Publicidade

A 2¦ Prova de Motocross Freestyle vai reunir os melhores pilotos da modalidade, nos dias 24 e 25 de janeiro em SÆo Paulo, como parte das comemora‡äes de anivers rio da cidade.

A competi‡Æo ser  realizada no Parque das Bicicletas, na Alameda Ira‚, 35 em Moema, pr¢xima ao Parque Ibirapuera, com entrada franca. O freestyle motocross consiste em realizar manobras sobre a moto durante os saltos. No Parque das Bicicletas, os pilotos vÆo saltar sobre uma carreta de 25 metros, desenvolvida especialmente para esse fim.

Seis pilotos j  confirmaram presen‡a: Jorge Negretti, os irmÆos Gianpaulo e Giancarlo Bergamini, Jonatan Gon‡alves, El¢i de Oliveira e Cyro Oliveira, campeÆo da modalidade em 2003. Eles usarÆo motocicletas importadas de competi‡Æo, os mesmos modelos nas provas de motocross. SÆo modelos especiais e tˆm muito pouco em comum com as motos usadas na rua. Suas principais caracter¡sticas sÆo as suspensäes de longo curso, apropriadas para grandes saltos e absor‡Æo de impactos na aterrissagem e uma brutal acelera‡Æo.

A 2¦ Prova de Motocross Freestyle ser  organizada pela MF Promo‡äes Esportivas e pela TV Globo, que vai transmitir as finais no Esporte Espetacular, dentro da programa‡Æo dos Jogos Mundiais de VerÆo – Jogos Urbanos – Radicais, a partir das 9 horas de domingo.

Publicidade

Nomenclatura das principais manobras:
Can Can – Unir os p‚s numa s¢ pedaleira, passando a perna pela frente do corpo;
Cliff Hanger – Soltar o guidÆo e toc -lo com os p‚s;
C¢rdoba – Soltar o guidÆo, toc -lo com os p‚s e deitar o corpo para tr s;
Hart Attack – Ficar de cabe‡a para baixo na moto;
Hartattack – O piloto fica perpendicular a moto, formando quase um ƒngulo de 90§;
Heel Clicker – Unir a planta dos p‚s sobre o guidÆo;
Minxair –  uma das manobras mais impressionantes. O piloto “voa” paralelamente … moto, por alguns instantes, sem nenhum ponto de contato. No Holyman o piloto fica preso … moto por uma corda el stica, permitindo que se distancie ainda mais;
Nac Nac – Unir os p‚s numa s¢ pedaleira, passando a perna por tr s do corpo;
No Foot – Tirar os p‚s das pedaleiras;
No Foot Can Can – Unir os p‚s no ar, de um lado da moto;
No Hands – Soltar as mÆos do guidÆo;
No Hands Lander – Aterrissar sem segurar o guidÆo;
Superman – Estender o corpo paralelamente … moto, com os p‚s para tr s, como num v“o do superhomem. Ele pode segurar no guidÆo ou at‚ no banco da moto;
Whip it – “Deitar” a moto no ar.