Foto: Cb 400Four do Tite

400 Four, pé de boi, tancão, Burgman 200 etc

Foto: Cb 400Four do Tite

Foto: Cb 400Four do Tite

Tite! Me interessei por uma Honda CB 400 Four numa feira (nÆo me lembro o ano dela). Procurei no f¢rum alguma coisa sobre essa moto mas nÆo vi nada. Vocˆ j  dirigiu uma dessas? A mecƒnica dela ‚ muito complicada e cara? Porque se eu compr -la vou ter que dar uma reforma geral nela. Vale a pena?
Andr‚ – Manaus/AM
Karaka, essa foi a moto que mais durou na minha mÆo: 10 anos e mais de 100.000 km rodados! A manuten‡Æo ‚ muito simples, barata e f cil.  uma cl ssica dos anos 70 e vc ter  uma moto rara e linda, mas preserve o escapamento original!

P‚ de Boi
Tite, gostaria de saber se vc teria alguma informa‡Æo sobre a boataria que a Honda vai lan‡ar um modelo P‚ de Boi, baratÆo mesmo. Se sabe, quando e que vai lan‡ar e por quanto?
ricardo tooru miyazaki – SÆo Paulo
Oficialmente eu nÆo fui informado de nada, mas vc j  ‚ o segundo que comenta a mesma coisa! Onde h  fuma‡a…

TancÆo
Em rela‡Æo … autonomia, principalmente das XT 600, existe uma alternativa, feita pelos meus amigos Bonga e Irivan aqui em Curitiba, e que pode ser vista no site www.bonier.com.br. Eles produzem tanques de a‡o, se nÆo me engano com capacidade de 30~40 litros, nÆo estou certo.
Rodolpho – Curitiba
Normalmente nÆo dou esse tipo de boiada, mas como se trata de um ¡dolo da escalada, Irivan Burda, tem todo meu apoio! Eu vi a moto pessoalmente em Gramado, RS e os jornalistas fotografaram sem saber que era do Irivan!

Foto: XT 600 com tanque de 30 litros

Foto: XT 600 com tanque de 30 litros

Burgman 200
Tite, tenho uma Suzuki Burgman An 125 e estou muito satisfeito com ela. Por‚m na comunidade do Orkut que eu participo “Scooter Suzuki Burgman AN 125″ apareceu uma mensagem sobre uma Burgman 200. vc est  sabendo de alguma coisa?
Fernando – Foz do Igua‡u – Pr
Sim, estou sabendo porque colaboro com a revista citada. Seguinte: primeiro o scooter vendido no Brasil NÇO  o Burgman, mas o AN 125, “batizado” de Burgman. Na Europa o Burgman ‚ bem diferente e tem a versÆo 200, 400 e 650.

Colete
Tite! agrade‡o acho at‚ q em nome de todos por vocˆ te esclarecido essa polˆmica do colete/capacete com placa da moto !  por essa e outras que cada dia mais dou mais cr‚dito para seu site e consigo convencer mais amigos que este site ‚ melhor que muita revista!
Juliano – Ita£na MG
Tite, longe de mim utilizar de preconceito, mas diz pra mim.  impressÆo minha ou a maior parte das leis absurdas que vocˆ divulgou ‚ de deputados do norte e nordeste? Ser  que eles tem a no‡Æo que em boa parte do interior dos seus estados ningu‚m usa capacete?
Janjaopedilesma – londrina paran 
Tite ‚ simplesmete lamentavel o que nossos excelentissimos governantes fazem com os motociclistas, ao invez de apoiarem esse meio de transporte pouco poluente e extremamente prazeroso, fazem de tudo para barrar o desenvolvimento dessa classe.  incrivel como os governantes perdem tempo com propostas inuteis e que atrapalham a vida de quem tem o que fazer ao invez de votar a &ù#$# das reformas economicas, ministeriais, etc, Mas ‚ claro atrapalhar quem tenta trabalhar ‚ facil. Votar o aumento de salario dos deputados em 100% tb n‚? Mas nÆo eles nÆo tem vergonha de diminuir a proposta salarial de 375 para 360 . Que P is ‚ esse? Que povo ‚ esse? Pq somos feitos de trouxa e nunca falamos nada? Nunca vamos fazer nada? Seremos sempre conformados?
Thiago – Sao Carlos SP
Acho sinceramente que devemos exigir que todo pol¡tico seja obrigado a portar em local VISÖVEL o partido pol¡tico e estado que representa. Tipo um colete escrito PMDB-ES. Assim os eleitores se ligam e votam em partidos com melhores propostas. JanjÆo, muito bem analisado! E agora, que dois assaltantes montados em bicicletas assassinaram uma senhora no Rio de Janeiro? Ser  que vÆo exigir que todo ciclista use colete com RG bem vis¡vel?

