Publicidade
Foto: A‡äes sociais do Rally Internacional dos Sertäes beneficiam cerca de 120 mil pessoas por ano

Foto: A‡äes sociais do Rally Internacional dos Sertäes beneficiam cerca de 120 mil pessoas por ano

Ap¢s duas etapas de trabalhos em nove cidades, equipe de volunt rios prepara-se para a £ltima fase do projeto em 2007, marcada para novembro

O projeto de a‡Æo social do Rally Internacional dos Sertäes 2007 ainda nÆo terminou, mas os resultados j  sÆo motivo de comemora‡Æo. Ap¢s duas etapas de trabalhos realizados em nove cidades, os volunt rios do Instituto Brasil Solid rio (IBS), que coordenam as a‡äes, aliados a apoiadores locais, conseguiram realizar 10.908 atendimentos m‚dicos. Pela primeira vez, exames card¡acos completos foram efetuados com o objetivo de auxiliar o tratamento de hipertensos. A terceira e £ltima etapa do projeto est  marcada para novembro.

Criadas em 2002, as a‡äes sociais do maior rali das Am‚ricas passaram nesta temporada pelas cidades de Mina‡u (GO), Ponte Alta (TO), Mateiros (TO), SÆo Raimundo Nonato (PI), Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Canudos (BA), Len‡¢is (BA) e Salvador (BA). Foram 7 .500 quil“metros percorridos para levar atendimento m‚dico e a‡äes educacionais aos moradores, sendo que, a cada ano, cerca de 120 mil pessoas sÆo beneficiadas pelo projeto.

Publicidade

Destes 10.908 atendimentos m‚dicos realizados, 871 foram odontol¢gicos e 736 oftalmol¢gicos. Os exames card¡acos completos voltados … hipertensÆo atingiram 79 pacientes, sendo que outro refor‡o na  rea m‚dica foi a presen‡a de uma especialista em microcirurgias – com ela, foram realizados 52 procedimentos.

Os munic¡pios receberam ainda nas duas etapas mais de 50 mil livros e revistas. Com isto, novas bibliotecas puderam ser totalmente montadas. Em cada uma das cidades, a equipe de volunt rios capacita os profissionais da regiÆo para catalogar e administrar a biblioteca, que tem acesso livre nÆo apenas para estudantes como para demais moradores da comunidade.

“Este modelo de trabalho est  sendo aperfei‡oado a cada nova visita. Mobilizamos, em m‚dia, 25 volunt rios e mais 40 pessoas em cada cidade, que trabalham entre uma visita e outra, maximizando assim os resultados e potencializando a sua continuidade, que ‚ um de nossos principais objetivos”, comentou Luis Salvatore, coordenador dos projetos.

Cerca de oito mil alunos das escolas atendidas receberam tamb‚m kits escolares com cadernos, livros, revistas e material para escova‡Æo. Nas escolas, os volunt rios auxiliaram os alunos a plantarem mudas de  rvores nativas da regiÆo e arborizarem, assim, os p tios e o entorno escolar.

Publicidade

Ainda na  rea de meio ambiente, foram criadas nove hortas, doadas ferramentas para sua manuten‡Æo e ministradas palestras sobre como usar o excesso da colheita para gera‡Æo de renda. Dentro do princ¡pio dos 3R’s (redu‡Æo, reciclagem e reaproveitamento), foram realizados workshops de reciclagem e oficinas de pintura do material produzido.

Outra novidade do projeto em 2007 foi a Oficina de Comunica‡Æo, que, al‚m de mostrar como funciona a veicula‡Æo de not¡cias, auxiliou os estudantes a criarem um jornal para sua escola ou comunidade. At‚ o final da terceira etapa, as escolas colocarÆo o informativo em circula‡Æo.

Os estudantes assistiram a apresenta‡äes de um contador de hist¢ria e tamb‚m do teatro de marionetes. J  os professores puderam participar de oficinas de como contar hist¢rias e de manipula‡Æo de marionetes. O objetivo ‚ que, por meio do teatro, todos tenham mais uma ferramenta para propiciar o clima l£dico em suas aulas.

O trabalho de a‡Æo social do Rally dos Sertäes ‚ patrocinado por Dunas Race, Palmeirinha Rally – Funda‡Æo Ita£ Social, Opto Rally Team, Associa‡Æo CitiEsperan‡a, Van Moorsel Gr fica e Editora, Grupo Tecnol e Apramed. Al‚m disso, conta com o apoio em materiais de Casas Bahia, Gen‚ricos Teuto, Olsen, DMC Equipamentos, Colgate, Condor, Crist¢foli Bioseguran‡a, Funda‡Æo Educar DPaschoal, Faber-Castell, Roche Diagn¢stica, Art Fix, Editora Melhoramentos, Editora A bril, DCL Editora, Equipe 4×4 & Cia / Credeal, Equipe ASW Rally Team, Equipe Territ¢rio 4×4, Equipe R2H/Boechat, Editora Readerïs Digest Brasil, InstanColor, Hospital Pr¢-Card¡aco e Cine Comunit rio – Piloto Guilherme Alves; e com o apoio institucional de Bendita Hora Pizza Bar & Arte, Trilha Brasil Comunica‡Æo, Rex Racing, Webventure, Rede Record – Programa Ressoar e Editora HP Press.

Publicidade