Publicidade

Abraciclo Comemora 30 anos com prêmio de jornalismo

As categorias premiadas foram: jornal, revista, internet, r dio, televisÆo e fotografia. Em v rias categorias houve mais de um premiado

A Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – completou 30 anos de atua‡Æo em 2006 e, em comemora‡Æo, lan‡ou o Prˆmio “Abraciclo 30 anos de Jornalismo”, de abrangˆncia nacional e premiou os melhores trabalhos jornal¡sticos nas categorias jornal, revista, internet, r dio, televisÆo e fotografia, que abordavam o tema motocicletas. A cerim“nia de premia‡Æo aconteceu em SÆo Paulo, no £ltimo dia 13.

A ComissÆo Julgadora avaliou os trabalhos inscritos nos seguintes crit‚rios: Melhor Reportagem, Mat‚ria Destaque e Men‡Æo Honrosa.

Publicidade

Na categoria jornal, o primeiro prˆmio foi para a mat‚ria “O culto … motocicleta”, publicada no Jornal da Unicamp, escrita por Manuel Alves Filho; o destaque foi para a reportagem “Fantasma assombra de dia”, de Daniel Camargos, do Jornal Estado de Minas; M rio C£rcio, do Jornal da Tarde, recebeu a Men‡Æo Honrosa, pela reportagem “Crian‡a na garupa: Bom Senso” ; a Men‡Æo Honrosa bicicleta foi para a mat‚ria “Em Afu , pedal ‚ tecnologia”, da jornalista Cleide Silva, do jornal O Estado de S.Paulo.

Foto: Tite e seu prˆmio

Foto: Tite e seu prˆmio

O primeiro prˆmio na categoria revista foi para a reportagem de Roberto Ara£jo, “O perigo dos primeiros minutos e £ltimos”, publicada na MotoMax; o Destaque Motocicleta foi para a mat‚ria de Laner Azevedo, “193, o n£mero da vida”, publicada em Moto F£ria; a Men‡Æo Honrosa foi para a reportagem “Honda 35 anos: o grande salto”, publicada na revista Duas Rodas e escrita por Marcelo Assump‡Æo. O Destaque Bicicleta foi para a mat‚ria “Cortando o ar”, de Ana Paula de Oliveira, publicada na revista VO2. A jornalista ainda recebeu a Men‡Æo Honrosa pela reportagem “Nos m¡nimos detalhes”, tamb‚m publicada na revista VO2.

Na categoria r dio, o primeiro prˆmio foi para a mat‚ria “Moto: um ve¡culo que pede responsabilidade”, veiculada na R dio CBN Recife, de Alexandra Torres.

Publicidade

O primeiro prˆmio na categoria televisÆo foi para a reportagem “Muitas Motos”, de der Reis, veiculada no jornal da Rede TV!; o Destaque foi para a mat‚ria de Regina Sert¢rio, “MotoWeek – Moto Rosa”, veiculada no programa Esporte Motor, da Rede Record; a Men‡Æo Honrosa foi para a reportagem “Capacetes, a nova legisla‡Æo”, de Isabela Scalabrini, veiculada no Jornal Nacional, da TV Globo.

Na categoria internet, o primeiro prˆmio foi para a mat‚ria “A hist¢ria do motociclismo”, escrita por Manuel Alves Filho e publicada em Mundo Moto; o Destaque foi para a reportagem “Vocˆ sabe frear, de Geraldo Tite Simäes, publicada em Motonline; C‚lia Murgel, do ve¡culo MotoCar, recebeu a Men‡Æo Honrosa pela reportagem “As “mais mais” entre as motocicletas”.

O primeiro prˆmio na categoria fotografia foi para M rio VillaEscusa, publicada na revista Duas Rodas.

O objetivo do lan‡amento do Prˆmio Abraciclo 30 anos de Jornalismo foi incentivar a publica‡Æo, pela imprensa, de trabalhos jornal¡sticos que, de alguma forma, contribuiram para racionalizar e tornar seguro o uso da motocicleta, como meio efetivo de transporte, frente ao crescente n£mero de acidentes que tem sido registrado, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Publicidade

Fundada em 1976, a Abraciclo iniciou suas atividades institucionais na ‚poca em que a motocicleta deixava de ser apenas um sonho de consumo, um ve¡culo de lazer, e se tornava acess¡vel … realidade da popula‡Æo brasileira, com o lan‡amento, pela Honda e pela Yamaha, dos primeiros modelos populares nacionais.

A entidade tem como objetivo representar as ind£strias de ve¡culos de duas rodas, na defesa dos seus interesses comuns, perante a opiniÆo p£blica, as autoridades constitu¡das e os demais p£blicos.

Entre os principais associados da entidade estÆo Honda, Yamaha, Sundown, Kasinski, Harley-Davidson e Caloi. A atual gestÆo da Abraciclo ‚ presidida por Paulo Shuiti Takeuchi e tem como vice-presidentes Marcos Fermanian, Aur‚lio Maranha, Antonio Carlos Romanoski, e como diretor executivo Moacyr Alberto Paes.