Wheeling
Quero saber se existe alguma escola de wheeling no Brasil (interior), se tem macetes para empinar, dicas de freios, aceleracÆo etc nas manobras de wheeling,
Renato – Porto Ferreira-sp
Por enquanto nÆo, mas j  h  planos. Ali s, falando em curso de wheeling, vejam que interessante: quando procurei as empresas pra patrocinar meu curso de pilotagem preventiva recebi v rios NÇOS. Mas uma das equipes de wheeling tem patroc¡nio de empresas como Honda, Pirelli, Mobil, Yuasa etc. Interessante: pilotagem preventiva nÆo merece patroc¡nio, mas exibir manobras radicais sim! Lisarb ‚ fogo mesmo!

Escape
Tite tenho uma shadow 600 e queria deixar o ronco dela um pouco mais alto e talvez um pouco mais grave, porem nÆo queria trocar por um escapamento esportivo pois acho que fica muito alto e desagradavel para vagens.Vocˆ tem alguma solu‡Æo? e mais uma pergunta pode dar algum problema com a mudan‡a que for feita?
Henrique – valinhos-sp
Todo mundo sabe que sou contra ru¡dos, ou seja, nÆo sei o que te responder! Entre no nosso f¢rum Motonline e pesquise com os leitores.

Cor
OI, estou precisando pintar uma moto cbr 1100 xx Black Bird da Honda, e todas as casas de tintas me pedem o c¢digo da mesma, o problema que o c¢digo que eu tenho nao bate com o das lojas de tintas, o c¢digo q eu tenho ‚ NH463(06ym) essa moto ‚ preto met lico, se tiverem algo por favor me envie.
JoÆo – Salvador/Ba
JoÆo, entre no nosso f¢rum Motonline e veja se algu‚m de salva!

Pilotagem
Tite, gosto de andar em estradas de terra e li que em curvas fechadas de baixa aderˆncia, ‚ sempre aconselh vel colocar todo o peso na pedaleira do lado de fora da curva e a perna a frente – em dire‡Æo ao pneu – do lado de dentro da curva. O p‚ a frente para coibir uma escapada de frente (e jogar mais massa no pneu da frente) eu j  utilizava; agora, com a pressÆo na pedaleira contr ria, ficou bem melhor para contornar melhor os “cotovelos” de cascalho. No asfalto, utilizo os p‚ e os joelhos para mudan‡as mais seguras de dire‡Æo (pressÆo pedaleira/tanque), pergunto: em curvas bem fechadas e molhadas de asfalto (tipo estacionamento de shooping) ou cal‡amento, utilizo a t‚cnica de pressÆo na pedaleira contr ria ou nÆo faz sentido nesses casos longe da terra? H , esperamos mais dicas de pilotagem para andarmos mais seguros!
Gustavo – Bento Gon‡alves-RS
Vc est  cert¡ssimo! Na chuva use a for‡a na pedaleira EXTERNA!

Chuva
Tite!Sou novato nas duas rodas,e tambem um feliz poprietario de uma Yes, veiculo que utilizo diariamente na ida ao trabalho (em Vinhedo). Recentemente peguei minha primeira chuva na estrada,e notei que os freios da suzukinha ficaram assustadoramente ineficientes.Como a id‚ia de entrar para as estatisticas de acidentes nÆo me seduz, pergunto:O que fazer para melhorar a eficiˆncia dos freios na chuva?
Roberto – Campinas SP
S¢ existe uma forma: reduzir MUITO a sua velocidade. Os espa‡os de frenagem aumentam muito na chuva, portanto v  devagar!