Publicidade

Nosso site parceiro ‘Você e Sua Moto’ foi atrás de conhecer mulheres que metem a mão na graxa e quebram o paradigma de que oficina é território exclusivo para homens. A conversa foi com Vivian Draga,  paulista de 25 anos, executiva de atendimento, que também é piloto e mecânica.

"A ansiedade era tanta que antes da habilitação chegar eu já tinha comprado uma CB300"

“A ansiedade era tanta que antes da habilitação chegar eu já tinha comprado uma CB300”

Veja abaixo as apaixonadas respostas dessa garota que merece o respeito dos marmanjos:

Redação – O que a fez apaixonar-se por motos?
Vivian –
Desde os 12 anos eu esperava chegarem às férias para ir ao Paraná porque sabia que ia andar de moto lá. Em São Paulo meus pais nunca tiveram motos.

Publicidade

Redação – Quando foi a sua primeira vez com motos?
Vivian – Não me lembro da primeira vez. Acredito que era bem novinha. Sempre tive amor por duas rodas e em férias nas casas de tios eu ficava ‘colada’ na moto até alguém me levar para passear. Um dia encontrei uma foto de quando tinha 07 anos e nela estou sentada em uma Honda CG 125 1990 na casa da minha avó, na Bahia. Na foto já dava pra ver a paixão. Acho que ali foi a primeira vez. Porém só fui tirar minha habilitação de moto aos 20 anos. A ansiedade era tanta que antes da habilitação chegar eu já tinha comprado uma CB300.

Dia de juntar as amigas e passear

Dia de juntar as amigas e passear

Redação – Como se interessou por mecânica?
Vivian – Sempre achei legal saber como funcionava a moto e ai comecei a pesquisar na internet sobre dicas de onde ficavam algumas peças. Desmontava a CB300 só para olhar e com o tempo fui tomando coragem de por a mão na graxa. Ao comprar minha Kawasaki Ninja 250R, a paixão aumentou e nos finais de semana, no escritório da T-Rider, sempre arrumo uma desculpa para mexer nas motos olhar filtro de ar, trocar óleo, lubrificar corrente, regular embreagem, trocar pastilha de freio, líquido do radiador, enfim, o básico da mecânica. Afinal ainda sou aprendiz.

"No começo eu sentia que eles ficavam me testando para ver se realmente sabia do que estava falando, mas com o tempo ganhei o respeito deles sobre o assunto"

“No começo eu sentia que eles ficavam me testando para ver se realmente sabia do que estava falando, mas com o tempo ganhei o respeito deles sobre o assunto”

Publicidade
Vivian Draga

Vivian Draga

Redação – Uma mulher que entende de mecânica de motos assusta os homens?
Vivian – É engraçado, no começo eu sentia que eles ficavam me testando para ver se eu realmente sabia do que estava falando, mas com o tempo ganhei o respeito deles sobre o assunto. Hoje muitos me perguntam sobre dicas de peças, valores, onde comprar ou como faz pra trocar. Às vezes percebo que para alguns perguntar para uma mulher é mais fácil do que para um homem, por temer aquela frase “- Ei, cara! Você não sabe?” e pela paciência que temos para explicar.

Redação – Já deixou algum homem desconcertado por conta dele achar que você nada sabia?
Vivian – Sim! Na verdade foi numa oficina. A moto precisava apenas de vela e filtro de ar. Eu já havia verificado que eram esses dois componentes que necessitavam serem trocados. Ao chegar à oficina tentaram me enrolar um pouco para empurrar outras coisas, acabei falando o motivo de ter que trocar apenas esses dois componentes. Mas sempre é engraçado entrar em uma oficina para comprar qualquer peça, às vezes vou lá na hora do almoço de salto e social e o atendente acha engraçado atender uma mulher.

"Tenho costume de chamar quem está começando a andar para dar uma volta comigo, vou dando noções de como agir no corredor em São Paulo"

“Tenho costume de chamar quem está começando a andar para dar uma volta comigo, vou dando noções de como agir no corredor em São Paulo”

Publicidade

Já aconteceu de estar em uma roda de papo com os meninos, eles falando sobre motores, peças e eu estar só olhando. De repente começou entre eles uma leve discussão sobre tipos de relação e pneus. Foi quando entrei no assunto explicando o motivo do tamanho do pneu, tipo de relação, onde comprar. Eles pararam e ficaram olhando pra minha cara de quem “Ei, da onde você veio? E como você sabe de tudo isso?” Eu sempre achei graça dessas situações.

Não aconteceu apenas sobre mecânica. Os meninos sempre se surpreendem quando passo algumas técnicas de pilotagem, como posição de penas, braços, equipamentos de segurança. Entre meus amigos acabo sendo referência para eles e para as meninas uma “professora”! Tenho costume de chamar quem está começando a andar para dar uma volta comigo, vou dando noções de como agir no corredor em São Paulo ou passo noções de como controlar a moto, frenagem e aceleração; tento mostrar para as meninas que a moto é sua maior aliada.

A moto é minha maior motivação para o dia-a-dia. É montar nela e o amor transborda

A moto é minha maior motivação para o dia-a-dia. É montar nela e o amor transborda

Redação – O que significa o motociclismo na sua vida?
Vivian – Tudo! É minha maior motivação para o dia-a-dia. Vou trabalhar de moto, ando aos fins de semana. A vida sobre duas rodas me trouxe meus melhores amigos. A paixão por motos não se descreve… ao ligar a moto de manhã para um passeio, ouvir o ronco do motor, colocar luvas, capacete, jaqueta, tudo pensando na estrada, na paisagem, nas curvas é indescritível! É fazer isso e o amor transborda.

Redação – O que mais te emocionou esses anos todos?
Vivian – Foi quando as pessoas começaram a me reconhecer pela paixão em motos como um todo. Vi muitas meninas querendo aprender a pilotar e interessadas em mecânica. Tomaram a iniciativa ao me verem fazendo e vendo que é possível aprender em tão pouco tempo como eu aprendi, pilotando em circuito fechado, rodando na estrada, e com isso elas e eu hoje olhamos no retrovisor e perdemos de vista às vezes a grande quantidade de motos juntas em um simples passeio de domingo. Até hoje, isso, é o que me deixa mais feliz… (emocionada).

Amigas

Na estrada com as amigas

Redação – O que você diria para as mulheres que desejam andar de moto e que pretendem meter a mão na graxa?
Vivian – Meninas, é mais fácil do que vocês imaginam! Leiam muito os manuais da sua moto e das outras motos; procurem vídeos na internet; conversem com mecânicos para tirar dúvidas simples, e quando perceberem estarão fazendo tudo como eu ou ainda muito melhor.

Separador_motos

Texto publicado originalmente no site parceiro www.voceesuamoto.com.br

Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.