Publicidade

A gloriosa temporada 2007 da Ducati

A assinatura de contrato com um Estreante de MotoGP com o nome de Casey Stoner no final da campanha de 2006 foi claramente uma grande jogada por parte da Ducati para a magn¡fica temporada de 2007, mas nÆo foi tudo. A produ‡Æo da impressionante Desmosedici GP7 com o in¡cio da era das 800cc e a excelente colabora‡Æo com o fornecedores de pneus Bridgestone foram tamb‚m factores de grande importƒncia.

O ano, ‚ claro, terminou com Stoner a sagrar-se CampeÆo do Mundo, a Ducati Mariboro a garantir o ceptro de Equipas e a Ducati o de Construtores – o primeiro t¡tulo para uma marca europeia na categoria rainha desde 1973. Tudo isto apenas na quinta temporada da Ducati no MotoGP, uma aventura que come‡ou em 2003.

O sucesso sem precedentes levou o presidente italiano Giorgio Napolitano a convidar o pessoal da f brica da Ducati, em Bolonha, e a equipa Ducati de MotoGP para uma apresenta‡Æo oficial em Roma como forma de reconhecimento dos feitos.

Publicidade

Com Stoner a terminar em s‚timo da geral depois de uma s¢ presen‡a no p¢dio com a Honda LCR em 2006, alguns viram a sua contrata‡Æo para este ano como um jogo perigoso por parte do Director Desportivo da Ducati MotoGP L¡vio Suppo – mas cedo se provou que o italiano estava certo.

Depois do jovem australiano e o companheiro de equipa Loris Capirossi terem demonstrado o poder da m quina gizada por Filippo Preziosi, a Desmosedici GP7, nos testes de pr‚ ‚poca, Stoner surpreendeu todo o paddock com uma demonstra‡Æo controlada de excelentes capacidades de pilotagem no Qatar, estreando-se com uma vit¢ria na Ducati Grand Prix.

Depois desse surpreendente primeiro triunfo em Losail, seguiram-se as vit¢rias na Turquia e China, provando que o primeiro resultado do ano nÆo havia sido obra do acaso. E a inspirada presta‡Æo da Catalunha, onde Stoner lutou lado a lado com o cinco vezes CampeÆo do Mundo Valentino Rossi e deixou Dani Pedrosa a correr atr s de fantasmas, significou que a sua corrida ao t¡tulo estava j  muito boa numa altura em que a ‚poca nÆo tinha ainda chegado a meio

Depois de dominar o meio da temporada, Stoner arrebatou a coroa de MotoGP com o seu pior resultado do ano, o sexto posto de Motegi, ao que juntou ainda mais duas vit¢rias depois do JapÆo e elevou o seu total de triunfos para dez, bem como os p¢dios para 14, apresentando ainda um total de cinco pol‚ positions e apenas um resultado fora dos cinco primeiros.

Publicidade

A estrela da Ducati logrou, assim, terminar o ano com 125 pontos de margem. Parab‚ns Casey e uma aposta de se lhe tirar o chap‚u a L¡vio!

Depois da gl¢ria de Stoner ter sido confirmada no JapÆo, Gabriele dei Torchi, Director Executivo da Ducati Motor Holding, disse: “ um feito importante e impressionante, 34 anos depois da categoria rainha do Campeonato do Mundo ter sido ganha por uma marca italiana.  um sonho tornado realidade, um grande feito realizado gra‡as … entrega do Casey, bravura e trabalho de equipa, bem como devido ao esfor‡o de todos os nossos t‚cnicos, engenheiros, membros da equipa, patocinadores e todo o pessoal da f brica. Trabalharam com grande paixÆo e grande mestria para garantir a conquista deste t¡tulo.”
Na verdade, essa tarde hist¢rica no Twin Ring Motegi foi uma ocasiÆo especial para a Ducati no seu todo, com a vit¢ria a ir para o homem que estava no outro lado da box – Capirossi conseguiu o terceiro triunfo consecutivo na pista nip¢nica.
No in¡cio do ano j  tinha sido anunciado que Capirossi – que pˆlos seus elevados padräes nÆo estava a ter uma boa temporada – deixaria a Ducati para rumar … Suzuki depois de cinco ‚pocas com a marca italiana. O piloto de 34 anos teve tamb‚m um ano importante fora de pista, com a sua mulher Ingrid a dar … luz o primeiro filho do casal, Riccardo, mas o experiente piloto italiano nunca se sentiu totalmente confort vel com a montada de 2007.
Ainda assim, o hat-trick no Extremo Oriente e mais trˆs p¢dios ao longo do ano significaram que Capirossi deixou a Ducati com um recorde de sete vit¢rias e 23 p¢dios em cinco anos, tendo sido muito importante no desenvolvimento da marca em colabora‡Æo com a Bridgestone – ajudando a marca italiana a chegar … posi‡Æo de vencedora do Campeonato do Mundo em 2007.

A partida do popular italiano levou a chegada de outro … Ducati, gra‡as ao recrutamento de Marco Melandri, com a equipa a ter um dos melhores e mais fortes alinhamentos e melhores conjuntos do paddock de MotoGP em 2008.