Publicidade

Entidade marca presença em evento que reúne as principais empresas do Pólo Industrial de Manaus

Como legítima representante do segmento de duas rodas, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – participa da 5ª edição da FIAM (Feira Internacional da Amazônia), que ocorre entre os dias 25 e 28 de novembro, no Centro de Convenções de Manaus (AM).

Aproveitando a oportunidade, a entidade e os associados apresentarão os dados oficiais do setor, que vem se recuperando gradativamente dos efeitos da crise econômica mundial.

A região Norte participa do crescimento deste mercado, já que é responsável por 8% do total da frota circulante do país. Apesar da porcentagem parecer diminuta, nos últimos dez anos o total de motocicletas nesta região cresceu 710%.

Publicidade

“Todas as fabricantes de motocicletas estão instaladas no PIM. Na região são desenvolvidos 98% da produção nacional. Além de ser um forte mercado, em ascensão, tem o diferencial de ser o local onde o setor está concentrado” conta Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da entidade.

Durante a FIAM, que contará com cerca de 350 expositores, a indústria de motocicletas será um dos principais destaques. De acordo com dados divulgados pela SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o setor de duas rodas é um dos mais importantes em se tratando de investimentos e faturamentos, atrás apenas do de eletroeletrônicos. E os números, segundo a Abraciclo, não param de crescer.

“Nos primeiros seis meses de 2009 o setor investiu mais de R$3,5 bilhões, igualando o montante de todo o ano de 2008”, afirma Takeuchi.

Consciência Ecológica – A presença das montadoras no PIM levou as fabricantes a uma consciência ambiental e preocupação ecológica, além de gerar reflexos benéficos involuntários. O principal deles foi apontado em estudo apresentado ao Congresso Nacional. Segundo o levantamento, o emprego na indústria é mais rentável para os moradores da região do que o desmatamento da Floresta Amazônica. Não fossem as indústrias do PIM, afirma o texto, o desmatamento seria 80% maior.

Publicidade

Além disso, as fabricantes de motocicletas reutilizam água; fazem coleta seletiva e patrocinam estudos e projetos ecológicos locais, dentre outros benefícios ao meio ambiente.

Segundo o presidente da Abraciclo, Paulo Shuiti Takeuchi, é fundamental a participação da entidade em eventos deste porte. “A indústria de motocicletas gera mais de 40 mil empregos diretos na indústria em Manaus. Com o crescimento do nosso mercado, a expectativa é de que o setor imprima ainda mais importância regional e nacional. Estes encontros são oportunidades extraordinárias para mostrarmos a nossa dimensão e ficarmos mais próximos das entidades e empresas”, afirma Takeuchi.

Serviço:FIAM – Feira Internacional da Amazônia
Local: Studio 5 Centro de Convenções
Data: 25 a 28 de novembro de 2009
Endereço: Av. Rodrigo Otávio – Manaus – AM