Publicidade

Ve¡culos em estado de conserva‡Æo prec ria representam problemas … seguran‡a e ao meio ambiente. A AEA (Associa‡Æo Brasileira de Engenharia Automotiva) espera contribuir para a regulamenta‡Æo da Inspe‡Æo T‚cnica Veicular.

Atualmente, a falta de uma vistoria peri¢dica e detalhada nos ve¡culos implica em uma s‚rie de problemas nas condi‡äes do trƒnsito. Al‚m disso, as divergˆncias entre os ¢rgÆos p£blicos e a omissÆo para a defini‡Æo de regras e leis impedem a regulamenta‡Æo da Inspe‡Æo T‚cnica Veicular (ITV) nos ve¡culos que trafegam em vias e estradas brasileiras. Desta maneira, a AEA (Associa‡Æo Brasileira de Engenharia Automotiva), por meio de sua comissÆo de Seguran‡a Veicular, participa da elabora‡Æo de requisitos e normas na legisla‡Æo vigente para a implanta‡Æo da Inspe‡Æo T‚cnica Veicular.

Segundo a comissÆo, mesmo com a legisla‡Æo t‚cnica b sica definida, faz-se necess ria a participa‡Æo das organiza‡äes p£blicas, federais, estaduais e municipais, assumindo responsabilidades hier rquicas para a defini‡Æo da Inspe‡Æo T‚cnica Veicular. A AEA, como ¢rgÆo que possui condi‡äes t‚cnicas para agregar todos os interesses, colabora na prepara‡Æo de regras pertinentes e na normaliza‡Æo dos requisitos para a implementa‡Æo da ITV.

A Inspe‡Æo T‚cnica Veicular contribui com a verifica‡Æo das condi‡äes dos ve¡culos em circula‡Æo, atendendo os requisitos de seguran‡a no trƒnsito e preserva‡Æo do meio ambiente.

Publicidade

Al‚m de impactos negativos ao meio ambiente devido … emissÆo de ru¡dos e de gases poluentes, a circula‡Æo de ve¡culos em m  conserva‡Æo tamb‚m representa um risco de acidentes eminentes. A importƒncia desta inspe‡Æo assegura a integridade funcional de todo os sistemas de controle e gerenciamento dos motores. Esses processos podem perder sua efic cia se nÆo adotada a inspe‡Æo peri¢dica.

Implantada na maioria dos pa¡ses europeus, na µsia e na Am‚rica Latina, a Inspe‡Æo Veicular ainda nÆo foi consolidada no Brasil, o que pode vir a implicar em alguns conflitos de regulamenta‡Æo. Caso o Brasil retarde a implanta‡Æo da ITV, outros pa¡ses que j  possuem as normas definidas podem recusar a circula‡Æo de ve¡culos brasileiros em suas vias.

A AEA ap¢ia a implanta‡Æo imediata do programa de ITV, inclusive considerando a medi‡Æo das emissäes poluentes do ve¡culo, como definido no artigo 104 do CTB – C¢digo de Trƒnsito Brasileiro e nÆo apenas a inspe‡Æo de seguran‡a.

A AEA, fundada em 1984, ‚ uma entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover discussäes t‚cnicas ligadas ao setor automotivo, energ‚tico e de transporte em geral. Entre os membros associados estÆo:montadoras de ve¡culos, fabricantes de motores e autope‡as, produtores e distribuidores de combust¡veis, representantes da  rea acadˆmica, institutos de pesquisa p£blicos e privados e ¢rgÆos governamentais. Os trabalhos e avalia‡äes realizadas na AEA se desenvolvem por meio de comissäes t‚cnicas. A AEA atua junto … sociedade como um todo, consolidando sua condi‡Æo de entidade tecnicamente isenta e independente.

Publicidade