Publicidade

A família Versys da Kawasaki está maior com a chegada da Versys-X 300, uma moto muito aguardada e que chega em outubro ao mercado brasileiro para aumentar a temperatura do segmento das aventureiras de entrada, que andava meio sem graça. Com a chegada da nova Kawasaki, as outras duas representantes japonesas do segmento, Honda XRE 300 e Yamaha XTZ 250 Ténéré vão ter que se movimentar para permanecerem competitivas.

Kawasaki Versys-300

Há que se levar em conta ainda a chegada, já anunciada da nova BMW G 310 GS, que chegará em breve ao mercado e que também promete dar uma calor nas outras duas japonesas. Projetada para ser uma moto para todos os momentos, a Kawasaki coloca na moto temperos que valorizam a versatilidade como sua maior virtude, tornando-a uma moto sempre pronta para superar os mais variados obstáculos em todos os ambientes, seja urbano, nas estradas ou fora delas. E isso coloca a moto como uma forte candidata a ganhar a preferência de quem busca aproximar-se dos segmentos médios do mercado de motocicletas.

Equipada com um motor de dois cilindros de 296 cm³ e suspensões de curso médio, a Versys-X 300 chegará às concessionárias Kawasaki em outubro e estará disponível em três variações, partindo da básica, com freios ABS e a Tourer ABS, que vem completa e pronta para todas as aventuras com os acessórios de fábrica.

Publicidade

Tendo a versatilidade como maior destaque, a nova Versys-X 300 tem vários ingredientes para agradar, a começar pelo motor que oferece 40 cv de potência e 2,6 kgf.m de torque, o mesmo motor que equipa a Ninja 300. Mas a configuração aventureira traz um tanque de combustível com capacidade para 17 litros de combustível, suspensões mais altas e um estilo de bigtrail, a exemplo do que já fazem suas irmãs maiores, Versys 650 e Versys 1000.

O câmbio de seis velocidades permite sempre encontrar a combinação ideal de aceleração e força, sem perder de vista a economia de combustível. A moto vem equipada com embreagem assistida e deslizante, que proporciona acionamento mais leve do manete e auxilia em reduções rápidas de marcha. Outro destaque da Versys-X 300 é a ciclística, bem equilibrada e ao mesmo tempo muito leve para conduzir, mas sem perder a característica de um chassi reforçado para enfrentar as condições adversas de nossas ruas e estradas.

Como uma boa trail (ou será crossover???) a Versys-X 300 utiliza suspensões com curso maior, onde o garfo telescópico dianteiro dianteiro tem diâmetro de 41 mm com curso de 130 mm e, na traseira, há um sistema de links do tipo Uni-Trak combinado com amortecedor a gás com 148 mm de curso. Um bom conjunto para garantir a capacidade de absorção de irregularidades e o conforto.

versys-x-300-tourer-preco

Versys-X 300 Tourer

Publicidade

No mesmo caminho estão as rodas maiores e pneus de uso misto com câmara de ar, para não deixar dúvidas quanto à sua capacidade de enfrentar obstáculos. A moto usa rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira e os freios da Versys-X 300 tem disco simples de 290 mm na roda dianteira e disco simples de 220 mm na traseira. O sistema ABS é opcional para a versão básica e item de série para a versão Tourer.

Versys-X 300: Estilo limpo

Como boa aventureira e seguindo o estilo das irmãs maiores, a Versys-X 300 combina uma carenagem frontal alta com um para-brisa que garante proteção contra o vento. O painel de instrumentos traz todas as funções necessárias para uma pilotagem segura e confortável. Além de velocímetro digital e indicador de marcha, o display inclui hodômetro total e parcial, combustível restante, média de consumo, relógio, temperatura externa, temperatura do líquido de arrefecimento e indicador de pilotagem econômica (ECO).

Posição de pilotagem é mais que confortável, boa para longas viagens. Foto: Marcos M Carmona

Posição de pilotagem é mais que confortável, boa para longas viagens. Foto: Marcos M Carmona

A versão Tourer da nova moto vem equipada com acessórios como bolsas laterais com capacidade para 17 litros e carga máxima de 3 kg, faróis de neblina em LED, uma tomada de 12 Volts para pequenos acessórios, protetores de manete e de motor, além de cavalete central. A Kawasaki anunciou a chegada da moto e colocou as primeiras 200 unidades com preço promocional até 31/12/2017 e os compradores ainda receberão um presente comemorativo da Kawasaki em suas residências.

