copa Salto “Desafio da Santa” de Mountain Bike DownHill é promovida pela Salto Adventure Eventos Esportivos. O evento conta com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Salto, através das Secretarias de Esportes e de Cultura e Turismo.
Adrenalina
O Downhill (ladeira abaixo) é uma modalidade do Mountain Bike. Nascida na Califórnia, era praticada por ciclistas hippies da época, que queriam sair da rotina do asfalto. No Brasil, as primeiras competições aconteceram no início da década de 90 e eram praticadas com bicicletas de Cross Country. Por aproximar as pessoas da natureza, do prazer e da adrenalina, o esporte se espalhou rapidamente.

Publicidade

Durante os desafios de Downhill, ciclistas enfrentam uma pista repleta de obstáculos, como pedras, degraus, gaps (vãos que devem ser transpostos), duplos (obstáculo com rampas de lançamento e de recepção), valas, erosões e lama. Tantas dificuldades garantem a beleza do espetáculo e elevam a adrenalina, tanto dos ciclistas quanto do público que acompanha as competições.

Programação
Sexta Feira – 08/04
10h às 18h – Treinos livres
Sábado – 09/04
09h às 18h – Treinos livres
20h – Confraternização entre pilotos
Domingo – 10/04
08h às 10h – Treinos livres
10h30 – Início da prova
12h – Premiação