Foto: Aula pr tica

A volta do curso SpeedMaster de pilotagem

Foto: Aula pr tica

Foto: Aula pr tica

Em parceria com a MotorsCo o curso de pilotagem preventiva SpeedMaster est  de volta com pista pr¢pria, estrutura incompar vel e muita velocidade para ensinar. Quem acompanha minha carreira j  ouviu falar do curso SpeedMaster de pilotagem, nascido em 1998 logo ap¢s eu retornar dos Estados Unidos com o diploma do curso de pilotagem esportiva do Freddie Spencer. A pedido do meu compadre potiguar Kleber Tinoco, fui … Natal ministrar uma esp‚cie de cl¡nica de pilotagem de moto esportiva. Nascia assim o curso que permaneceu ativo por 6 anos e formou mais de 500 alunos em todo Brasil.

Quando me vi obrigado a ministrar o curso no aut¢dromo de Interlagos, em SÆo Paulo, decidi parar. O circuito ‚ inseguro para motos de alta potˆncia at‚ para pilotos experientes, imagine o risco que representa para um motociclista, em per¡odo de aprendizado, rodar a 260 km/h na reta dos boxes a menos de 50 cm de um muro de concreto! Depois de ver v rios acidentes com motociclistas amadores – felizmente nÆo no meu curso – decidi interromper o curso em SÆo Paulo e transferir para Caruaru (PE) que tem um circuito muito mais seguro. Se por um lado a mudan‡a representou uma enorme bagagem aos motociclistas da regiÆo Nordeste, por outro impediu que os alunos do Sudeste tivessem acesso ao melhor curso de pilotagem do Brasil.

Foto: A primeira turma do curso SpeedMaster MotorsCo

Foto: A primeira turma do curso SpeedMaster MotorsCo

Felizmente a boa not¡cia de 2007 foi a inaugura‡Æo do circuito da ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – em Piracicaba (SP). Com asfalto excelente, ¢tima infra-estrutura e alguns detalhes a ajustar, o circuito oferece todas as condi‡äes para a pr tica de pilotagem esportiva, com velocidade controlada e curvas de alta, m‚dia e baixa velocidade.

Em a associa‡Æo com meu amigo, colega e piloto de teste Leandro Mello, fizemos a primeira experiˆncia do Curso SpeedMaster MotorsCo de Pilotagem Preventiva no £ltimo final de semana de julho. Nove alunos e uma aluna cheios de ansiedade suportaram bem a inesperada frente fria e assistiram as 16 horas de aula divididas em dois dias. Como sempre, a ˆnfase foi na pilotagem preventiva, ou seja, como usar as t‚cnicas de competi‡Æo para pilotar motos esportivas de forma mais segura.

No futuro estÆo previstas turmas para cursos de v rias modalidades, como moto custom, trail, urbanas de qualquer marca. Sempre no circuito da ECPA em Piracicaba.

Durante as aulas os alunos aprendem: postura do corpo, dinƒmica da moto, dom¡nio em baixa velocidade, frenagem, curvas, cuidados na manuten‡Æo, uso correto dos pneus, importƒncia dos equipamentos de seguran‡a, pilotagem na chuva, pilotagem noturna, pilotagem em grupo, comportamento com garupa, respeito aos outros ve¡culos, ultrapassagem e muitos mais.

Nos £ltimos anos muitos cursos de pilotagem apareceram no mercado. A maioria focaliza somente a pilotagem esportiva, sem se preocupar com a pilotagem nas estradas. Um desses cursos chega ao absurdo de recomendar que seus alunos usem pneus de competi‡Æo nas suas motos de rua!  um crime contra a seguran‡a: pneus de corrida NUNCA podem ser reaproveitados, nem na pista e muito menos nas estradas! Por a¡ pode-se certificar o n¡vel de amadorismo dessa escola de pilotagem.

