A família Versys da Kawasaki está maior com a chegada da Versys-X 300, uma moto muito aguardada e que chega em outubro ao mercado brasileiro para aumentar a temperatura do segmento das aventureiras de entrada, que andava meio sem graça. Com a chegada da nova Kawasaki, as outras duas representantes japonesas do segmento, Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 Ténéré vão ter que se movimentar para permanecerem competitivas.
Há que se levar em conta ainda a chegada, já anunciada da nova BMW G 310 GS, que chegará em breve ao mercado e que também promete dar uma calor nas outras duas japonesas. Projetada para ser uma moto para todos os momentos, a Kawasaki coloca na moto temperos que valorizam a versatilidade como sua maior virtude, tornando-a uma moto sempre pronta para superar os mais variados obstáculos em todos os ambientes, seja urbano, nas estradas ou fora delas. E isso coloca a moto como uma forte candidata a ganhar a preferência de quem busca aproximar-se dos segmentos médios do mercado de motocicletas.
Equipada com um motor de dois cilindros de 296 cm³ e suspensões de curso médio, a Versys-X 300 chegará às concessionárias Kawasaki em outubro e estará disponível em três variações, partindo da básica, com freios ABS e a Tourer ABS, que vem completa e pronta para todas as aventuras com os acessórios de fábrica.
Tendo a versatilidade como maior destaque, a nova Versys-X 300 tem vários ingredientes para agradar, a começar pelo motor que oferece 40 cv de potência e 2,6 kgf.m de torque, o mesmo motor que equipa a Ninja 300. Mas a configuração aventureira traz um tanque de combustível com capacidade para 17 litros de combustível, suspensões mais altas e um estilo de bigtrail, a exemplo do que já fazem suas irmãs maiores, Versys 650 e Versys 1000.
O câmbio de seis velocidades permite sempre encontrar a combinação ideal de aceleração e força, sem perder de vista a economia de combustível. A moto vem equipada com embreagem assistida e deslizante, que proporciona acionamento mais leve do manete e auxilia em reduções rápidas de marcha. Outro destaque da Versys-X 300 é a ciclística, bem equilibrada e ao mesmo tempo muito leve para conduzir, mas sem perder a característica de um chassi reforçado para enfrentar as condições adversas de nossas ruas e estradas.
Como uma boa trail (ou será crossover???) a Versys-X 300 utiliza suspensões com curso maior, onde o garfo telescópico dianteiro dianteiro tem diâmetro de 41 mm com curso de 130 mm e, na traseira, há um sistema de links do tipo Uni-Trak combinado com amortecedor a gás com 148 mm de curso. Um bom conjunto para garantir a capacidade de absorção de irregularidades e o conforto.
No mesmo caminho estão as rodas maiores e pneus de uso misto com câmara de ar, para não deixar dúvidas quanto à sua capacidade de enfrentar obstáculos. A moto usa rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira e os freios da Versys-X 300 tem disco simples de 290 mm na roda dianteira e disco simples de 220 mm na traseira. O sistema ABS é opcional para a versão básica e item de série para a versão Tourer.
Versys-X 300: Estilo limpo
Como boa aventureira e seguindo o estilo das irmãs maiores, a Versys-X 300 combina uma carenagem frontal alta com um para-brisa que garante proteção contra o vento. O painel de instrumentos traz todas as funções necessárias para uma pilotagem segura e confortável. Além de velocímetro digital e indicador de marcha, o display inclui hodômetro total e parcial, combustível restante, média de consumo, relógio, temperatura externa, temperatura do líquido de arrefecimento e indicador de pilotagem econômica (ECO).
A versão Tourer da nova moto vem equipada com acessórios como bolsas laterais com capacidade para 17 litros e carga máxima de 3 kg, faróis de neblina em LED, uma tomada de 12 Volts para pequenos acessórios, protetores de manete e de motor, além de cavalete central. A Kawasaki anunciou a chegada da moto e colocou as primeiras 200 unidades com preço promocional até 31/12/2017 e os compradores ainda receberão um presente comemorativo da Kawasaki em suas residências.
