Depois de ficar sem provas oficiais desde 2010, Palminópolis (GO) sediará novamente uma prova do Goiano de Motocross. A abertura de 2013 será nos dias 30 e 31 de março no Complexo Turístico de Palminópolis, localizado dentro da cidade, ao lado do lago municipal, que abrigará a pista desta etapa. Com uma extensão de 1.200 metros e no mínimo 9 de largura no seu ponto mais estreito, portanto dentro das dimensões regulamentares da FMG/CBM, será construída em um terreno com inclinação acentuada, o que irá proporcionar condições para uma disputa técnica, bem ao gosto dos pilotos, que virão em numero acima de 200 para participar das 9 categorias do Campeonato.
A entrada para o publico na prova, a exemplo de todas as etapas, será franca. Os treinos livres e classificatórios começam no sábado a partir das 12h00 indo até as 16h30. Ao final dos treinos acontecem as baterias da Nacional B e 65cc. No domingo, logo após a abertura, acontecerá a primeira largada que será às 10h00 com a MX2, seguida da 85cc, MX3, Intermediaria, 50cc, Estreantes e MXFL, com entrega de troféus no pódio apos cada bateria.
AS NOVIDADES
As categorias que disputarão o Campeonato Goiano de Motocross 2013 são:
► 50cc: para pilotos de 5 até 9 anos.
► 65cc: para pilotos até 12 anos
► 85cc: para pilotos até 15 anos, consideradas as categorias escola, iniciais e básicas, com motos especiais de competição, para pilotos que pretendem seguir com base técnica bem consistente para as categorias superiores.
► Nacional B: para motos nacionais sem muita preparação e para pilotos estreantes ou com pouca experiência, passo inicial de entrada na modalidade, com gastos moderados para os participantes, a maioria vai em seguida para as motos especiais.
► Estreantes: , para pilotos que estão começando na modalidade, não é permitida participação de pilotos com experiência de outras categorias. Somente motos de 250 a 450cc 4 tempos ou 2T de 125 a 250cc.
► Intermediária: Os melhores e mais experientes vão para a Intermediaria, ultimo passo para as categorias superiores. Pilotos que já foram titulares da MX2, MX3 e MXFL não poderão participar dessa categoria. Somente motos de 250 a 450cc 4 tempos ou 2T de 125 a 250cc.
► MX3: para pilotos com mais de 35 anos de idade, nascidos até 1978. Utilizarão somente motos de 250 a 450cc 4t ou 2T de 125 a 250cc.
► MX2: para pilotos experientes que na sua maioria vieram das categorias inferiores e que usam motos especiais até 250cc 4 tempos, com destaque para os “garotos” que vieram das categorias inferiores e que passam a dominar as categorias consideradas Pró (MX2 e MXFL).
► MXFL (Força Livre): considerada a mais rápida da modalidade, onde participam motos de 250 a 450cc de potencia, mas nem sempre as 450 vencem, tudo depende da habilidade dos pilotos e também das pistas, sendo que as mais “travadas” dão mais trabalho aos pilotos das 450 e eventualmente um piloto melhor preparado pode vencer com uma 250.
► Outra novidade será o aumento da premiação individual em todas as categorias, sendo que a Nacional B, Estreantes, Intermediaria e MX3 serão premiadas agora também até o 10º colocado.
► As 50, 65 e 85cc tiveram aumento nos valores da premiação, que vão até o 5º colocado.
► A premiação em troféus continua sendo até o 10º colocado em todas as categorias.
As inscrições podem ser feitas ate 27/3 no site da FMG.