Publicidade

Versys-X 300 dá o primeiro golpe, BMW G 310 GS virá depois

Dizem que, por vezes, quem dá o primeiro golpe ganha a briga e, neste sentido, a Kawasaki não perdeu tempo. Antecipando-se à principal concorrente, logo apresentou a Versys-X 300, inaugurando o segmento das pequenas ‘trail premium’. Assim, caberá à BMW G 310 GS, do mesmo modo como ocorreu com a naked G 310 R, chegar ao mercado depois que as rivais já bem conhecidas dos consumidores. Se isto é bom ou ruim, apenas os dados de varejo dirão.

Prevista para chegar em outubro, BMW G 310 GS também vai esquentar a briga no segmento

Prevista para chegar em outubro, BMW G 310 GS também vai esquentar a briga no segmento

Aos poucos, o segmento das trail médias segue os passos das naked, aquecendo-se a apresentando opções muito interessante aos consumidores. Na verdade, Honda XRE 300 (tabela FIPE: R$ 18.006) e Yamaha Ténéré 250 (FIPE, R$ 16.547) não farão um embate direto com a Kawa, visto que estão um degrau abaixo em preço e tecnologia. O papel de principal rival ficará com a ‘GSzinha’, que será apresentada no Salão Duas de novembro e terá preço logo acima da casa dos R$ 20 mil (visto que a irmã G 310 R indica R$ 22.091, na FIPE). Quem estiver interessado em uma dose consideravelmente maior de torque (4,55 kgf.m a 7 mil rpm), e disposto a pagar R$ 28.537, também poderá optar pela CB 500X. Quanto mais opções, melhor ao consumidor.

Preços e cores da Versys-X 300

  • Versys-X 300: Laranja ou Grafite metálico / Preço Público Sugerido: R$ 22.990 (R$ 20.900,00 promocional)
  • Versys-X 300 ABS: Verde metálico / Preço Público Sugerido: R$ 24.990 (R$ 23.990 promocional)
  • Versys-X 300 Tourer ABS: Verde metálico e Grafite metálico / Preço Público Sugerido: R$ 26.990 (R$ 25.990 promocional)

Ficha Técnica Kawasaki Versys-X 300

Motor Dois cilindros, arrefecimento líquido, 4 tempos, DOHC, 8 válvulas
Diâmetro x Curso 62,0 x 49,0 mm
Alimentação Injeção eletrônica c/ 32mm de diâmetro e 2 válvulas de aceleração duplas
Taxa de Compressão 10,6:1
Capacidade Cúbica 296 cm³
Potência máxima 40 cv a 11.500 rpm
Torque máximo 2,6 kgf.m a 10.000 rpm
Sistema de Ignição Digital
Sistema de lubrificação Cárter úmido, lubrificação forçada
Partida Elétrica
Embreagem Manual, discos múltiplos em banho de óleo
Cambio 6 velocidades
Transmissão final Corrente
Relação de transmissão 3,286 (46/14)
Chassi Backbone em tubos de aço
Dimensões (C x L x A) 2.170 mm X 940 mm X 1.390 mm
Altura do assento 845 mm
Distância entre eixos 1.450 mm
Vão livre do solo 180 mm
Peso em ordem de marcha 184 kg
Tanque de combustível 17 litros
Ângulo de Cáster 24,3º
Trail 108 mm
Ângulo de esterçamento 40º
Suspensão dianteira Garfo telescópico, tubos de 41 mm de diâmetro, curso de 130 mm
Suspensão traseira Amortecedor único Uni-Track com gás e ajuste da pré-carga da mola, curso de 148 mm
Pneu dianteiro 100/90-19M/C 57S
Pneu traseiro 130/80-17M/C 65S
Freio dianteiro Disco simples, 290 mm tipo margarida, pinça dupla com ABS (exceto na versão básica)
Freio traseiro Disco simples, 220 mm tipo margarida, pistões duplos c/ ABS (exceto na versão básica)

separador_kawasaki

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.