No curso SpeedMaster MotorsCo de Pilotagem os alunos recebem um verdadeiro banho de informa‡äes sobre pneus. Principalmente as diferen‡as entre pneus touring, esportivos e espec¡ficos de competi‡Æo. O enfoque do curso ‚ levar aos donos de motos esportivas o m ximo de SEGURAN€A e nÆo de competitividade!

Depois de acompanhar algumas viagens com donos de motos esportivas percebi que a maioria tem vontade de acelerar, mas pouco conhecimento no assunto. O site de v¡deos Youtube tem uma m¢rbida cole‡Æo de filmes de acidentes com motos esportivas, a totalidade desses acidentes foram provocados pelo mesmo motivo: o piloto quis fazer algo para o qual ainda nÆo estava preparado. Ali s, os motivos que levam a um acidente sÆo sempre os mesmos: exibicionismo, onipotˆncia (a sensa‡Æo de que comigo nunca acontece nada) e inexperiˆncia.

Como ‚ – O curso SpeedMaster MotorsCo de Pilotagem ‚ ministrado sempre aos finais de semana, na pista do ECPA em Piracicaba, a cerca de 140 km de SÆo Paulo. Por ser realizado em dois dias seguidos, no final de semana, os alunos nÆo precisam perder dois dias de trabalho, nem esperar uma semana para chegar a segunda aula. Al‚m disso, nÆo precisam trazer as motos para Interlagos, uma das regiäes com maior ¡ndice de assalto e furtos de SÆo Paulo. O circuito da ECPA fica totalmente isolado, protegido por seguran‡as que s¢ permitem a entrada de pessoas depois de identificadas.

Os alunos devem usar motos pr¢prias, nas categorias que se enquadrem ao tipo de curso. No caso do curso Esportivo, as motos devem ser street acima de 500cc (esportiva ou naked). Nas custom sÆo aceitas qualquer marca acima de 250cc. Para moto trail/uso misto qualquer marca acima de 250cc etc.  necess rio equipamento completo de pilotagem (nenhum peda‡o de pele pode ficar exposto!) em bom estado e com as devidas prote‡äes internas. Recomendamos sempre que a moto esteja equipada com pneus e freios em ¢timo estado, pois serÆo muito exigidos!

As aulas sÆo divididas em pr ticas e te¢ricas com v rios exerc¡cios como slalom, frenagem, contra-ester‡o, pr‚-visÆo, manuten‡Æo etc. As salas de aula sÆo equipadas com equipamento de  udio e v¡deo e as apresenta‡äes sÆo ilustradas com proje‡Æo de filmes. O material did tico fornecido ‚ a apostila e ao final do curso todos recebem o certificado de conclusÆo.

Os professores sÆo Leandro Mello, campeÆo paulista de motovelocidade, ex-piloto de motocross, piloto de supermotard e piloto de testes da revista Duas Rodas, do programa Auto Esporte e do site www.Motorsco.com.br. Coronel Pedro Mello, oficial respons vel pela implanta‡Æo da escolta motocicl¡stica e da Rocam – Ronda com apoio de Motocicletas – na pol¡cia militar de SÆo Paulo; formou milhares de oficiais motociclistas. E eu, Geraldo Tite Simäes, ex-piloto de motovelocidade, de enduro e piloto de teste da revista Duas Rodas e Motonline.

O mais importante do que qualquer explica‡Æo e descri‡Æo ‚ perceber a imensa evolu‡Æo que os alunos vivenciam de um dia para outro.  como se passassem por uma transforma‡Æo tÆo grande que saem irreconhec¡veis! E para melhor!

Mais informa‡äes sobre o curso podem ser obtidas exclusivamente pelo site www.speedmaster.com.br.

Ah, o pr¢ximo curso ser  de pilotagem Esportiva, nos dias 25 e 26 de agosto e as vagas sÆo limitadas!

O curso SpeedMaster MotorsCo de pilotagem tem apoio da Suzuki Motos do Brasil.