Publicidade

No próximo sábado (24/9), a ABTRANS – Academia Brasileira de Trânsito – vai inaugurar um novo espaço para cursos de pilotagem defensiva de moto. Numa área de 8.000 m² no estacionamento do Shopping D, na zona norte de São Paulo (SP), Geraldo “Tite” Simões e Ronaldo Guimarães movem sua academia para este novo espaço, celebrando a Semana Nacional do Trânsito, que começou dia 18/9 e termina no próximo domingo, 25/9. No dia da abertura, haverá aula teórica e prática no novo espaço a partir das 9:00 horas.

A ABTRANS surgiu em 2013 a partir das experiências dos dois profissionais. Ronaldo Guimarães, 50 anos, é fabricante de equipamentos para motociclistas e Geraldo Tite Simões, 57 anos, é jornalista especializado e instrutor de pilotagem. O uso diário da motocicleta permitiu a eles perceberem que não podiam mais ficar apenas olhando os erros cometidos no trânsito, principalmente pelos iniciantes e decidiram partir para a ação, criando a ABTRANS, uma empresa voltada para a qualidade de vida na mobilidade.

Sala de aula para até 30 alunos e frota de motos à disposição

Sala de aula para até 30 alunos e frota de motos à disposição

“Depois de observar as estatísticas e o comportamento dos novos motociclistas decidimos que era hora de dar à cidade um espaço para ensinar as boas práticas no trânsito”, afirma Tite Simões, que tem mais de 25 anos de experiência na formação de motociclistas. Segundo ele, “mais de 67% dos acidentes envolvendo motociclistas acontecem com quem tem menos de um ano de habilitação, o que comprova a necessidade de uma formação especializada”.

Publicidade

De acordo com Ronaldo Guimarães, “hoje muitos moradores de São Paulo estão adotando a moto como meio de transporte para reduzir até pela metade o tempo de deslocamento e isso traz novos motociclistas ao cenário urbano, que merecem de um treinamento mais eficaz”. Para o Shopping D essa ação vem ao encontro das preocupações com a segurança no trânsito. Por se tratar de uma ação social, a administração não só apóia a realização dos cursos como ainda contribuiu com a criação de um espaço coberto para montagem da sala de aula com 80 m², capaz de receber até 30 alunos por turma.

O instrutor, Geraldo "Tite" Simões

O instrutor, Geraldo “Tite” Simões

As aulas serão realizadas aos fins de semana (sábado ou domingo a partir das 9:00) para pessoa física e durante a semana para empresas. A carga horária varia de quatro a oito horas e podem se inscrever até mesmo pessoas não habilitadas. A ABTRANS dispõe de motos de 110 a 300cc para quem ainda não comprou.

Além das aulas, a ABTRANS realiza gratuitamente palestras sobre segurança no trânsito em empresas, motoclubes e universidades. O tema das palestras abordam todos os aspectos da mobilidade urbana, desde o pedestre, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Publicidade

Este trabalho cota com o apoio da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, bicicletas  e Similares – e já formou mais de 2.000 motociclistas. O Motonline apoia este tipo de iniciativa e recomenda que todo motociclista deve participar de alguma atividade desse tipo, mesmo que acredite que “já sabe tudo”. Lembre-se, sempre é tempo de aprender algo novo e reciclar seus conhecimentos.

Serviço – Inauguração novo espaço de cursos ABTRANS.
Local – Shopping D – Av. Cruzeiro do Sul, 1100, Canindé, São Paulo. Entrada pela Portaria 1.
Data – 24 de setembro, a partir de 9:00 hrs.
Informações – [email protected]
Tel – (11) 5681-4518/ 99458-7351/ 97451-0208Separador_seguranca