Publicidade

A DPaschoal fechou o seu primeiro balan‡o trimestral de reciclagem de res¡duos neste ano.

O saldo foi de 536 toneladas de res¡duos por mˆs, em m‚dia, o que eleva para 6,5 mil toneladas a previsÆo anual. Esse volume representa um aumento de quase 10% em rela‡Æo ao ano passado, quando a empresa destinou seis mil toneladas de produtos para serem tratados, ou seja, 500 toneladas por mˆs. Deste volume anual, cerca de 1,6 mil toneladas foram de pneus deixados nas suas 200 lojas.

A DPaschoal ‚ um exemplo de como a responsabilidade ambiental pode ser levada a s‚rio no setor automotivo. A empresa fechou parceria com a Mazola Log¡stica e Reciclagem, que faz a gestÆo de res¡duos de toda a empresa, em sete estados: da vistoria do local onde os res¡duos ficam armazenados nas lojas at‚ o acompanhamento do correto destino de todos os produtos na £ltima etapa, que ‚ o reciclador.

O trabalho na DPaschoal come‡a na orienta‡Æo dos funcion rios, que aprendem a separar e armazenar de maneira correta o que poderia ser considerado lixo. A coleta fica a cargo da Mazola, cujos motoristas sÆo treinados para fazer uma r pida “auditoria” das condi‡äes em que os res¡duos estÆo na loja e dÆo orienta‡äes. Como todo o processo ‚ acompanhado, torna-se poss¡vel rastrear a localiza‡Æo exata dos res¡duos.

Publicidade

Todos os meses, a DPaschoal recebe relat¢rios com a comprova‡Æo da correta destina‡Æo do material.
Al‚m do relat¢rio de destina‡Æo, as empresas tamb‚m desenvolveram um guia de procedimentos operacionais para cada um dos itens que devem ser reciclados ou co-processados.No guia, constam informa‡äes sobre a coleta, cuidados na chegada do produto, descarga, triagem, armazenagem e destina‡Æo dos res¡duos.