Publicidade

A Ford apresenta novo conceito para táxi de Nova York

No SalÆo de Autom¢veis de Nova York, a Ford apresentou sua id‚ia de um t xi-conceito para aquela cidade. Trata-se de um micro (para os americanos) furgÆo de passageiros Ford Transit Connect, feito na Inglaterra e campeÆo de vendas de ve¡culos comerciais naquele pa¡s, com caracter¡sticas espec¡ficas para o novo servi‡o a que se destina.

Nova York tem o uso mais intenso de t xis de qualquer cidade do mundo, com a maioria de seus ve¡culos de aluguel girando 24 horas por dia, seus motoristas fazendo turnos diretos de oito horas di rias, cinco dias por semana, cada carro sendo dirigido por uma m‚dia de cinco motoristas diferentes. Os carros somente param para reabastecimento a cada turno, checam n¡vel de ¢leo (que nunca ‚ trocado, apenas completado), o filtro de ¢leo ‚ trocado a cada dez mil quil“metros, a quilometragem di ria ‚ superior a mil quil“metros e o motor nunca ‚ desligado – o cliente quer o carro frio no verÆo e aquecido no inverno. NÆo … toa, os t xis sÆo trocados em m‚dia a cada trˆs anos.

Desde que a GM parou ao deixar de produzir os Chevrolet Caprice de tra‡Æo traseira, a Ford passou a ser a maior fornecedora aos taxistas americanos com seus enormes Crown Victoria.

Publicidade

O Transit Connect ‚ um minivan europeu t¡pico em termos de espa‡o interno, capacidade de carga e peso – muito parecido com o que temos aqui de origem francesa. A diferen‡a ‚ que ele ‚ muito bem equipado, com teto panorƒmico, portas laterais corredi‡as, teto panorƒmico, centro de infotainment (informa‡Æo, entretenimento e navega‡Æo, com not¡cias constantes sobre o tempo, resultados de jogos esportivos, mercado financeiro etc), com tela de TV de 13 polegadas atrav‚s do qual o passageiro pode seguir o trajeto num mapa da cidade e conferir locais de lojas, museus, restaurantes, teatros etc. Ao chegar ao destino, o valor da corrida ‚ mostrado na tela, com op‡Æo para dinheiro, cartÆo de cr‚dito ou de d‚bito. Um sistema de banda larga d  acesso … Internet, com conexÆo Bluetooth para celular.

Externamente, um painel luminoso no teto indica com luz verde o t xi estar livre ou ocupado com luz vermelha.
Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.