Publicidade

Muito mais que uma disputa off-road pelas trilhas do Brasil, o Rally dos Sertões realiza um trabalho de ação social, que atende as regiões por onde o evento passa. Em 2015, projeto S.A.S (Saúde e Alegria nos Sertões) continuará com as atividades iniciadas há dois anos e também embarcará no roteiro inédito da prova, que sairá de Goiânia (GO) com chegada em Foz do Iguaçu (PR). As ações acontecem de 2 a 8 de agosto e atenderá quatro cidades em diferentes estados: Aporé (GO), Itaguassu (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Ramilândia (PR). A expectativa é que cerca de 2.000 pessoas sejam beneficiadas com atendimentos médicos, palestras, entretenimento e informações de sustentabilidade.

Projeto social no Rally dos Sertões pretende atingir 2000 pessoas em 2015 - imagem de divulgação

Projeto social no Rally dos Sertões pretende atingir 2000 pessoas em 2015 – imagem de divulgação

Para realizar todo o trabalho, o S.A.S. conta com um caminhão container, com consultórios para atendimentos de até três modalidades, além de uma grande tela de cinema para exibição de filmes nas comunidades carentes. Em relação aos cuidados médicos, a programação tem palestras sobre a saúde da mulher e da criança; atendimento odontológico; triagem de hipertensão e diabetes; distribuição de solução de descontaminação de água e medicamento para tratar verminoses.

Quando o assunto é disseminar a alegria, o projeto oferece oficinas de mágica e arte circense, de arte e brinquedos; cinema itinerante, além de atividades recreativas como taco, peteca, slackline e cama elástica. O S.A.S. também levará à população informações sobre a sustentabilidade, com palestras de reuso da água, identificação de pontos estratégicos para a instalação de cisternas, oficinas para coleta de água da chuva, instalação de filtros d’água e dinâmica para conscientização sobre resíduos e reciclagem.

Publicidade

No ano passado, o projeto teve uma equipe com 16 pessoas, o dobro de 2013. “Nosso time é multidisciplinar e se forma a cada expedição. São organizadores, voluntários e apoiadores, muitos vindos de empresas patrocinadoras”, conta Adriana Mallet, médica e coordenadora do projeto.

Uma das novidades deste ano é a criação de vagas para universitários. “Nossa proposta é permitir que mais gente conheça nosso enorme país, que tem muitas oportunidades de atuação e lugares pouco explorados. Queremos que os voluntários vivam uma experiência única em uma nova maneira de fazer turismo, com muita aventura e troca com as comunidades visitadas”, completa Adriana que ressalta que o S.A.S. Brasil realizará até o fim deste ano seis expedições em diferentes estados, todas com espaço aberto para novos colaboradores embarcarem nessa jornada.

“Além de proporcionar um grande desafio off-road para os competidores, o Rally dos Sertões tem a missão de deixar ações que contribuem para o desenvolvimento das comunidades nessas regiões por onde passamos. É essa a nossa filosofia. A parceria com o S.A.S. Brasil é um grande sucesso e esperamos mais uma vez fazer um grande trabalho juntos”, destaca Sabrina Proença, responsável pelo departamento de competições da Dunas Race.

As contribuições financeiras para o S.A.S. Brasil podem ser feitas clicando aqui  (plataforma de financiamento coletivo). Para participar como voluntário, entre no site do programa.

Publicidade

Sobre o projeto: o projeto S.A.S Brasil – Saúde e Alegria nos Sertões – surgiu com a intenção de transformar uma expedição pelo sertão brasileiro em uma experiência inesquecível não só para os participantes, mas, principalmente, para a população das cidades por onde eles passam. A proposta é levar saúde e alegria para as populações das cidades do trajeto do rali, como um cinema itinerante, ações de entretenimento ligadas ao esporte, atendimento médico e montagem de cisternas para coleta de água.

Números do S.A.S. Brasil:

Pessoas impactadas:
2014 – Mais de 1.600
2013 – Mais de 1.500

Dinheiro arrecadado em plataforma de financiamento coletivo:
2014 – R$ 36.210,00
2013 – R$ 14.696,00

Publicidade

Equipe:
2014 – 16 pessoas
2013 – 8 pessoas

Apoiadores:
2014 – 16 empresas
2013 – 10 empresas

Separador_motos