Publicidade

No per¡odo de janeiro a maio de 2004, o setor de duas rodas apresentou a comercializa‡Æo 421075 unidades; a somat¢ria dos n£meros do mercado interno e externo representam um crescimento de 6,8% em rela‡Æo ao mesmo per¡odo de 2003, quando foram vendidos 394.106 motociclos no total.

 o que revela o balan‡o da ABRACICLO- Associa‡Æo Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. Em maio foram comercializados 79.983 motociclos no mercado interno e destinadas 11.274 unidades para o mercado externo, respectivamente um crescimento de 1,5% e 77,2%, quando comparado aos cinco primeiros meses de 2003 (concomitantemente 69.009 e 6.248 unidades).

Na compara‡Æo do mˆs de maio em rela‡Æo a abril, o balan‡o nas vendas para o mercado interno apresentou uma pequena retra‡Æo de 2%, enquanto que nas exporta‡äes essa diminui‡Æo chegou a 24,4%.

Para Paulo Takeuchi, presidente da ABRACICLO, a retra‡Æo nas vendas j  era aguardada e explica; “desde o dia 13 de abril os auditores fiscais da Receita Federal na Zona Franca de Manaus estÆo em greve, em opera‡Æo padrÆo, o quˆ nÆo somente tem comprometido as exporta‡äes como tamb‚m os insumos importados para a produ‡Æo das motocicletas”. E continua, “no entanto, os resultados positivos alcan‡ados nos cinco primeiros meses fazem crescer as expectativas do setor para o segundo semestre, al‚m do que, a superintendˆncia da Zona Franca de Manaus tem procurado junto aos grevistas uma solu‡Æo para o fim da paralisa‡Æo”, concluiu Takeuchi.

Publicidade