Foto: Bitenca

Adaptando cabo – Bandit 600 – Relação longa –

Foto: Bitenca

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Gostaria de saber se tem algum modelo de cabo de embreagem para a CBR 900 RR 1993, não consigo encontrar o cabo para esse modelo. será que tem alguma moto que utiliza o mesmo ou que eu possa adaptar? Mauro, 35, Curitiba, PR

R: Difícil dizer, sem fazer uma comparação peça por peça. Com certeza existe e também você pode modificar um que se aproxime do original.
O importante é procurar o que tenha a mesma espessura, capa igual ou um pouco maior do que o seu e o comprimento do interno tenha também a mesma diferença ou um pouco mais que o seu original. Isto é, se você puxar o interno totalmente para um dos lados a quantidade de fio exposto deve ser a mesma, ou um pouco maior pois você vai poder diminuí-lo mas não aumentá-lo porque nas pontas do interno você não deve mexer. Pode ser necessário trocar algumas peças do original para o novo e isso pode ser feito por um mecânico
hábil em reconstruir cabos. Ele corta uma das pontas, troca as peças e no fim, ele vai refazer a solda em uma das pontas para terminar a montagem do conjunto que sirva na sua moto.
Boa sorte.


ola Bittenca, comprei uma bandit n 600 ano 2002e gostaria de tirar umas duvidas contigo, qual o oleo de motor ideal a ser usado
na moto: semi-sintetico ou sintetico?
ela veio com os seguintes pneus:120/70 ZR 17 na dianteira e 180/55 ZR 17 na trazeira, não são os recomendados no manual do proprietario, pergunto tem algum problema usa-los?
voce tem alguma dica ou conselho para me dar com relação ao uso dessa moto, porque eu nunca tive uma quatro cilindros? estou gostando muito da maquina, principalmente de sua economia e agilidade no transito e espero que tenha feito uma boa compra.
estou pensando em colocar um mini escapamento, ou seja um curtinho que fica quase todo do lado direito antes da pedaleira do garupa, que tal.
tem algum problema usar so gasolina podium?
na mais um abração. Paulo, 45, Londrina, PR

Foto: Relação correta - Bitenca

Foto: Relação correta - Bitenca

R: É verdade Paulo, esse pneu traseiro é da 1200, muito grande para a sua moto. O correto é o 160/60-ZR17 69W. Acho que você deve usar o original para melhores resultados.
Legal esse escape, remete às motos GP mas veja se na sua região não estão multando as motos com escapes esportivos. Temos recebido informações de ocorrências desse tipo, apesar de não haver fundamentação legal, estão aplicando multas por descaracterização de componente original.
A Pódium é uma ótima gasolina e use o semi-sintético, na classificação especificada para sua moto. abraços.


Olá Bitenca, estou querendo colocar um pinhão de 15 dentes na minha Twister pois uso bastante estrada e queria diminuir a rotação do motor para maior economia de combustível e diminuir o desgaste do motor! Você acha que vale a pena? A moto vai ficar com pouca força? Sei que vou ter que sacrificar um pouco das acelerações e retomadas, mas tenho receio da moto não subir ladeiras fortes na cidade, pois moro em Petrópolis-RJ e morros e montanhas é o que mais tem por aqui! Vlw…Marcelo, 27, Petrópolis, RJ.

R: Marcelo,
Acho que você pode experimentar. Realmente pode ser que você tenha alguma marcha desencaixando uma faixa de rpm importante nas subidas, forçando constantes mudanças de marchas. Exemplo: Você pega uma subida e a segunda desenvolve bastante, chegando a pedir terceira mas quando você troca a marcha a rotação cai e pede novamente segunda, num ciclo vicioso. A solução é deixar em segunda e não forçar aceleração dessa marcha para não judiar do
motor. Se isso acontecer com muita freqüência acho que você deve voltar ao pinhão original. Como não é muito caro vale o experimento.
Boa sorte.