Acessórios, tché, duas, pneus, dois pontos

Acessórios, tché, duas, pneus, dois pontos

Acessórios, tché, duas, pneus, dois pontos

Acessórios – Gosto muito de motos custons e estou procurando uma para comprar e tenho uma dúvida com relação à instalação de faróis auxiliares.: o sistema elétrico das custons (bateria e fiação) já vem dimensionado de fábrica para esse tipo de acessório? Essa dúvida me surgiu porque a virago 250 vem com uma bateria de 14Ah, enquanto que minha falcon vem com uma bateria de 6Ah e a hornet, que tem 4 velas pra alimentar, vem com uma bateria de 8,6Ah, logo, eu imagino que o sistema vem dimensionado para instalação de acessórios como faróis auxiliares. Abraços e obrigado. Danilo F.(27) Florianópolis,SC
– Ótima pergunta Danilo, pois muita gente acaba com a parte elétrica das motos (e carros) colocando acessórios demais. Se você gosta de equipar a moto custom com farois auxiliares uma boa idéia seria instalar um voltímetro. Assim o monitoramento das condições da bateria fica mais fácil. A medição acima de 12 volts indica boas condições do sistema de carga e da bateria, abaixo disso cuidado, indica o uso excessivo de corrente pelos acessórios ou algum componente defeituoso. Mas é verdade que a maioria das motos custom já vem com um alternador um pouco acima do necessário por conta dos acessórios geralmente incorporados, porém a amperagem/hora da bateria somente não indica essa possibilidade, por exemplo: a partida de uma four como a Hornet é mais leve para o motor de arranque do que uma twin de mesma cilindrara e isso permite uma bateria menor, independentemente da potência do alternador. Na verdade estão nessas duas características combinadas a indicação de um superdimensionamento do circuito para alimentar os acessórios. O melhor é ter o voltímetro para monitorar as condições do sistema elétrico. Se com todos os acessórios ligados a voltagem cair abaixo dos 12 volts a corrente é demasiada para o sistema como um todo e deve ser diminuido o consumo, sob pena de uma pane no circuito a curto prazo.

Tché!
tche!!! por um acaso alguem sabe de alguma melhora no farol da xlx 250r, por uqe o original é ruim de luz. se alguem tiver uma boa dica eu agradeço desde de ja. Luciano Preuss(33), São Pedro do Sul, RS
– Luciano, vc não disse o ano, mas presumo que sua moto seja meio antiguinha. O maior problema nas motinhas mais antigas é que a fiação fica cansada pela passagem da corrente por vários anos e a resistência do cobre dos fios, que já é meio alta quando novos aumenta muito. Para ficar como nova aconselho a instalação de dois reles do tipo universal 12v, alimentados por um fio (com fusível de 25 amperes) de 1,5mm2 diretamente da bateria. Troque o soquete original da lâmpada por um novo ligado da saída dos dois reles. O chaveamento deles deve ser feito pelos fios azul e branco originais do farol, de forma que o alto e baixo liguem de acordo com a chave seletora.
Para maior segurança peça a um bom eletricista que faça essa instalação.

duas
olá tenho duas perguntas para a seção carta aos leitores como não sei mandar perguntas por lá perguntarei por aqui mesmo. 1) é possível colocar óleo de motor de caminhão (20w-40) em uma moto? é prejudicial ao motor? tem um amigo meu (que é caminhoneiro) e coloca na sua moto (uma xl 250) o mesmo óleo usado nos caminhões, achei meio estranho por nunca ter visto aquilo. 2) é infração de trânsito a gente ouvir uma musiquinha pelo mp3 guiando uma moto? se é como o pessoal de BMW e afins fazem com aqueles recursos de CD que essas motos tem? eu pergunto isso porque se você está dirigundo um carro sem som e é pego ouvindo música num mp3 de mão você será punido, penso que com moto deve funcionar do mesmo jeito. espero que essa pergunta seja direcionada para a seção dos leitores e agradeço desde já a compreensão e parabenizar todos que mantém este site por ser um veículo de informação muito útil, claro e objetivo.fernando sandoval(25)andirá, paraná
– O óleo de caminhão é bom para caminhão, para motos não é aconselhavel. Porém o maior problema deve ocorrer com a embreagem, uma vez que nesse tipo de óleo falta o aditivo próprio para evitar que os discos patinem. Eles trabalham na maioria das motos em banho de óleo. Quanto às peças mecânicas normalmente não deve ocorrer desgaste prematuro, apenas em condições severas e em altas temperaturas esse óleo pode falhar na lubrificação dos anéis de pistão, comando de válvulas e balancins.

olá tenho duas perguntas para a seção carta aos leitores como não sei mandar perguntas por lá perguntarei por aqui mesmo. 1) é possível colocar óleo de motor de caminhão (20w-40) em uma moto? é prejudicial ao motor? tem um amigo meu (que é caminhoneiro) e coloca na sua moto (uma xl 250) o mesmo óleo usado nos caminhões, achei meio estranho por nunca ter visto aquilo. 2) é infração de trânsito a gente ouvir uma musiquinha pelo mp3 guiando uma moto? se é como o pessoal de BMW e afins fazem com aqueles recursos de CD que essas motos tem? eu pergunto isso porque se você está dirigundo um carro sem som e é pego ouvindo música num mp3 de mão você
será punido, penso que com moto deve funcionar do mesmo jeito. espero que essa pergunta seja direcionada para a seção dos leitores e agradeço desde já a compreensão e parabenizar todos que mantém este site por ser um veículo de informação muito útil, claro e objetivo.fernando sandoval(25)andirá, paraná
– Quanto a sua outra pergunta não é infração de trânsito ouvir música na moto, mas eu pessoalmente acho desaconselhavel uma vez que na moto toda atenção é pouca e devemos evitar qualquer tipo de distração.

Pneus
estou com algumas dúvidas sobre pneus.tenho uma fazer 250 e pretendo trocar o pneu traseiro original por um 140/70 ou 150/70 aro 17. além de um maior consumo de combustível, a velocidade final seria prejudicada?aguardo resposta. obrigado! rafael silva(23) São Paulo, SP
– Em algumas circunstancias a velocidade final seria maior por causa do perímetro maior do pneu. Fora isso só teria prejuízo. O perfil do pneu fica alterado prejudicando muito nas curvas trazendo muita instabilidade. Desaconselhamos para sua segurança.

Dois pontos: Posso usar escape esportivo na Lander sem poluir muito? Segundo: posso trocar o pneu dianteiro por um 90/90? Obrigado! José Giordano (42) Barbacena, MG
– Um escape esportivo na Lander não aumenta em muito a poluição. A moto bem conservada, sem queimar óleo não vai piorar tanto, a ponto de incomodar. Já quanto ao pneu pneu dianteiro 80/90-21 e traseiro 120/80-18 não é aconselhavel a mudança, pois compromete a geometria da moto. Isso é possível somente trocando a roda toda, com o aro compatível com o pneu, dianteiro e traseiro, mantendo a proporção ideal. Use um par de pneus fabricados para funcionar em conjunto, da mesma marca e
modelo montados nos aros da medida (largura tambem) em que foram projetados.

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Carlos Bittencourt é administrador de empresas e motociclista desde 1968, participou na década de 70 do grupo pioneiro do fora de estrada no Brasil, em parceria com Carlão Coachman, Julio Carone, Ronnie Hornet Kopenhagen, Emílio Camanzi entre outros, hoje tem junto com os irmãos Mario e Marcos Baptista de Castro uma empresa de prestação de serviços em motocicletas.