Publicidade

A confraternização sobre duas rodas

O que leva um motociclista a participar de um encontro? Rever velhos amigos de estrada, fazer novas amizades, conferir de perto os £ltimos lan‡amentos entre motos, pe‡as e acess¢rios ou o simples prazer de viagem por centenas de quil“metros.

 essa reuniÆo de fatores que faz do Megacycle um dos maiores encontros motocicl¡sticos do Brasil. A 21¦ edi‡Æo da festa de duas rodas aconteceu na hospitaleira cidade mineira de SÆo Louren‡o entre os dias 3 e 6 de abril. Apesar do tempo nublado, 15 mil motocicletas – na sua grande maioria modelos de m‚dia e alta cilindradas – e 40 mil pessoas prestigiaram o “Mega”.

Pilotando uma BMW K 1200 R, Antonio Carlos de Oliveira rodou 870 km em 12 horas de viagem entre Trˆs Lagoas (MS) e SÆo Louren‡o. Acompanhado por mais trˆs amigos, Tot¢, como ‚ mais conhecido, gosta muito de participar de encontros motocicl¡sticos. “Estar aqui ‚ uma forma de terapia. Reencontro amigos e vejo as novidades do setor”, conta o mototurista, satisfeito tamb‚m com a infra-estrutura oferecida pelo Megacycle.

Publicidade

Para o funcion rio p£blico Frank James, de Bras¡lia (DF), o clima de confraterniza‡Æo ‚ o ponto alto do evento. “Encontramos pessoas de todas as partes do Brasil. Al‚m disso, moto e rock fazem uma uniÆo perfeita”. James, dono de uma Yamaha XT 660R, destaca tamb‚m os atrativos tur¡sticos da cidade.

A confraternização sobre duas rodasParticipa‡Æo ilustre mesmo foi a do CapitÆo Senra, de 77 anos, que a 54 pilota motos. Apaixonado pela Harley-Davidson, este senhor de esp¡rito jovem e alma estradeira diz que nÆo “h  nada melhor do que pegar a estrada e rever velhos amigos”. Oficial reformado e ex-batedor da Pol¡cia do Ex‚rcito na ‚poca do presidente Juscelino Kubitschek, CapitÆo Senra organizou um dos primeiros encontros de motos do Brasil. Foi em 1980, em Trˆs Cora‡äes (MG). Detalhe: esta “figura-carimbada” do meio moticicl¡stico ‚ presidente do Moto Clube µguias de A‡o, de Belo Horizonte (MG)

Muitas atra‡äes – Exposi‡Æo de motos, pe‡as e acess¢rios, shows musicais, provas de motocross, shows de free style com Jorge Negretti e wheeling com a equipe For‡a e A‡Æo. Essas foram algumas das atra‡äes da 21¦ edi‡Æo do Megacycle. Quando o motociclista entrava no Parque Municipal Ilha Antonio Dutra, uma s‚rie de possibilidades se abria a sua frente.

No estande da Pirelli, por exemplo, era poss¡vel trocar e calibrar os pneus, al‚m de alinhar e balancear. Na Mobil, a troca de ¢leo estava garantida. A Castrol, por sua vez, apresentou a nova gera‡Æo de ¢leos com exclusiva tecnologia trizone. J  as lojas Nacar e Red Fox vendiam os £ltimos lan‡amentos em termos de equipamentos para motociclistas: capacetes, luvas, botas, jaquetas e macacäes.

Publicidade

J  no estande da Yamaha, destaque para os modelos do Conceito X, entre eles, a rec‚m-lan‡ada XTZ 250X. O p£blico por ver de perto uma MT-03 personalizada com um kit de acess¢rios, al‚m de uma Drag Star 650 customizada pela Manri Motos. Na Honda, a nova CB 600F Hornet chamou muito a aten‡Æo dos motociclistas. A Suzuki exp“s a B-King, a nova naked da marca, que tem absurdos 184 cavalos.

O Grupo Izzo levou para Minas, al‚m de sua mega-carreta, trˆs de suas marcas: Husqvarna, Ducati e Harley-Davidson. Os destaques ficam por conta da nova HD Dyna Super Glide e para a r‚plica da Ducati 999R Xerox, modelo usado no mundial de Superbike. J  a marca FYM, de origem chinesa, exibiu no Megacycle toda sua linha de motos, entre elas uma custom de 250cc e a street FY 125-20 Sachs, de design arrojado e tecnologia alemÆ.

Motocross – Durante o evento foi realizado o Trof‚u Megacycle de Motocross, que contou com a participa‡Æo de 120 pilotos vindos de quatro Estados – Minas Gerais, SÆo Paulo, Rio de Janeiro e Paran  – e divididos em oito categorias (MX2, MX3, MXN (motos nacionais), MX Open, MX Amador, Motos 2T, 85cc e 50cc). Os pilotos Massoud Nassar, Philomon Vareda (Fil‚), Antonio M. Junior (Tunico), JoÆo Paulo Fuentes, Petterson Rabelo , Matheus Prado e Michel Jeans foram os campeäes em suas respectivas categorias e proporcionaram belos pegas numa pista montada na pr¢pria  rea do parque municipal.