Publicidade

73 carros construídos por estudantes chegam para competição em Piracicaba,SP

Estudantes de 57 instituições de ensino, de 14 estados, Brasília e EUA, disputam a competição da SAE BRASIL, de 19 a 22 de março

Mais de mil estudantes de engenharia do Brasil e EUA chegam nesta quinta-feira (19), em Piracicaba, SP, para a tradicional Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que se estende até domingo (22). Na bagagem, os alunos de 57 instituições de ensino trazem 73 carros off-road, conhecidos como Baja SAE, para serem avaliados tecnicamente, por especialistas da indústria, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA). A competição de engenharia é aberta ao público no domingo, às 9h, e o ingresso é 1 kg de alimento não-perecível.

Reconhecida pelas principais empresas da área da mobilidade do País, como o principal programa de desenvolvimento de novos talentos da engenharia brasileira, a competição realizada pela SAE BRASIL, há 15 anos, desafia os universitários a projetarem, buscarem patrocínios e construírem os veículos off-road de acordo com o regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br

Publicidade

Assim, em Piracicaba, as equipes deverão apresentar seus projetos para uma banca de juízes e submeter os carros, num ambiente real, a rigorosos testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro de quatro horas, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual veículos e pilotos são desafiados no aspecto resistência.

Entre as 73 equipes inscritas (foram 70 em 2008), 72 representam 14 Estados brasileiros e o Distrito Federal, e uma é de Nova York. São Paulo possui 21 equipes, seguido do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul com nove equipes cada, Minas Gerais com sete e Santa Catarina com cinco. Paraná e Pernambuco têm quatro equipes cada, Paraíba três e os Estados do Ceará, Espírito Santo e Pará contam com duas equipes cada. O Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Norte e o Piauí – estreante este ano – possuem uma equipe cada (ver lista). As equipes têm média de 15 estudantes.

Das 73 equipes (foram 70 em 2008) quatro são de instituições que participam pela primeira vez. São as equipes Bicho Minero, do Centro Universitário do Sul de Minas; Baja Unisc, da Universidade de Santa Cruz do Sul; Bajuina, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí (Cefet PI); e a Amazon Baja, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet PA).

Ao final da competição, as duas equipes que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Wisconsin, que será realizada pela SAE International,
de 16 a 19 de junho, em Milwalkee, nos Estados Unidos. Organizada há 40 anos, a competição norte-americana reúne mais de 100 equipes de vários países. Participante desde 1996, o Brasil é tetracampeão na competição.

Publicidade

Veículos – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, conta que o Projeto Baja SAE é um dos programas de maior sucesso organizados pela associação na capacitação dos futuros engenheiros, no qual estudantes são envolvidos em caso real de desenvolvimento de um veículo em todas as ações correlatas. “Além de praticarem os conceitos teóricos adquiridos em sala de aula, eles são submetidos às experiências da vida real, como trabalho em equipe, atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para o projeto e atividades diversas, muitas delas em áreas não exploradas nos cursos regulares, mas que incentivam a criatividade e o surgimento de lideranças”, diz. Segundo Botelho, muitas empresas têm priorizado a contratação de ex-participantes do Projeto por terem a certeza de que eles estão bem preparados. “Isso comprova a importância da competição, um orgulho da SAE BRASIL”, afirma.

Quando – de 19 a 22 de março de 2009
Onde – ECPA – rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, São Paulo – mapa

PROGRAMAÇÃO
Dia 19 (quinta-feira) – 14h às 17h50 – avaliações de segurança e inspeção técnica.

Publicidade

Dia 20 (sexta) – 9h às 17h50 – avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.

Dia 21 (sábado) – 9h às 10h30, repescagem de segurança. Das 11h às 16h, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). Das 17h às 19h, finais de apresentação de projeto.

Dia 22 (domingo) – Às 9h15 formação do grid de largada. Das 10h às 14h, enduro de resistência. Às 15h30, cerimônia de encerramento.

A competição é aberta ao público no domingo, às 9h. O ingresso é 1 kg de alimento não-perecível.