Publicidade

Tenho uma Honda Bros 125 e s¢ uso gasolina aditivada nela, mais precisamente a SUPRA do Posto BR (j  que aqui nÆo temos a PODIUM – e se fosse poss¡vel tamb‚m gostaria de saber por que aqui nÆo a temos). Certa vez foi ao supermecardo vi um aditivo para combust¡vel para essa nova gera‡Æo de carros flex-power e pensei: se esse produto ‚ para carros que usam gasolina ou  lcool, ou a mistura de ambos seja l  qual for a propor‡Æo, porque nÆo usar na minha moto j  que a gasolina que usamos Brasil tem  lcool na sua composi‡Æo? EntÆo comprei, usei na propor‡Æo certa para a capacidade do tanque (50 ml do produto/12 l de gasolina), mas estou em d£vida se estou fazer a coisa certa…
Leonardo Joseph
Recife, PE
L‚o, quando as f bricas projetam os motores das motos nacionais j  levam em conta a m‚dia de qualidade da gasolina vendida em nossos postos. NÆo sei explicar qual motivo de a Petrobr s nÆo vender a Podium em Recife, certamente eles julgam que nÆo representa um mercado significativo. Mas pode esperar um pre‡o elevado, porque sempre me assusto com o pre‡o da gasolina comum na sua cidade e em v rias capitais do Norte/Nordeste. Quanto ao aditivo, . vocˆ nÆo especificou a marca.  preciso ver e informar a composi‡Æo qu¡mica para saber se vai, ou nÆo melhorar o funcionamento do motor. Geralmente os aditivos funcionam melhor em motos importadas com taxa de compressÆo elevada ou nas motos “tropicalizadas, pero no mucho”, vendidas por importadores independentes. Testei a Podium em motos grandes, como BMW R 1100 e em monocil¡ndricas, como a minha Suzuki DR 650 e o resultado foi excelente. A Podium evita a detona‡Æo (batida-de-pino) e o motor trabalha mais redondo. Em SÆo Paulo o litro da Podium ‚ vendido entre R$ 2,80 a R$ 3,00.

Ped gio
Gostaria que me informassem em quais estados do Brasil, a motocicleta ‚ isenta do pagamento do Ped gio.
Gilberto Marcos Brumer
Caraguatatuba – SP
Òta pergunta dif¡cil. Certamente o Rio de Janeiro ‚ um dos Estados que cobra ped gio de motos e isso j  provocou at‚ manifesta‡äes de motociclistas. Para saber os demais estados, sugiro consultar os sites dos DER (Departamento de Estradas e Rodagens) de cada estado. Basta substituir a sigla do estado. P. ex. Der SÆo Paulo ‚ www.der.sp.gov.br; o DER do Rio de Janeiro ‚ www.der.rj.gov.br e assim por diante.

Manual da CB 450
Gostaria de saber qual a maneira para obter o manual do propriet rio e de manuten‡Æo da Moto Honda CB 450 DX ano de fabrica‡Æo 1990.
Marcos Gon‡alves
SÆo Paulo – SP
[email protected]
Como j  escrevemos centenas de vezes, o Manual do Propriet rio ‚ um componente original da moto (como manetes, guidÆo, etc) e, como tal, deve ser vendido na rede de Concession rios. Como sua moto ‚ 1990 pode ser necess rio encomendar. J  o Manual de Servi‡o, ‚ de uso exclusivo dos concession rios e nÆo ‚ vendido a p£blico. Mas vamos publicar seu endere‡o para o caso de algu‚m possuir estes manuais e quiser vendˆ-los, do -los ou troc -los.