Publicidade

A bateria mais eficiente

A bateria Nano X Líthium, da EcoloCap, em testes feitos pela Exponent Inc, empresa de consultoria de engenharia e ciências, viu sua nova bateria Nano Lithium X receber resultados finais como a bateria de mais alta densidade energética do mundo e de 98% de eficiência. Os resultados foram ainda melhores do que a companhia esperava.

A Exponent Inc testou a capacidade de descarga e recarga da bateria a 100, 150, 200 e 235 amperes, e constatou que sua eficência foi de pelo menos 98%, com exceção do último ensaio, cujo resultado foi de 95%. A unidade testada foi de 720 Ah/12V conectada a um transdutor de corrente LEM 2005-S para medir a corrente, sua temperatura, tensão e corrente anotadas num registrador Fluke Hydra Logger. A bateria foi descarregada a uma corrente constante até chegar aos 9 V, depois foi recarregada num circuito aberto a 12,6 V de corrente de recarga. Uma vez totalmente carregada, a Nano Lithium X foi descarregada à corrente de teste até chegar novamente a 9 V. Depois foi retestada à próxima corrente de carga até a avaliação ser terminada.

Comparada a baterias comuns de íons de lítio, a Nano Lithium X demonstrou a mais alta densidade energética e o menor custo por watt-hora. Um porta-voz da EcoloCap diz que “Esta bateria está bem posicionada para se tornar líder em mercados-chave que procuram unidades de alto desempenho, para uso inclusive em veículos elétricos, carrinhos de golfe, torres de celulares e outras aplicações de alta demanda.”

Publicidade

José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.