Publicidade
Foto: Sr. Koichiro Onuma teve tradu‡Æo do Sr. Tani

Foto: Sr. Koichiro Onuma teve tradu‡Æo do Sr. Tani

Associa‡Æo objetiva auxiliar os ¢rgÆos p£blicos a otimizar e ampliar a coleta de informa‡äes relacionadas aos acidentes de motocicletas.

A intensa e crescente utiliza‡Æo da motocicleta como meio de transporte e de pequenas entregas nos grandes centros urbanos tem sido alvo constante de debates devido aos acidentes envolvendo os ve¡culos de duas rodas. A Abraciclo – Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – promoveu em SÆo Paulo, entre os dias 21 e 25 de agosto, palestras diversas com o engenheiro japonˆs Koichiro Onuma, Presidente da SubcomissÆo para An lise de Acidentes de Trƒnsito da JAMA – Japan Automobile Manufacturers Association, a associa‡Æo das ind£strias automobil¡stica e motocicl¡stica do JapÆo, na tentativa de estudar como fornecer elementos de aux¡lio …s autoridades de trƒnsito brasileiras na busca do aumento de seguran‡a para motociclistas.

Participaram do semin rio entidades e autarquias ligadas … administra‡Æo do trƒnsito como CET – Companhia de Engenharia de Tr fego, a Pol¡cia Cient¡fica do Estado de SÆo Paulo, ABRAMET – Associa‡Æo Brasileira de Medicina de Tr fego, CETRAN – Conselho Estadual de Trƒnsito do Paran  e o IMTRANS – Instituto Municipal de Trƒnsito de Manaus.
O especialista de trƒnsito apresentou aos participantes das palestras uma metodologia que possibilita o estabelecimento de crit‚rios para a padroniza‡Æo da coleta de dados nos locais dos acidentes.

Publicidade

A vinda do conferencista ao Brasil ‚ o in¡cio de um trabalho que a Abraciclo, dentro do contexto de sua fun‡Æo institucional, est  desenvolvendo junto aos ¢rgÆos p£blicos a fim de analisar com maior profundidade as reais causas dos acidentes envolvendo motocicletas. A partir dessas conclusäes, novas propostas de solu‡Æo para a diminui‡Æo do ¡ndice de acidentes estarÆo mais pr¢ximas e serÆo mais vi veis.
O engenheiro especializado se encontrou com t‚cnicos da  rea e mostrou-se surpreso com o elevado n¡vel de conhecimento sobre o assunto j  existente nos n£cleos de estudo das autoridades brasileiras.

“Investimentos nessa dire‡Æo serÆo sempre importantes, necess rios e bem vindos, pois significarÆo preciosos aux¡lios na luta contra as causas dos acidentes e seus reflexos na sociedade”, argumentou Paulo Shuiti Takeuchi, Presidente da Abraciclo.
A Abraciclo foi fundada em 1976 e completa 30 anos de atua‡Æo neste ano. Entre os principais associados da entidade estÆo Honda, Yamaha, Sundown, Kasinski, Harley-Davidson e Caloi.