Publicidade

Para quem não conhece a rica história da Honda Motor Company e também da Moto Honda da Amazônia, vale a pena ver este pequeno vídeo que conta um pouco das ideias básicas do fundador da empresa, Soichiro Honda.

São ideias bem simples e que provavelmente muitos outros empresários pensaram também, mas poucos conseguiram implementar da forma como o esse cidadão chamado Soichiro conseguiu. No começo ele só queria ir mais longe para buscar alimentos e remédios, itens raros no Japão do pós-guerra. Na verdade ele simplesmente pensou se seria possível colocar um motor em sua bicicleta. Aliás, pensou não, ele realizou.

E desta ideia simples, que qualquer um poderia ter pensado e provavelmente pensou, surgiu uma das mais destacadas e respeitadas empresas do mundo no seu ramo de atividade.

Publicidade

No entanto, o que mais chama atenção e até justifica o sucesso que a marca alcançou em todo o mundo com seus produtos – motocicletas, produtos de força e automóveis – é que aquele japonês visionário que não se conformava com qualquer limitação, além de emprestar seu nome à marca, incutiu de forma impressionante na mente de gerações de funcionários e dirigentes de sua empresa algumas ideias básicas que formam a Filosofia Honda, que sustenta e leva a organização adiante.

Neste ano que a empresa completa 45 anos de atuação comercial no Brasil, cuja trajetória se confunde com a da história do mercado de motocicletas no Brasil, torna-se ainda mais importante conhecer estas ideias que, afinal, gostemos ou não, trouxeram a Honda até a posição de liderança absoluta de vendas de motocicletas no Brasil e em muitos outros países do mundo.

Separador_motos

Jan Terwak
Publicitário, curte motos desde que se conhece como gente, é piloto de motocross, enduro, cross-country e trilhas. Empresta sua experiência no off-road para as avaliações de motos no Motonline.