Publicidade

Abraciclo comemora: 30 anos de trabalho pelas Duas Rodas

Fundada para dar suporte as necessidades institucionais do setor dos ve¡culos de duas rodas, a entidade coleciona boas conquistas e se prepara para debater os grandes temas que ainda estÆo em espera por defini‡Æo

Em 1976, quando um grupo de executivos sentou-se … mesa para constituir a ABRACICLO, a produ‡Æo de motocicletas e ciclomotores no Brasil era ainda incipiente, acabava de ser iniciada. Os primeiros modelos deixavam as linhas de montagem das ind£strias rec‚m- implantadas e a sociedade olhava com certa cautela e desconfian‡a para esse novo participante do mundo dos transportes, a mais nova op‡Æo.

Hoje os n£meros mostram uma ind£stria altamente capacitada, entre as cinco maiores do mundo, cerca de 1,5 milhÆo de unidades produzidas, um p¢lo industrial consolidado em Manaus, um s¢lido processo de revaloriza‡Æo dos ve¡culos de duas rodas como op‡Æo de transporte e a sociedade enxergando a motocicleta como o ve¡culo moderno que chegou para solucionar problemas.

Publicidade

Nesses trinta anos percorridos, as propostas de trabalho da ABRACICLO caminharam em paralelo com as necessidades do setor, sempre focadas na preserva‡Æo das condi‡äes adequadas da utiliza‡Æo dos ve¡culos de duas rodas. Melhoria das condi‡äes vi rias, implementa‡Æo curricular de educa‡Æo de trƒnsito, incremento na qualidade da capacita‡Æo de instrutores e temas voltados … seguran‡a veicular de maneira geral sÆo alguns dos principais focos de atua‡Æo da entidade desde a sua cria‡Æo.

Ainda dentre as prioridades da ABRACICLO colocam-se em destaque os trabalhos voltados a defini‡äes da pol¡tica industrial do setor, as avalia‡äes em torno do PPB – Processo Produtivo B sico, e demais pautas referentes a sua fabrica‡Æo. O fortalecimento de toda a cadeira produtiva, o fomento constante do parque de motope‡as e a melhoria da log¡stica sÆo, da mesma forma, parte integrante da agenda de atividades.

A entidade ‚ bastante atuante tamb‚m em estudos de normatiza‡äes t‚cnicas, atividades relacionadas ao meio ambiente atrav‚s do Promot, avalia‡äes econ“micas, trabalhos intensos e profundos sobre log¡stica e ainda as avalia‡äes comportamentais, quando os usu rios sÆo pesquisados e analisados, fornecendo elementos para a constante evolu‡Æo do setor.

Na £ltima d‚cada, quando o crescimento da produ‡Æo se intensificou, projetando um avan‡o consider vel para os pr¢ximos anos, sua atividade institucional sofreu grande fomento e sua participa‡Æo em grupos de estudo e trabalho para a melhoria das condi‡äes de uso dos ve¡culos de duas rodas mais que dobrou de intensidade.

Publicidade

Com sete empresas afiliadas, entre fabricantes de bicicletas, ciclomotores, scooters e motocicletas, al‚m de algumas outras empresas se preparando para fazer parte de seus quadros, a ABRACICLO tra‡a planos ambiciosos. Al‚m ainda do crescimento interno, com a cria‡Æo de novos departamentos – Economia e Estat¡stica, Seguran‡a Veicular e Assuntos Institucionais – e aumento de seu quadro de colaboradores.
Seu crescimento, nos pr¢ximos anos, ser  ainda mais importante para o setor de duas rodas, pois as constantes buscas de novas solu‡äes para a harmoniza‡Æo do conv¡vio com os demais meios de transporte e a necessidade crescente de investimento em infra-estrutura vi ria que venha considerar e contemplar as caracter¡sticas dos ve¡culos de duas rodas como um dos principais elementos da frota nacional serÆo alvo de grandes debates nacionais.