Publicidade

Além de receber revisão gratuita de 13 itens, participantes poderão renovar Condumoto no evento, que conta com a parceria da CET

A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – comemora o Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho, dando de presente para os condutores de veículos duas rodas a 10ª Edição do MotoCheck-Up, que retorna à São Paulo.

O evento, que será realizado ao lado da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera, tem como objetivo orientar sobre melhores condições de segurança e educação no trânsito, além de estimular a manutenção preventiva. Para tanto, os motociclistas que passarem no local terão a oportunidade de ter a avaliação gratuita de 13 itens de suas motocicletas, além da checagem de capacetes e distribuição de brindes.

“Vamos comemorar o Dia do Motociclista oferecendo esta oportunidade de revisão para os veículos de duas rodas, permitindo uma reflexão dos condutores na segurança de sua moto e preocupação com o meio ambiente”, conta Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Abraciclo.

Publicidade

Informações sobre o Condumoto – A principal novidade dessa edição é a presença da Secretaria Municipal de Transportes, através da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET e do Departamento de Transporte Público – DTP, que divulgarão o Condumoto aos participantes. Os motofretistas poderão emitir a guia para renovação do Condumoto no local e os interessados, ao fazerem a adesão, terão à disposição todas as informações sobre os procedimentos necessários, facilitando os processos de renovação e inscrição.

Além do atendimento ao público, o DTP também destacará a facilidade de acesso às informações através do site da prefeitura – www.prefeitura.sp.gov.br – que traz todos os dados necessários para a retirada do documento.

Inspeção Veicular – A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente também participará do evento, orientando os motociclistas quanto à inspeção veicular. Informações sobre o agendamento, emissão de boletos e esclarecimento de dúvidas poderão também ser realizados no local. Até o final de junho, mais de 58 mil motocicletas passaram pela inspeção veicular, sendo que apenas 5% foram reprovadas

Raio X das Motocicletas – Durante as nove edições anteriores do evento, promovidas nas regiões Norte, Sul, Leste e Oeste de São Paulo, além de Guarulhos, Osasco, Santos e Santo André, mais de 13 mil motocicletas foram avaliadas. Com esse levantamento, a Abraciclo desenvolveu um Raio X sobre a situação da manutenção dos veículos.

Publicidade

Nas avaliações, notou-se falhas em mais de 50% das motocicletas, e percebeu-se que, na maioria das vezes, o proprietário desconhecia o fato.

Os problemas mais freqüentes foram encontrados no freio traseiro e na relação (pinhão, corrente e coroa), que apresentaram deterioração em quase metade dos veículos. O desgaste do freio dianteiro apareceu em terceiro lugar, manifestado em cerca de 39% das motocicletas participantes.

Já os pneus das motocicletas participantes, em mais de 20% dos casos, necessitavam de troca.

“Isto comprovou que muitos ainda não observam o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Esta informação, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de guiar com o pneu sem ranhuras” conclui Paes.

Publicidade

O MotoCheck-Up não tem como objetivo fiscalizar os veículos dos participantes, mas sim orientar e instruir os motociclistas. A 10ª edição conta com o apoio da CET, DTP, Sindimoto-SP e IPEM, além do patrocínio da Mobil e Taurus.

Serviço – 10ª Edição do MotoCheck-Up
Data: 27 a 29 de julho
Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Bolsão do Estacionamento ao lado da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera
Endereço: Rua Manoel da Nóbrega (Praça Armando Salles de Oliveira)