Publicidade

Burt Munro ou mais especificamente Herbert James Munro, foi um motociclista e mecânico Neo Zelandês apaixonado por velocidade. Passou a vida modificando radicalmente a sua Indian comprada zero quilômetro em 1920. Reconstruiu e pilotou várias vezes a mesma moto que em 1967, aos 68 anos de idade, firmou o seu último recorde de velocidade para motores abaixo de 1000 cc com a sua moto de 47 anos em Bonneville, Utah, EUA.

Trabalhando em sua garagem, onde também morava em Invercargill NZ ele passou por muita dificuldade. Não tinha dinheiro para comprar equipamentos sofisticados e por isso ele mesmo os fabricava. Fazia cilindros, pistões e volantes fundindo-os em casa. Obteve vários recordes de velocidade na sua terra natal e para seu mais alto desafio foi aos Estados Unidos tentar o recorde mundial.

Esse vídeo é um trecho do filme “The world’s fastest Indian” (Horizonte sem fim) onde o ator Anthony Hopkins protagoniza Burt na sua grande e derradeira corrida na planicie de sal em Bonneville.

O nome de Burt Munro se tornou referência da paixão pela velocidade e a superação de seus próprios limites. Uma bela história de vida.

Publicidade