Publicidade

A Nissan inaugurou a nova fase de seu projeto de sistema inteligente de transporte (ITS) que utiliza comunica‡Æo ve¡culo/infra-estrutura que permite a comunica‡Æo sincronizada entre ve¡culos e sinais luminosos de trƒnsito.

Em seu Centro T‚cnico, localizado na Prefeitura de Kanagawa, a montadora est  investindo na instala‡Æo de uma infra-estrutura avan‡ada de sinais luminosos de trƒnsito, coletando dados veiculares reais de v rias centenas de funcion rios que participam do projeto.

Esta ‚ uma segunda fase de um projeto que teve in¡cio em outubro do ano passado, que visa reduzir o n£mero de acidentes e minimizar congestionamentos.

A fase de testes dinƒmicos realizada nas instala‡äes da Nisssan representa condi‡äes reais de tr fego, onde dados podem ser coletados e analisados num ambiente intimamente monitorado. Os dados gerados nos ve¡culos e as correspondentes respostas dos sem foros de trƒnsito sÆo computados por um sistema desenvolvido e instalado especificamente para este programa de testes.

Publicidade

Os parƒmetros b sicos sÆo duas vias principais, uma no sentido leste-oeste de dois quil“metros de extensÆo e outra norte-sul de um quil“metro, ambas com m£ltiplos cruzamentos e passagens de pedestres. Ao longo de todas essas vias, a Nissan instalou sem foros e balizadores ¢pticos laterais. Os dados de trƒnsito sÆo coletados dos carros dos funcion rios e dos “nibus das linhas internas do Centro, sem que para isso seja necess ria qualquer modifica‡Æo nesses ve¡culos – mas em algumas centenas dos carros e “nibus estÆo sendo instalados sistemas eletr“nicos de informa‡Æo e comunica‡Æo veicular para apoio do desenvolvimento do programa de navega‡Æo.

O sistema deve ajudar a reduzir acidentes com pedestres, j  que os sem foros dÆo prioridade … movimenta‡Æo dos pedestres.


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.