A entidade ap¢ia o evento com o objetivo de conscientizar os condutores sobre a importƒncia da manuten‡Æo preventiva das motocicletas para a melhoria da seguran‡a no trƒnsito
“Motociclista consciente evita acidente”. Esse ‚ o tema da campanha educacional de trƒnsito que a AutoBan, concession ria que administra as rodovias Bandeirantes e Anhanguera, vai realizar a partir de hoje, dia 24 de julho, a partir das 10hs, em suas pra‡as de ped gio. Estima-se que quase 7 mil motocicletas por dia circulem nas rodovias, sendo que o maior fluxo de motociclistas se concentra entre as cidades de SÆo Paulo, Jundia¡ e Campinas.
A iniciativa tem o patroc¡nio e apoio institucional da Abraciclo (Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Similares), da Fenabrave (Federa‡Æo Nacional da Distribui‡Æo de Ve¡culos Automotores) e da Pol¡cia Militar Rodovi ria.
SerÆo, ao todo, 6 “Pit Stops” e o primeiro deles estar em Campo Limpo, no km 37 da pista norte da rodovia Anhanguera, sentido Capital – Interior e permanecer durante toda a semana, at‚ o dia 28 de julho.
Em cada “Pit Stop” haver uma tenda de manuten‡Æo preventiva onde os t‚cnicos especializados dos concession rios das marcas Honda e Yamaha irÆo realizar uma inspe‡Æo t‚cnica para avaliar as condi‡äes gerais das motocicletas. Entre os itens de verifica‡Æo estÆo freios, far¢is, pneus, suspensÆo, caixa de dire‡Æo e embreagem. O atendimento nos “Pit Stop” encerra-se diariamente …s 16hs00.
Al‚m de checarem seus ve¡culos, os motociclistas terÆo a oportunidade de assistir um v¡deo de conceitos de pilotagem com seguran‡a onde estÆo, por exemplo, dicas de frenagem e condu‡Æo em condi‡äes adversas. Algumas imagens de imprudˆncias cometidas por motociclistas nas rodovias que a concession ria administra, captadas pelas cƒmeras de monitoramento da AUTOBAN, tamb‚m fazem parte do v¡deo sobre seguran‡a que ser exibido.
“Contribuir para a mudan‡a de comportamento do condutor, atrav‚s de campanhas de conscientiza‡Æo importantes como esta vai ao encontro do empenho realizado pela Abraciclo, no papel de entidade que representa o setor dos ve¡culos duas rodas, e da importƒncia da pol¡tica de educa‡Æo no trƒnsito, destacadamente com referˆncia aos motociclistas”, afirmou Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da entidade.
Haver faixas educativas na regiÆo pr¢xima ao local de cada pit stop, convidando os motociclistas a participarem da campanha. Todos os motociclistas irÆo receber um folheto com dicas de condu‡Æo segura e haver tamb‚m distribui‡Æo di ria de brindes.
A expectativa dos organizadores ‚ de que entre 80 e 100 dos motociclistas que transitam pelas rodovias do sistema participem do “Pit Stop” a cada jornada. No final da campanha, que terminar em novembro deste ano, a proposta ‚ que mais de 3 mil motocicletas tenham sido atendidas nos “Pit Stop”.
“Participar de um evento como esse ‚ muito importante para os concession rios porque conseguimos nos aproximar dos motociclistas e orient -los sobre a importƒncia da manuten‡Æo preventiva das motocicletas para um trƒnsito mais seguro”, acrescentou Sergio Reze, Presidente da Fenabrave.
O pr¢ximo “Pit Stop” ser realizado no munic¡pio de Perus, no SOS AUTOBAN, na base de atendimento ao usu rio da concession ria, no km 25 da rodovia Anhanguera, sentido Capital – Interior, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto. Os outros ainda nÆo tˆm data e local definido, mas serÆo realizados nos meses de setembro a novembro deste ano.