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A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – apresenta ao mercado o levantamento atualizado sobre o segmento de motocicletas. Apesar do crescimento de 8% nas vendas no atacado em fevereiro de 2013, em comparação ao mês anterior, passando de 112.039 para 121.236 unidades, os números destacam queda nos índices de produção no período em relação a janeiro. A fabricação de motocicletas registrou recuo de 3%, totalizando 123.338 contra 127.209 unidades no mês anterior. No comparativo com fevereiro do ano passado, a produção apresentou queda de 19,4%, passando de 153.113 para 123.338 unidades, em 2013.  As vendas no atacado, também registraram redução de 18,6%, com 121.236 contra 149.029 unidades.

No acumulado de janeiro e fevereiro, foram produzidas 250.547 motocicletas, correspondendo a uma retração de 24,1% sobre os dois primeiros meses de 2012. As vendas aos concessionários apresentaram redução de 23,2% no total do período, caindo de 303.805 no ano passado para 233.275 unidades, neste ano.

As quedas da produção e da venda no atacado refletem o ritmo das vendas no varejo. Os emplacamentos de fevereiro também sofreram redução, quando comparados os anos de 2012 e 2013. No mês de fevereiro do ano passado, foram licenciadas 134.616 motocicletas ante 101.890 deste ano, o que representa um volume 24,3% menor. Com relação ao acumulado do ano, os licenciamentos retraíram 17,5%, passando de 276.835 unidades, em 2012, para 228.313 unidades, em 2013.

“O setor de motocicletas ainda precisa de incentivos, como novas linhas de financiamento, para que possamos voltar a crescer e atingir melhores resultados nas vendas para o consumidor e impulsionar a produção do setor. Os índices ainda permanecem abaixo dos atingidos em 2012”, analisa Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.

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As exportações de fevereiro totalizaram 8.521 motocicletas, o que representa uma queda de 2,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano a retração foi de 8,3%, totalizando 14.208 unidades em 2013.

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Representativa, a fabricação nacional de motocicletas – majoritariamente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM) – está entre as cinco maiores do mundo. Já no segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na terceira posição entre os principais produtores mundiais. No total, o Setor de Duas Rodas gera em suas indústrias cerca de 20 mil empregos diretos.

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