Publicidade
Equipe de oftalmologistas fará trabalho social no Piocerá 2013

Equipe de oftalmologistas fará trabalho social no Piocerá 2013

Levar cidadania a pessoas praticamente deixadas ao esquecimento é motivo de orgulho para aqueles que buscam, através de iniciativas simples e de boa vontade, ajudar ao próximo. O Rally Piocerá – Cerapió desde sua primeira edição mantém ações sociais atrelado à competição. Para o Piocerá 2013, a organização voltará com o projeto social “De olho na Trilha”, ação que envolve uma equipe multidisciplinar, com a participação de médicos oftalmologistas prontos para atender pessoas com dificuldade de acesso aos centros médicos e por isso sofrem com algum tipo de problema relacionado à visão. O projeto é uma iniciativa da Óptica Jockey, situada em Teresina, Piauí, ponto de partida do rali.

No Rally Cerapió deste ano, a ação social ocorreu em duas etapas. A primeira, durante o rally, duas equipes com quatro médicos e auxiliares fizeram uma triagem e seleção das pessoas a serem atendidas nos dois dias da ação. Os povoados assistidos foram Serra dos Matões e Sucuruju, no município de Pedro II, Piauí. Para 2013, a organização decidirá quais as comunidades a serem atendidas.

O coordenador da ação informou que foram realizadas 130 refrações com a doação de 90 óculos, entre progressivos, bifocais e visão simples, com doação de armações do portfólio da ótica participante. Foram feitas 70 refrações pela equipe I, entre homens, mulheres e crianças. As refrações foram realizadas pelo Dr. Valério, de Teresina. Na Equipe II 60 refrações foram realizadas entre homens, mulheres e crianças, pelo Dr. Caio, de Teresina.

Publicidade

Posteriormente ao trabalho das equipes médicas na trilha do Cerapió, o trabalho continuou com a entrega dos óculos gratuitamente às pessoas. “Nós fizemos questão de ir às duas comunidades para fazer o ajuste dos óculos. Para o Rally Piocerá vamos novamente estar presentes levando de dois a quatro oftalmologistas. Os principais atendimentos que faremos serão o exame de fundo de olho, úlcera de córnea, que pode até levar à cegueira – e fazer toda a parte preventiva. Esse trabalho nos faz bem e o retorno de ver as pessoas sorrindo já compensa todo o esforço”, destacou Delfino Neto, proprietário da ótica.

Doação de alimentos

Estima-se a distribuição de 4 ton de alimentos para entidades assistenciais do Piauí

Estima-se a distribuição de 4 ton de alimentos para entidades assistenciais do Piauí

A organização do Rally Piocerá também fará doação de aproximadamente quatro toneladas de alimentos arrecadadas dos competidores entre os dias 20 e 21 de janeiro, durante as vistorias, em Teresina (PI). As cestas básicas serão doadas para duas comunidades filantrópicas. Uma é o Lar da Esperança, que hospeda e auxilia pessoas carentes portadoras do vírus HIV. A outra é a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos, situada em Campo Maior, ao Norte do Piauí, município rota do rally.

Publicidade

Coordenador do projeto: Jonas Oliveira Silva 86 9926-3659