Publicidade
Foto: ABS na moto BMW

Foto: ABS na moto BMW

O ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem – ‚ um dos temas do F¢rum de Debates “Novas Tecnologias em Seguran‡a Veicular e Inspe‡Æo T‚cnica”, que ser  realizado no pr¢ximo dia 09 de agosto, em SÆo Paulo-SP, pela AEA – Associa‡Æo Brasileira de Engenharia Automotiva.

O objetivo do F¢rum ‚ apresentar o cen rio atual da inspe‡Æo t‚cnica veicular no Brasil e as a‡äes em curso sobre a tecnologia de itens de seguran‡a, certifica‡Æo de produtos, homologa‡Æo de equipamentos e a regulamenta‡Æo de empresas de repara‡Æo de ve¡culos.

As palestras e pain‚is serÆo apresentados por estudiosos do tema, representantes de entidades p£blicas e da ind£stria, dentre eles Carlo Gibran, gerente de marketing da Unidade de Sistemas de Controle de Chassis da Robert Bosch Am‚rica Latina, que participar  do painel sobre o sistema ABS.

Publicidade

No Brasil, o uso de itens de seguran‡a veicular ativa, como o ABS, j  acontece desde a d‚cada de 90 em forma de pacote opcional para ve¡culos sa¡dos de f brica, mas poucos motoristas tˆm conhecimento do que sÆo e como funcionam. Nos paises desenvolvidos, estes itens tˆm sido utilizados como aliados de peso na luta pela redu‡Æo do n£mero de mortes causadas por acidentes de trƒnsito, sendo adotada em s‚rie na produ‡Æo de ve¡culos zero quil“metro.

O sistema ABS evita o travamento das rodas e permite ao motorista manter o controle do ve¡culo em situa‡äes cr¡ticas de frenagem, principalmente em pisos de baixa aderˆncia.

No pr¢ximo dia 29 de agosto, a Robert Bosch Am‚rica Latina inicia a produ‡Æo ABS no Brasil, a primeira vez que este sistema ser  produzido na Am‚rica do Sul. A linha de produ‡Æo, que est  instalada junto … Unidade de Sistemas de Chassis, na cidade de Campinas (SÆo Paulo), atender  … demanda das montadoras no Mercosul, substituindo a pr tica de importa‡Æo do produto. O Brasil produzir  a gera‡Æo 8 do ABS, a mesma adotada na Europa, Estados Unidos e JapÆo.

Servi‡o: F¢rum de Debates: Novas Tecnologias em Seguran‡a Veicular e Inspe‡Æo T‚cnica
Painel: “Tecnologia da seguran‡a em ve¡culos – freios ABS” Data: 09 de agosto, …s 15h30
Local: Centro de Conven‡äes Milenium
Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vl. Clementino – SÆo Paulo-SP

Publicidade