A história do Grande Prémio dos Estados Unidos

A história do Grande Prémio dos Estados Unidos

A história do Grande Prémio dos Estados Unidos

O Red Buli Grande Pr‚mio dos EUA deste f¡m-de-semana ser  a 11¦ vez que as motos correm nos Estados Unidos.

Os primeiros dois eventos tiveram lugar em 1964 e 1965 no famoso tra‡ado de Daytone; os outros oito tiveram lugar em Laguna Seca. O motogp.com faz agora uma viagem pˆlos momentos altos dos anteriores Grandes Pr‚mios dos EUA:

1964 – O primeiro Grande Pr‚mio dos EUA contou com quatro classes: as 500cc, ganhas por Mike Hailwood (MV Agusta), as 250cc – Alan Shepherd (MZ), as 125cc e as 50cc ambas
ganhas por Hugh Anderson (Suzuki). Na corrida de 500cc o p£blico assistiu a fant stica batalha na frente entre Hailwood e o argentino Benedicto Caldarella aos comandos de uma Gilera. Isto deu-se numa altura em que a categoria rainha nÆo tinha a for‡a que tem hoje e quando a moto da Caldarella cedeu no final da corrida Hailwood terminou com duas voltas de vantagem sobre o segundo classificado Phil Read na sua Matchless.

O principal interesse caseiro surgiu nas 250cc onde Ron Grant (Parilla) e Bo Gehring (Bultaco) terminaram em segundo terceiro, tornando-se assim nos primeiros norte-americanos a conquistarem um p¢dio em qualquer categoria dos Grandes Pr‚mios.

1965 – Hailwood voltou a dar uma volta de avan‡o a todo o pelotÆo ao triunfar na corrida de 500cc em Daytona. Buddy Parriott terminou em Segundo, tornando-se no primeiro norte-americano a averbar um p¢dio na categoria rainha.

1988 – Depois de uma paragem de 22 anos, os Grandes Pr‚mios regressaram aos EUA, em Laguna Seca, com as corridas das 500cc e 250cc. Foram pilotos norte-americanos que terminaram no mais alto dos p¢dios – Eddie Lawson (Yamaha) nas 500cc e Jim Filice nas 250. Esta foi a primeira e £nica vit¢ria de Filice num Grande Pr‚mio, um feito que surgiu na sequˆncia da substitui‡Æo da Masahiro Shimizu aos comandos de uma Honda de f brica.

1989 – Mais uma vez um piloto norte-americano garantiu o triunfo com Wayne Rainey (Yamaha) a levar a melhor nas 500cc … frente de Kevin Schwantz e Lawson. John Kocinski (Yamaha) ganhou nas 250cc como wild-card.

1990 – Rainey e Kocinski repetiram os sucessos do ano anterior, acabando depois por se sagrare Campeäes do Mundo nesse mesmo ano.

1991 – Rainey ganhou a corrida de 500cc peia terceira vez consecutiva, enquanto nas 250cc o triunfo foi para Luca Cadalora (Honda), que se tornou no primeiro Europeu a ganhar um GP em Laguna Seca.

1993 – O Grande Pr‚mio regressou a Laguna Seca depois de um ano de ausˆncia. Kocinski averbou a primeira vit¢ria de sempre da Cagiva num GP de 500cc seco. Loris Capirossi ganhou nas 250cc e Dirk Raudies nas 125cc que se estreou neste ano no circuito de Laguna Seca.

1994 – Cadalora [Yamaha) tornou-se no primeiro (e ate ao momento o £nico) nÆo norte-americano a vencer um GP da categoria rainha em Laguna Seca. Este foi o £ltimo ano em que o evento contou com a presen‡a das 250cc e das 125cc provas ganhas por Doriano Romboni e Takeshi Tsujmura, respectivamente, com ambos a rodarem aos comandos de m quinas Honda.

2005 – Depois de uma ausˆncia de dez anos os Grandes Pr‚mios regressaram aos Estados Unidos e foram os pilotos da casa que dominaram com Nicky Hayden a garantir a primeira vit¢ria da carreira nos Grandes Pr‚mios a frente de Colin Edwards. Esta foi tamb‚m a primeira vitoria da Honda na categoria rainha em Laguna Seca.

2006 – Hayden repetiu o triunfo do ano anterior, desta feita a caminho da conquista do primeiro t¡tulo Mundial por parte de um piloto norte-americano desde a introdu‡Æo das maquinas a 4 tempos.