Publicidade

Faltando dois meses para a largada do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona, as inscrições foram abertas nesta quarta-feira (1º de julho) e a expectativa é que se inscrevam entre 450 a 500 bikers de todas as regiões do Brasil. Afinal, a competição homologada pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC definirá os campeões brasileiros da temporada na modalidade. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto na cidade de Picos, situada ao Sul do Piauí, a 314 km da capital Teresina.

Brasileiro de Mountain Bike Maraton

O levantamento do percurso para o Brasileiro de Mountain Bike Maraton em Picos (PI) foi feito de moto

Nunca a disputa nacional na modalidade maratona havia sido realizada em uma cidade do Norte e Nordeste do país. No ano passado, foi realizada no Espírito Santo. Os maiores atletas estarão em Picos, transformando a cidade cheia de picos e vales e belas trilhas na capital nacional do mountain bike.

A organização do evento já está concluindo a escolha do percurso e dos primeiros levantamentos do percurso que terá 90 Km em terreno para lá de radical, para surpreender os atletas. O percurso previamente escolhido passará por uma conferência de um comissário da CBC, que irá validar o mesmo e, se necessário, sofrer algumas alterações. A escolha da cidade de Picos para ser a sede da competição nacional teve a solicitação do presidente da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, George Rodrigues, que teve o aceite da entidade nacional, devido ao grau de excelência em organização obtido nas duas edições do Picos Pro Race.

Publicidade

O diretor geral do Brasileiro em Picos, Daniel Freitas, afirmou que seguiu a mesma tática de levantamento de percurso usada nas edições do Picos Pro Race, que em dois anos valeu como etapas do Piauiense de MTB e uma vez como ranking nacional da CBC. “O que melhoramos foi uma variação de trechos de estrados abertos com trechos de single trakcs bem técnicos. O trecho cronometrado inicia-se na entrada da estrada (ao lado do Piauí shopping), rumo ao povoado Cristovinho e segue por um estradão de alta velocidade com algumas pequenas subidas”, explicou Freitas.

A trilha apresentará desfiladeiros, muitas subidas e descidas técnicas. Um dos trechos mais incríveis da prova será uma trilha que leva à floresta de pedra, formações rochosas milenares que proporcionam um cenário único e cheio de história. Depois, um trecho de areia até o município de Dom Expedito Lopes. Nesse ponto, a prova chegará à metade.

De Dom Expedito seguem para o povoado Codó e mais estradões e subidas até chegar no povoado Angical, o ponto mais crítico devido à altitude e as subidas altamente técnicas. Depois a prova seguirá em alternância de estradões e poucos bancos de areia, alguns trechos com descidas e subidas até retorno à cidade de Picos para finalizar a arena de prova, onde serão revelados os campeões brasileiros de MTB Marathon 2015.

As inscrições devem ser feitas pelo site do evento.

Publicidade

Separador_motos