Publicidade

Cuidados b sicos como utiliza‡Æo dos capacetes, far¢is ligados e aten‡Æo ao ultrapassar ve¡culos pesados sÆo importantes para evitar acidentes nas estradas

Feriado de carnaval ‚ sempre sin“nimo de festa e alegria. E, para muitas pessoas, ‚ uma ¢tima oportunidade para viajar. Mas antes de colocar o p‚ na estrada ‚ preciso se atentar para alguns itens b sicos de seguran‡a.

A Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – orienta os motociclistas para a utiliza‡Æo dos equipamentos de seguran‡a. Acess¢rios como capacetes, ¢culos de prote‡Æo, luvas, vestimenta resistente, camisa de manga comprida, jaqueta e sapatos adequados sÆo considerados indispens veis. “O uso de todos os equipamentos b sicos, al‚m de ser obrigat¢rio, evita multas, e ‚ fundamental para uma condu‡Æo segura e respons vel”, afirma Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da entidade.

A manuten‡Æo das motos ‚ tÆo importante quanto os equipamentos, principalmente para os motociclistas que viajarÆo por estradas. A vistoria ‚ simples e pode ser feita pelo pr¢prio condutor. A calibra‡Æo dos pneus, o n¡vel do ¢leo, o filtro de ar, a parte el‚trica e as lƒmpadas das motocicletas devem estar sempre em boas condi‡äes, sem se esquecer, ‚ claro, dos freios e espelhos.

Publicidade

Al‚m da verifica‡Æo destes itens, algumas dicas de dire‡Æo tamb‚m sÆo v lidas para este per¡odo. De acordo com informa‡äes da Autoban (Concession ria respons vel pelas rodovias Bandeirantes e a Anhangera) as ultrapassagens devem ser feitas com cautela, devido ao deslocamento de ar causado pelo tr fego de grandes ve¡culos, como caminhäes e “nibus. “Atr s desses ve¡culos, o turbilhÆo de ar tende a “puxar” a moto para pr¢ximo deles (efeito do v cuo). Na parte dianteira, o ar deslocado direciona-se para os lados, tendendo a “empurrar” a moto para a lateral. Para evitar tais inc“modos, mantenha uma distƒncia segura dos ve¡culos durante a manobra de ultrapassagem”, alerta o engenheiro da Autoban, Fausto Cabral.

A concession ria tamb‚m lembra que o tr fego em pistas molhadas exige muito cuidado, j  que a distƒncia de frenagem chega a ser 50% superior ao que seria necess rio em pista seca.

Outro cuidado que a Autoban ressalta ‚ manter sempre os far¢is ligados, mesmo durante o dia. Isso aumenta a chance do motociclista ser percebido por outros ve¡culos, evitando acidentes. A utiliza‡Æo dos dispositivos refletivos nos capacetes tamb‚m facilita a visualiza‡Æo dos usu rios de motocicletas por outros motoristas, e ainda faz parte das novas regulamenta‡äes do Contran – Conselho Nacional de Trƒnsito. As faixas refletivas devem ser colocadas na parte traseira, nas laterais e na frente dos capacetes.