Publicidade

ONG quer reunir mais de 5 mil bicicletas na pedalada ecológica que tem como tema -Por um Brasil sustentável-

No dia 6 de junho, domingo, as ruas de Brasília serão palco de uma mobilização em prol do meio ambiente. É o 8º Passeio Ciclístico Rodas da Paz que espera reunir ciclistas de todas as idades nos 15 km de percurso. A Organização Não-Governamental quer mostrar a bicicleta como veículo sustentável que, além de não poluir o meio ambiente contribui para a melhoria da qualidade de vida. “Quando o tema é mobilidade humana, a bicicleta se encaixa no que temos de mais ecológico e saudável”, destaca o presidente da Rodas da Paz, Ronaldo Alves.

Além de comemorar o Dia do Meio Ambiente (5/6), o passeio celebra o Ano da Biodiversidade. A novidade este ano é a 1ª Caminhada por um Brasil Sustentável que, assim como o Passeio Ciclístico, pretende conscientizar os participantes sobre a utilização dos recursos naturais de modo consciente e ético, destacando a importância do uso sustentável do meio ambiente. A caminhada sairá da Rua das Bandeiras e seguirá até a Catedral, percorrendo cerca de 4 km. “Nós queremos chamar a atenção de todos, inclusive de quem não pedala”, comenta Ronaldo.

Para participar do evento, basta ir no domingo, 6 de junho, às 8h30, à Rua das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional e entrar no grupo. Camisetas do evento serão vendidas ao preço simbólico de R$ 10 e darão direito à participação em sorteios de bicicletas, acessórios para ciclismo e vales brindes das lojas de bicicletas. Mudas de árvores do cerrado serão distribuídas no local. No apoio do evento, os ciclistas contarão com um -carro-prego – caminhão que serve para resgatar as bicicletas de ciclistas cansados ou que tenham um pneu furado, por exemplo.

Publicidade

Desde 2003, a Rodas da Paz reúne os brasilienses para um grande passeio anual, considerado a maior concentração de bicicletas do país. O principal objetivo do grupo é mostrar que ciclistas, motoristas e pedestres podem conviver em harmonia no trânsito. Por isso, o tráfego não será interrompido durante o passeio em que as bicicletas irão invadir a Esplanada dos Ministérios e a Ponte JK, entre outros monumentos da cidade. “O BPTran e o Detran dão o apoio e a segurança necessários e disciplinamos o pelotão com 60 bicicletas, que são os batedores, mas os carros não deixam de circular”, explica o presidente da ONG. O evento tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente, da Agência Nacional das Águas (ANA) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).

Sobre a Rodas da Paz
A ONG Rodas da Paz nasceu em 2003 com o objetivo de reagir ao crescente número de acidentes e de mortes no trânsito do Distrito Federal. Desde então, promove ações em prol de um trânsito seguro para todos, com especial atenção para os usuários da bicicleta. Além de ser apartidária e sem fins lucrativos, é formada por pessoas de diversos setores. Representa todos os usuários de bicicleta, desde aqueles que vão pedalando para o trabalho até os grupos ciclísticos e atletas profissionais.

A ONG já foi premiada três vezes. Em 2004 recebeu o Prêmio Denatran, em 2006, o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito e em 2007 foi agraciada pelo Ministério Público do Distrito Federal com a Insígnia da Ordem do Mérito.

Serviço: 8º Passeio Ciclístico Rodas da Paz
Data: Domingo, 6 de junho
Hora: 8h30
Local: Praça das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional
Distância total do percurso: 15 km
Participação gratuita
Mais informações no site www.rodasdapaz.org.br

Publicidade