Versys-X 300 dá o primeiro golpe, BMW G 310 GS virá depois
Dizem que, por vezes, quem dá o primeiro golpe ganha a briga e, neste sentido, a Kawasaki não perdeu tempo. Antecipando-se à principal concorrente, logo apresentou a Versys-X 300, inaugurando o segmento das pequenas ‘trail premium’. Assim, caberá à BMW G 310 GS, do mesmo modo como ocorreu com a naked G 310 R, chegar ao mercado depois que as rivais já bem conhecidas dos consumidores. Se isto é bom ou ruim, apenas os dados de varejo dirão.
Aos poucos, o segmento das trail médias segue os passos das naked, aquecendo-se a apresentando opções muito interessante aos consumidores. Na verdade, Honda XRE 300 (tabela FIPE: R$ 18.006) e Yamaha Ténéré 250 (FIPE, R$ 16.547) não farão um embate direto com a Kawa, visto que estão um degrau abaixo em preço e tecnologia. O papel de principal rival ficará com a ‘GSzinha’, que será apresentada no Salão Duas de novembro e terá preço logo acima da casa dos R$ 20 mil (visto que a irmã G 310 R indica R$ 22.091, na FIPE). Quem estiver interessado em uma dose consideravelmente maior de torque (4,55 kgf.m a 7 mil rpm), e disposto a pagar R$ 28.537, também poderá optar pela CB 500X. Quanto mais opções, melhor ao consumidor.
Preços e cores da Versys-X 300
- Versys-X 300: Laranja ou Grafite metálico / Preço Público Sugerido: R$ 22.990 (R$ 20.900,00 promocional)
- Versys-X 300 ABS: Verde metálico / Preço Público Sugerido: R$ 24.990 (R$ 23.990 promocional)
- Versys-X 300 Tourer ABS: Verde metálico e Grafite metálico / Preço Público Sugerido: R$ 26.990 (R$ 25.990 promocional)
Ficha Técnica Kawasaki Versys-X 300 |
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Motor | Dois cilindros, arrefecimento líquido, 4 tempos, DOHC, 8 válvulas |
Diâmetro x Curso | 62,0 x 49,0 mm |
Alimentação | Injeção eletrônica c/ 32mm de diâmetro e 2 válvulas de aceleração duplas |
Taxa de Compressão | 10,6:1 |
Capacidade Cúbica | 296 cm³ |
Potência máxima | 40 cv a 11.500 rpm |
Torque máximo | 2,6 kgf.m a 10.000 rpm |
Sistema de Ignição | Digital |
Sistema de lubrificação | Cárter úmido, lubrificação forçada |
Partida | Elétrica |
Embreagem | Manual, discos múltiplos em banho de óleo |
Cambio | 6 velocidades |
Transmissão final | Corrente |
Relação de transmissão | 3,286 (46/14) |
Chassi | Backbone em tubos de aço |
Dimensões (C x L x A) | 2.170 mm X 940 mm X 1.390 mm |
Altura do assento | 845 mm |
Distância entre eixos | 1.450 mm |
Vão livre do solo | 180 mm |
Peso em ordem de marcha | 184 kg |
Tanque de combustível | 17 litros |
Ângulo de Cáster | 24,3º |
Trail | 108 mm |
Ângulo de esterçamento | 40º |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico, tubos de 41 mm de diâmetro, curso de 130 mm |
Suspensão traseira | Amortecedor único Uni-Track com gás e ajuste da pré-carga da mola, curso de 148 mm |
Pneu dianteiro | 100/90-19M/C 57S |
Pneu traseiro | 130/80-17M/C 65S |
Freio dianteiro | Disco simples, 290 mm tipo margarida, pinça dupla com ABS (exceto na versão básica) |
Freio traseiro | Disco simples, 220 mm tipo margarida, pistões duplos c/ ABS (exceto na versão básica) |